Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

10 pontos p melhor resposta?

EM QUE ASPECTOS LÉVI-STRAUSS SE DISTINGUE DE DURKHEIM?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. A tarefa a que se propôs Durkheim foi

    “em lugar de tratar a Sociologia in genere, nós nos fechamos metodicamente numa ordem de fatos nitidamente delimitados salvo as excursões necessárias nos domínios limítrofes daquele que exploramos, ocupamo-nos apenas das regras jurídicas e morais, estudadas seja no seu devir e sua gênese [cf. Division du travail] por meio da História e da Etnografia comparadas, seja no seu funcionamento por meio da Estatística [cf. Le suicide]. Nesse mesmo círculo circunscrito nos apegamos aos problemas mais e mais restritos. Em uma palavra, esforçamo-nos em abrir, no que se refere à Sociologia na França, aquilo que Comte havia chamado a era da especialidade”(DURKHEIM, 1970: p. 126).

    Já Lévi-Strauss estudou o homem primitivo, atribuindo as interações sociais às interações linguísticas, ajudando a civilização moderna a compreender seu passado e projetar um futuro.

    Um (Durkheim) pensava no micro, outro (Lévi-Strauss) pensava no macro.

  2. &/- Lévi-Straus em suas pesquisas, iniciadas a partir de premissas lingüísticas, deram à ciência contemporânea a teoria de como a mente humana trabalha. O indivíduo passa do estado natural ao cultural enquanto usa a linguagem, aprende a cozinhar, produz objetos etc. Nessa passagem, o homem obedece a leis que ele não criou: elas pertencem a um mecanismo do cérebro. Escreveu que a língua é uma razão que tem suas razões e estas são desconhecidas pelo ser humano.Lévi-Strauss não vê o ser humano como um habitante privilegiado do universo, mas como uma espécie passageira que deixará apenas alguns traços de sua existência quando estiver extinta. Lévi-Strauss é o introdutor do método estruturalista em Antropologia. Ele busca basicamente descobrir as relações mais profundas entre os elementos da cultura, ou seja, desvendar as estruturas que sustentam os valores e costumes e que explicam as semelhanças e diferentes entre as culturas.Segundo Lévi-Strauss, o mito de define como uma tentativa de explicação e compreensão da realidade natural e social por meio de um esquema, verdadeiro sistema de oposições e correlações binárias que, no pensamento selvagem, se expressa por meio de uma montagem de imagens registradas em uma narrativa. O mito é, portanto, uma manifestação de toda uma filosofia e concepção de mundo, “superestruturas” e ideologias, que é, por sua vez, reflexo de condições técnico-econômicas da vida coletiva, “infra-estrutura”. As imagens narradas pelo mito são montadas com fragmentos de imagens e narrativas, motivo pelo qual Lévi-Strauss compara o mito ao bricolage. Este sistema coerente que se expressa de maneira tão confusa tem por função oferecer ao pensamento um sentido para o mundo. Se por um lado se distingue da arte e da ciência, o mito também se aproxima delas por seu caráter sistemático e lógico.

    David Émile Durkheim em seus estudos concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos: Instituição Social e Anomia. Durkheim deixa bem claro em sua obra o quanto acredita que essas instituições são valorosas e parte em sua defesa, o que o deixou com uma certa reputação de conservador, que durante muitos anos causou antipatia a sua obra. Mas Durkheim não pode ser meramente tachado de conservador, sua defesa das instituições se baseia num ponto fundamental, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado.Para Durkeim, o objeto da Sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados como “coisas”.

    O sistema sociológia de Durkheim baseia-se em quatro princípios fundamentais:

    A sociologia é uma ciência independente das demais Ciências Sociais e da Filosofia.
    A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos, considerados como “coisa”.
    A causa de cada fato social deve ser preocupada entre os fenômenos sociais que o antecedem. Para explicar um fenômeno social, deve-se procurar sua casa.
    Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade específica. Segundo Durkeim, o homem é um animal que só se humaniza pela socialização.

Perguntas Relacionadas