Você sabe porque, o que e qual ela usa/faz/posição?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Oi
Esse jogador é o líbero. Usa camisa de cor diferente para ser identificado. Pode entrar a qualquer momento do jogo e é utilizado para defesa. Normalmente é um jogador mais baixo e ágil que os demais. Não pode cortar (atacar).
Conforme a Wikipedia:
O líbero é uma das posições do voleibol. É, em ordem cronológica, a última posição introduzida pela FIVB em 1997. O termo é invariável em todos os outros idiomas.
O líbero tem a característica de jogar somente no fundo de quadra (posições 1, 6 e 5) no lugar de um dos jogadores de fundo e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros fundamentos. Portanto:
não pode sacar;
não pode concluir uma ação de ataque (de nenhuma parte da quadra) se a bola estiver acima do bordo superior da rede (ou de seu prolongamento horizontal);
se o líbero efetuar um levantamento invadindo a zona de ataque (à frente da linha dos três metros) um outro jogador não pode concluir uma ação de ataque golpeando a bola completamente acima do bordo superior da rede (esta imitação deriva da exigência de excluir o líbero do uso muito frequente do levantamento, que se efetua na zona de ataque como penúltimo toque da equipe).
As substituições do líbero são limitadas e devem ser efetuadas antes do apito para o serviço, sem solicitar autorização ao árbitro. A permanência do jogador líbero está sujeita à rotação do titular de quem ele toma o seu lugar, tendo que, necessariamente, colocá-lo quando ele volta à primeira linha (posição 4). Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; o líbero volta no rali seguinte, novamente no lugar do central do fundo.
Quando o levantador se encontra defendendo uma bola de um oponente ou estiver em apuros porque está longe ou no chão, geralmente intervém livre para driblar (atrás da linha de 3 metros, ou fora da zona de ataque) para que tenha ainda quatro jogadores disponíveis para o ataque.
Alguns líberos famosos são: Sérgio Dutra Santos (Brasil), David Marra, Damiano Pippi, Mirko Corsano e Loris Mania (Itália), Hubert Henno (França) e Pablo Meana (Argentina). No feminino temos: Arlene Xavier e Fabiana Oliveira (Brasil) e Paola Cardullo e Paola Croce (Itália).
Chama-se libero (mesmo no jogo feminino). Atua somente ne defesa, isto é atrás da linha de ataque ( 3 metros da rede). Nas posições 1, 5 e 6. Geralmente é a melhor defensora da equipe.
Como o líbero não pode ir para frente, próximo a rede, troca com um dos meios. No jogo tem dois meios, e um deles sempre entrará no lugar do líbero quando este estiver na posição 5, pois o mesmo não poderá ir para a posição 4, devido ao rodízio. Lembre que o rodízio é horário, e as posições são anti-horárias.
LIBERO