Que a saúde precisa de mais recursos, ninguém discute.
A questão agora é saber quem paga a conta.
Veja que no Congresso Nacional há dois projetos que tratam da Emenda 29, uma alteração na Constituição que garantiria mais dinheiro para hospitais da rede pública do país. Entre as propostas, há aquela que defende a volta da CPMF, com um novo nome: Contribuição Social para a Saúde-CSS. A Emenda 29 prevê que a União deverá investir na saúde 10% da arrecadação de impostos, o que segundo cálculos dos parlamentares, pode significar R$20 bilhões a mais para a área. Os Estados colaborariam com 12% e os municípios com 15%.
O governo federal se opõe ao projeto, se não for aprovada em conjunto a CSS.
Agora, quanto mais o govermo arrecada impostos para a saude: pior fica!
Antes de qualquer reforma, deve-se combater a corrupção exercida por máfias da saúde que sugam as verbas.em nivel estadual e municipal. De médicos e funcionários que furtam remédios e equipamentos, que assinam ou batem o ponto sem ir trabalhar. De hospitais particulares que cobram internação e tratamento de pessoas que já morreram, ou estendem a internação por dias, mesmo já tendo dado alta aos pacientes. Tambem cobram por remédios que não usaram. Existe mil maneiras de fraudar o SUS e o Ministério da Saúde não fiscaliza porque atende a pedidos de governadores e prefeitos para não fazer, mas eles não dão fim à brincadeira de furtar o dinheiro dos impostos. Por outro lado, os TCUs são formados por membros indicados pelos governadores ou prefeito, logo, devem favores e não investigam ou empuram com a barriga. Dá para escrever um livro.
Eu sei ,mas só digo se me elegerem presidente do Brasil….
A saída é os governantes pararem de roubar, e usar o dinheiro publico para outros fins, que não sejam os deles próprios, tipo, o aumento de salário do Cassab, é um absurdo, e o povo o que faz?? nada, aceita, e assim eles vão desviando da saúde, educação, segurança , moradia, tudo para as contas bancarias particular deles!!! bjks!!!!
Os políticos roubarem menos, que sobra dinheiro para tudo.
RSRSRS Se criar outro imposto com a desculpa que é para a saúde todos nós sabemos seu real destino.
Talvez se o Brasil tivesse coragem de enfrentar suas “máfias”, como a da saúde, fosse mais fácil ajudar a saúde pública. Mas sabemos que é só mais um sonho dos “caras pintadas” – de palhaços!