Qual o motivo principal?
Caramba! Muito obrigada a todos pelas respostas e desculpem a minha ignorância no assunto. Eu achava que o Kadhafi estava “iniciando” a guerra por não querer sair do poder, mas não sabia que a ONU havia permitido isso tudo.
Então o chamado “área de exclusão aérea” na Líbia, seria a região libanesa que está sendo bombardeada? E eu não consigo entender como a ONU pode permitir isso, essa guerra toda, se ela é uma organização que foi criada justamente para evitar conflitos. E o Brasil? Tem alguma relação com isso tudo (envolvendo o Conselho de Segurança da ONU e etc)?
Já agradeço muito a ajuda de vocês pra entender melhor sobre o assunto.
Quanta desinformação !
Não foi Kadafi quem iniciou a guerra minha querida. Foram os chamados “aliados” (OTAN) com permissão da ONU que estão bombardeando a Líbia. Ela estava quieta sem incomodar o mundo. Cada País não tem que resolver os seus problemas? então, eles estavam resolvendo o deles e aí o tal de Obama, inventou de “querer defender” os inocentes jogando mais e mais bombas em cima deles, depois, passou a bola para Sarkozi comandar a ação uma vez que ele estava necessitando de prestígio no seu país onde sua moral estava caindo. Como ele necessitava de “porcentagens” eleitoreiras para ser reeleito na futura eleição, inventou esta de defender o povo Líbio. Mas eu pergunto, como defender, jogando bombas e matando o seu povo? ISTO É ASSASSINATO PURO !
Simples, começaram a acontecer várias revoluções por Liberdade de expressão no Oriente Médio e Norte da Africa, Protestos contra ditadores e tal…isso chegou até Líbia, que é comandada por Kadafhi um grande ditador…só que ele (Kadafhi) não quer largar o poder, então os EUA (França e Reino Unido…) como grandes nações neste mundo, tem que dar o exemplo de democracia estão bombardeando areas militares e militares pró Kadafhi com o apoio de Rebeldes Líbios que querem a Liberdade para seu povo (só que o objetivo dos Rebeldes é a Liberdade do povo, o dos EUA é ter um posto de gasolina a +)…
Mariazinha… vai ver que o pessoal cansou dele estar no poder desde 1969… hehehehe
Brincadeiras à parte, a Líbia foi apanhada no meio das revoltas muçulmanas que estão acontecendo principalmente no norte da África.
Houve um “ataque revolucionário contra Kadhafi e este reprimiu o mesmo. Nisso a delegação da Líbia na ONU acusou Kadafi de genocídio e fez um apelo por sua renúncia. Daí a coisa começou a ganhar corpo e está nessa que está.
Mas existem sim muitos detalhes e interesses por trás de tudo o que os órgãos e outros países estão fazendo.
Os mesmos países que bombardeiam a Líbia foram aliados de Kadhafi no passado. O interesse maior é sim o petróleo e muita gente não tem tanto interesse assim que Kadhafi saia, pois apesar dos pesares, ele é o que chamariam de “ditador moderado”, ou seja, ele segue bem a política ocidental, enquanto que alguns rebeldes são de grupos muçulmanos mais fundamentalistas, que tomando o poder na Líbia (e em outros países no norte da África) poderiam fortalecer os Aiatolas e o regime fundamentalista islâmico que é declaradamente anti-americano e anti-ocidental.
Espero ter ajudado
Ah… só não dê muita bola pra teorias de conspiração, pois daqui a pouco vai ter algum louco falando que é golpe arquitetado pelos iluminatis… hehehe
Só para completar, essa onda de “protestos pró-democracia” em países islâmicos não teve nada de espontânea — foi tudo maquinado por agitadores pró-globalização com meses e até anos de antecedência.
O Kadhafi é um bos.ta e tem mesmo que ser retirado do poder, mais isso é um assunto dos libaneses, aí os maiores terroristas do mundo, os EUA, resolveram aproveitar a situação para invadir para futuramente instalar naquele oaís mais algumas lojas do mc donalds e fábricas da coca-cola fazendo de lá mais uma colônia. A ONU deveria ser contra mais como já ficou provado que ela é uma piada e suas opiniões só são válidas se tiver a benção dos genocídas estadunidenses resolveram “aprovar”.
Quem manda na ONU, OTAN e bla bla são os USA e Inglaterra, o resto do mundo só ajuda pagar as contas, e como os países do Oriente Médio está mais perto da Rússia e da China, a OTAN achou melhor impor ajuda, promover a liberdade e implantar uma Democracia (USA) e a China e Rússia perde força…
Claro, lógico e evidente que nada disso foi planejado, vc acredita nisso né?