Ou as críticas e repúdio só valem quando acontece uma tragédia em decorrência da primeira (bullying)?
– A mídia vai atrás desses ex-alunos q molestaram ele?
– A sociedade vai linchar essas pessoas?
– Vão fazer reportagem especial sobre o bullying q ele sofreu apontando e divulgando quem foram os responsáveis?
E por ai vai…perguntas q não querem calar.
.
Nico
Se bobear a Ladra de Bancos será reeleita em cima dessa tragédia.
Conhecendo a nossa polícia do jeito que conheço… Nada virá a tona.
O desfecho final é que os mortos serão os culpados e viva o carnaval.
.
Boa colocação Nico. Por trás dessa atitude condenável e desumana que teve este cidadão ao matar crianças inocentes, existe a questão de quais traumas ele veio a sofrer épocas atrás que o motivou a fazer o que fez. Essas questões deveriam ser levadas em consideração…. Devemos cortar o mau pela raizz…
Como vc citou, as pessoas que menosprezaram este rapaz deveriam estar se sentindo como um dos responsáveis pela chacina afinal essas pessoas tiveram um grau de culpa muito alto que fez desse rapaz um cidadão revoltado a ponto de cometer essa barbarie…
Sei que o que ele fez naum é correrto claro… mas não o condeno afinal toda ação tem sua reação… ele reagiu depois de sofrer por alguma tempo um forte trauma que a própria sociedade que estava em contato com ele provocou….
Então você está achando que porque ele sofreu bullying ele passou a ter o direito de matar 12 crianças?!!!…..
Esse tal de bullying tem que ser condenado mas não dá licença para matar……
No dia em que o brasileiro começar a resolver seus próprios problemas e deixar de lado os modismos, como esse tal de “bullying”, as coisas podem melhorar. Qual de nós nunca teve um apelido na infância ou adolescência? Qual de nós nunca foi deixado de lado numa brincadeira e recebeu comentários depreciativos de outras crianças? E quantos de nós saiu por aí dando tiro, facada, murrão e coisas assim? Se cuidássemos mais dos nossos, educando, estabelecendo limites, noções de respeito, e, principalmente, acolhendo os diferentes, com certeza seriam bem menores as ocorrências de tragédias como esta do Rio de Janeiro.
Todos sabemos que não foi bulling. Esta na carta que foi um atentado terrorista islamico, a carta inteira tem de aparecer. Esta escondida por que o governo do Rio teria de pagar indenização as vitimas. Isso seria milhões.
Devemos repudiar qualquer tipo de exploração sensacionalista desse triste episódio. Observe como tantos se têm aproveitado dele para pronta e rasteiramente dissimular ódios preconceituosos. Mas não deixo de pensar que eu não queria estar na pele dos colegas que praticaram bullying contra Wellington Menezes, nem na dos professores que foram coniventes com os episódios pois se forem pessoas normais suas próprias consciências julgar-lhes-ão na mais perfeita medida.
Concordo que devemos lamentar porque não vai ter como evitar que alguns deles sejam apontados e devemos ter o compromisso de exercitar indulgência no nosso julgamento, mas não há também porque se deva excluir totamente o bullying do elenco de lastimáveis fatores que concorreram para tão pavoroso evento.
Todas as pessoas que fazem bullying contra alguém, deve cair na real e perceber o quanto sofrimento ela esta sendo responsável. A pergunta que não quer calar, teria este monstro feito o que fez se não tivesse sofrido o bullying? Acredito que este cidadão seja uma pessoa com equilibrio abaixo do normal, e o bullying pode sim ter desencadeado este ódio a vida dos outros e a dele mesmo. Talves se ele fosse uma pessoa com equilibrio normal, teria apenas cometido suicidio. Só quem ja sofreu bullying sistematicamente, durante anos pode dizer o quanto isto é terrivel, deprimente, devastador para a auto-estima. Quem superou isto, eu considero ser uma pessoa com equilibrio acima do normal.
Eu repito somente quem já sofreu bullying sabe o quanto isso causa sofrimento. Basta ter o peso um pouco acima da media, ou ter a altura um pouco abaixo, ou ser timido, ou introvertido, ou “estranho” . Enfim sofrer o escárnio, e as humilhações de um ou mais colegas de aula ou trabalho todos os dias, para que a vida de uma pessoa seja repleta de medo, insegurança, sofrimento, baixa estima, depressão, etc… Sofri bullying, na escola e sei o que isso significa, foram os piores momentos de todo os meus 38 anos. Hoje sou empresário, casado, respeitado e feliz. Mas somente depois de muitos anos se sentindo o pior ser humano da terra.
Bullying, significa falta de respeito. bullying significa falta de educação. bullying significa covardia. Hoje estou muito atento ao que se passa no dia a dia do meu filho na escola, pois não quero que ele passe pelo que passei.
Se ele praticar bullying a um colega, será punido rigorosamente por mim. Mas se alguém o fizer sofrer bullying tomarei toda e qualquer medida para que isso não ocorra mais com ele.
Você que é pai, fique de olho no seu filho, não deixe que ele humilhe, maltrate ou desrrespeite algum colega na escola, ensine-o a respeitar quem é diferente, quem é mais fraco. E também fique de olho, para ver se alguém o humilha ou o ridiculariza. Pois seu filho pode sofrer disso e não falar nada, eu nunca tive coragem de falar isso para os meus pais, falar que era humilhado todos os dias, e que odiava a escola por isso.
Wellington Menezes de Oliveira estudava bastante as doutrinas das Testemunhas de Jeová e do islamismo, segundo o Jornal Fantástico.
Ele sofreu BUILLYNG E DISCRIMINAÇÃO QUASE A VIDA TODA, NÃO VIU NO JORNAL?
Eu tbm sei o que é isso, pois passei pelo mesmo na infância, além de sofrer criado por um padrasto sem carinho e amor. É a pior coisa que existe, e só buscando forças em Deus p/ superar…
Se ele fez tudo aquilo, é porque NÃO TINHA DEUS NO CORAÇÃO.
Vi no jornal da Record que já tinham enfiado a cabeça dele dentro de uma privada na escola e davam descarga, riam das roupas dele, humilhavam-no, etc. Além de tudo, era filho adotado.
Só Deus e ele sabe o que ele passou ou estava passando neste tempo tido tempo de viida..
Se éh que tinha problemas mentais.. sofreu algum tipo de bullying…ou estava com depressão
MAs nada infelizmente não justifica o fato.. De sair matando crianças, adolescentes inocentes ..
Mas Quem Somos nós pra julgaR ele..
NÃO JUSTIFICA, mas serve para reflexão e para ver a gravidade que o buillyng pode levar uma pessoa… Pois o mesmo acontece com os animais… Acue um deles na parede pra vc ver as ações extremas que eles tomarão…
_____________
NADA JUSTIFICA o que ele fez, mas os meios levaram a esse fim. Pois até um Sábio age com loucura quando pressionado.
DEVEMOS APRENDER E ENSINAR A NOSSOS FILHOS A TRATAR A TODOS COM HUMANIDADE, CARINHO E DO JEITO QUE MERECE UM SER HUMANO – POIS SE ISSO TIVESSE OCORRIDO, TALVEZ O MESMO NUNCA TERIA OCORRIDO… E SE O FAZERMOS,~TALVEZ EVITEMOS DE FABRICAR “FUTUROS WELLINGTONS”…
Ps: TEM UM CARINHA AQUI NO YAHOO!BRASIL QUE DIZ TER SIDO AMIGO DE CLASSE DO WELINGTON. Não sei se é verdade, mas ele conta um pouco de como era a vida escolar do mesmo:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110407174112AA0rGT5
ELE PARECE ESTAR DIZENDO A VERDADE, POIS NESTA RESPOSTA http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AiiyZ4JHOkkLdnarQc.TWdbI6gt.;_ylv=3?qid=20110408082420AAj99wl ELE CHEGA A FALAR:
“eu estudei com o wellington, e presenciei muitos momentos de gozações. Ele era estranho mesmo, mas os caras apelavam. Nao lembro da lixeira, mas lembro que viviam chutando o material dele, a mochila. Chamavam ele de um monte de apelido, ele ficava nervoso, mas não tinha físico pra intimidar ninguém.
se quiser me conhecer é só falar, eu tenho como provar.
Sim, eu já enviei informações para alguns jornais, imprensa etc. São muitos casos, não só pessoas da classe, mas de toda a escola zoavam ele. Ja passei pra globo.com etc”…