No contexto da pesquisa acadêmica, a fase inicial de construção do projeto é crucial para garantir que o problema de pesquisa seja bem definido. Nesse sentido, Snchez Bamboa (2011) oferece orientações sobre a identificação e caracterização de um problema de pesquisa de qualidade. Diante disso, o questionamento surge em relação aos procedimentos específicos que podem orientar esse processo. Como pesquisador, é fundamental compreender as etapas iniciais para formular um problema de pesquisa relevante e significativo.
Conforme as diretrizes de Snchez Bamboa (2011), na fase inicial de construção do projeto, a identificação e a caracterização de um bom problema de pesquisa podem ser pautadas pelo levantamento de questões relevantes no contexto estudado. Isso envolve a análise crítica da literatura existente, a identificação de lacunas no conhecimento e a avaliação da relevância e originalidade do problema proposto. Essa abordagem proporciona uma base sólida para a formulação de uma pergunta de pesquisa que contribua efetivamente para o avanço do conhecimento na área específica.
Snchez Bamboa (2011) destaca que, durante a fase de construção do projeto, a identificação e caracterização de um bom problema de pesquisa podem ser norteadas pelo estudo aprofundado da literatura pertinente. Isso implica examinar criticamente as pesquisas anteriores, identificar lacunas no conhecimento existente e avaliar a relevância do problema proposto. Ao adotar esse procedimento, o pesquisador está mais propenso a formular uma pergunta de pesquisa que seja significativa e que contribua para o avanço do campo de estudo.
Na fase inicial de construção do projeto, conforme apontado por Snchez Bamboa (2011), a identificação e caracterização de um bom problema de pesquisa podem ser conduzidas por meio da revisão criteriosa da literatura disponível. Isso envolve analisar de forma minuciosa as pesquisas anteriores, identificar lacunas no conhecimento e avaliar a importância do problema proposto. Dessa maneira, o pesquisador pode formular uma pergunta de pesquisa que seja substancial e que contribua para o desenvolvimento do campo.