Procurei e não encontrei do porque as aeronaves voam (nas aerovias) em mão inglesa.
Se Santos Dumont e os Irmãos Wright são considerados os pioneiros da aviação, a lógica seria que as aerovias deveriam ser conforme os países de origem dêles, ou seja, voar sempre pela direita!
e msm sera pq?
Sinceramente nunca havia pensado nisso…
fui
.E VIVA A GRANDE E GLORIOSA PAN AIR DO BRASIL
.
.VILIPENDIADA, RIDICULAMENTE FECHADA, DA NOITE PRO DIA, SEM MESMO ESTAR
.
.DEVENDO UM CENTAVO PRA NINGUÉM, NÃO TINHA UM TÍTULO SEQUER PROTESTADO
.
.FOI FECHADA E NO DIA SEGUINTE A MERRRD DA VARIG JÁ OPERAVA SUAS LINHAS.
.
.ESSE É O BRASIL.
.
.QUANTO A SUA PERGUNTA…. É PRA EVITAR ACIDENTES, AO MENOS CHEGARAM
.
.A CONCLUSÃO QUE AGINDO ASSIM O RISCO SERIA MENOR.
..MAS…………….
Juro q tentei entender a pergunta… Seria sobre ultrapassagens ou direito de passagem? Se for, até onde sei, as aeronaves nas aerovias que voam em direções opostas, são separadas por altitudes pares e ímpares, assim sempre tem 1000ft de separação entre elas.
Fora delas, a aeronave que tiver a outra a sua direita, dará passagem alterando sua trajetória.
O circuito de tráfego padrão tb é pela esquerda….
Desculpe, acho que não é isso né?
claro q nao é isso, SATO
o que o panair quer dizer é que, nos eua a direcao nos carros sao pela esquerda, como na australia. entao por q com os avioes sao diferentes?
essa é a revelacao de que nem dumont e nem os wright sao inventores do aviao
quem inventou oi aviao foi o leonardo da pince
onde nasceu na italia, e na italia dirigem pela direita. prova de que nao foi os wright mas da pince q inventou o aviao
?????????????????
PELA SEGURANÇA DOS VOOS…………
Nas Normas Internacionais da ICAO não existe nenhuma referencia a respeito de seu questionamento.
As Aerovias Podem ser Inferiores ou Superiores e de Mão Dupla ou não dependendo obviamente das Cartas de Voo.
As inferiores possuem em regra uma Largura de 16nm (30km) e as Superiores de 43nm (80km).
No caso das Aerovias de Mão Dupla, como ja foi respondido, as Aeronaves são separadas em Niveis de Voo, conforme o seu Rumo Magnético dentro da mesma Aerovia.
Somente em casos que houverem necessidade de Ultrapassagens de uma Aeronave de maior performance sobre outra de menor, voando no mesmo sentido e FL, a Ultrapassagem será feita pela Direita. Raramente eh usada na Aviação Civil.
Eh usada basicamente em manobras militares, introduzida pelos Ingleses para reabastecer seus C-130 Hercules com motores turboélices pelos Aviões Tanques a Jato Hadley-Page Victor, como o Victor possuía uma velocidade maior que a do Hércules o encontro só era possivel com esse tipo de manobra. Após ultrapassar o Hércules, O Victor estendia seus flapes e reduzia a sua velocidade, enquanto o Hércules acelerava para poder ser reabastecido.