eu li (não sei aonde) que a configuração delta-canard torna o avião mais manobrável que a configuração normal( exceto os aviões equipados com motores com empuxo vetorado) então no caso o F-18E é o pior dos três, alguém pode, além de responder a minha pergunta, esclarecer a minha duvida?
em minha modesta opinião eh o Gripen, os Suecos desenvolvem a configuração em Duplo Delta deste o J35 Draken , passando pelo J37 Viggen e depois o J39 Gripen.
Seu projeto eh tão bom que a SAAB está propondo a EMBRAER para esta desenvolver um Gripen Naval que precisaria adaptações pequenas do projeto original do Gripen NG para operar a bordo de Porta Aviões.
A SAAB Prevê que o Gripen Naval poderá ser utilizado ateh mesmo num Porta Aviões com convés SKY JUMP, nos quais o Hornet e o Rafale Naval não conseguem operar.
Pelo que já li, o RAFALE é o mais manobrável (embora não tenha empuxo vetorado). Parece que seria impossível pilotá-lo sem auxílio dos computadores, devido a sua EXTREMA instabilidade dinâmica. Se por um lado a instabilidade torna a pilotagem impossível sem sistemas elétricos operantes, por outro o torna muito manobrável, capaz de (teoricamente) fazer curvas de 180º em espaço muito reduzido. Ele usa 2 turbinas SNECMA, cuja potência não é fornecida, por segurança.
Uma coleção da editora SALVAT “Todos os Aviões de Guerra”, cita o modelo “A” do Rafale (o primeiro a ser produzido) que, em caso de ser perseguido por outro caça, poderia fazer uma curva extremamente fechada, se colocar de frente com o perseguidor e abatê-lo !!!
Será?
abs
JERO