Por que os cancelamentos de vôos na TAM e na GOL ? o que está acontecendo ?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
De acordo com a regulamentação da profissão de aeronauta, os tripulantes de aeronaves brasileiras a jato têm um limite de horas de voo a serem trabalhadas em períodos regulares de tempo, por motivo de segurança. Este limite é de 85 horas por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano.
O que acontece é que, por motivos de economia, a TAM, a Gol e também as outras companhias aéreas, como a Webjet (que passou por problema semelhante de escala há dois ou três meses) contam com um quadro de tripulantes muito “justo”. Como durante a operação regular dos voos normalmente ocorrem atrasos por motivos diversos, a jornada de trabalho dos tripulantes acaba sendo aumentada em determinadas situações — o que leva muitos deles a terem voado além do previsto e estourado sua cota de 85h nos últimos dias do mês, fazendo com que não possam assumir os voos originalmente programados em sua escala.
Como não há disponibilidade de pessoal para deixar tripulações de sobreaviso (em “reserva”), alguns comissários e pilotos acabam sendo remanejados e alguns voos acabam sendo cancelados ou fundidos. Com a virada do mês, o limite é renovado e os problemas de atraso normalmente se reduzem em três ou quatro dias — por isso, a ANAC normalmente toma como medida a proibição da venda de mais bilhetes, pelas companhias aéreas em crise, para os voos a serem realizados no final do mês (antes da renovação).