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Qual a extensão total da LINHA 8 – Diamante da CPTM?

Qual a extensão total da LINHA 8 – Diamante da CPTM?

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3 Respostas

  1. A Linha 8 – Diamante da CPTM compreende o trecho definido entre as estações Júlio Prestes até Itapevi / Extensão: Itapevi ↔ Amador Bueno. Até Março de 2008, denominava-se Linha B – Cinza.

    A Linha 8 tem 35,28 km de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e 20 estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estação Júlio Prestes, no centro. Além de Itapeví, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 km.

    A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades margeadas a ferrovia como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.

  2. A Linha 8 tem 35,28 km de extensão de Júlio Prestes a Itapevi e 20 estações, servindo a sub-região oeste da Região Metropolitana de São Paulo, composta pelos municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco, além de bairros a oeste da capital até a estação Júlio Prestes, no centro. Além de Itapeví, há um trecho de extensão operacional até Amador Bueno com 6,3 km.

    A linha foi inaugurada em 1875 com o primeiro trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que ligava a atual Estação Júlio Prestes (ao lado da Estação da Luz, em São Paulo) a Sorocaba. Esta linha teve uma importância histórica muito grande, principalmente para o nascimento de cidades margeadas a ferrovia como Itapevi, Jandira, Mairinque e Osasco.

    Há informações de que os serviços de subúrbio da Sorocabana tiveram início na década de 1920 até Carapicuíba ou Barueri. A linha seria eletrificada entre 1944 e 1945, época em que os serviços suburbanos já atingiam Amador Bueno. Entre as décadas de 50 e 60, a linha sofre sua primeira reforma tendo sido adquiridos em 1957 os TUE Kawasaki-Toshiba (atual série 4800 da CPTM).

    Em 1971, a ferrovia passou a ser administrada pela nova estatal Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA, que no final da década de 1970 e início da década de 1980 renomeou a linha como Linha Oeste promovendo uma completa reforma nos seus serviços de trens metropolitanos, reconstruindo todas as estações da linha (exceto Júlio Prestes) e ampliando a bitola de 1,00 m para 1,60 m entre Júlio Prestes e Itapevi, adquirindo os TUE Francorail-Cobrasma (atual série 5000 da CPTM) e reformando os TUE Toshiba usados na extensão Itapevi – Amador Bueno, até agosto de 1998, os trens metropolitanos atenderam também estações entre Amador Bueno e Mairinque, cruzando todo o município de São Roque, já fora da Região Metropolitana de São Paulo.

    Em 1994, os serviços passaram às mãos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, que unificou os serviços de trens metropolitanos da Grande São Paulo.

    Percurso ( pesquisar : http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_8_da_CPTM

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