Ouvi um boato que o trem joga areia nos trilho quando eles estão molhados para o trem não escorregar, patinar etc.
é verdade isso???
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Sim, é verdade.
Aqui no Rio de Janeiro, temos um bairro chamado Santa Tereza e que ainda possui bondes como meio de transporte (muito legal) e como é um local de muitas subidas, eventualmente o condutor do bondinho tem que usar deste procedimento para que o bondinho não deslize nos trilhos.
Abraços.
OI, Shaolim:
A areia é utilizada no transporte ferroviário para aumentar o atrito das rodas motrizes da locomotiva com os trilhos. Essa areia é denominada “lastro” e armazenada em um reservatório na locomotiva que, quando acionado pelo maquinista, solta areia sobre os trilhos. Isso ocorre em várias situações, entre as quais as partidas de pesados trens de carga.
No momento da partida, a locomotiva precisa ter força para movimentar as milhares de toneladas de um trem de carga. Nesse momento, para quebrar a inércia, há necessidade de grande força de tração e as rodas motrizes da locomitiva poderiam “patinar”, fazendo com que o trem não saisse do lugar. Com o despejo do “lastro” sobre os trilhos, a força de atrito é multiplicada e as rodas motrizes conseguem movimentar a locomotiva e, conseqüentemente, a composição inteira.
Vencida a necessidade de tração extrema para iniciar a partida das composições muito pesadas, uma vez em movimento, o “lastro” se torna desnecessário e o trem segue seu curso normalmente. Nesse caso, a inércia age a favor e o baixo nível de atrito entre os trilhos e as rodas da locomotiva favorecem à manutenção da velocidade