Os Dez Mandamentos, segundo a Igreja Católica
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar seu santo nome em vão.
3. Quardar domingos e festas.
4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não cobiçar a mulher do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.
não sei não, talvez eles mudem só a biblia deles, a dos padres, talvez sim, pois eu não sendo catolica, já me disseram que tem uns livros a mais na biblia deles..
espero ter te ajudado
Claro q não 🙂
Existe diferença clara entre adaptar para uma nova cultura e ‘mudar’.
Além disso, as variações de traduções da Bíblia pro português são imensas, devido a serem indiretas (são todas traduções do inglês ou do francês, e não do grego/latim).
Claro que não, a Bíblia é a história de Jesus. E se são católicos, acreditam na Bíblia, porque iriam querer mudar? Pode-se mudar o formato, tamanho… mas não o conteúdo. 😉
Muitas religiões do meio cristão utilizam a Bíblia e, se julgarem necessário, alteram de acordo com ponto de vista da respectiva religião (católica, protestante ou qualquer uma que você inventar agora). Pode perceber que religiosos costumam utilizar os termos, por exemplo, “bíblia católica” ou “bíblia evangélica” (dentre outros) devido as diferenças em alguns livros.
Segundo a história cristã, a Bíblia foi escrita por pessoas dotadas pelo Espírito Santo no momento de suas obras. Logo, nada deveria ser retirado, incluído ou traduzido com descuido (Hoje existe bíblia da linguagem moderna, bíblia com linguagem jovem, bíblia da igreja do santo tal, ou da igreja tal – Veja o impacto em um exemplo simples, quando é citado que Jesus diz: ‘É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico adentrar os Céus’, nas línguas originais para escrita da bíblia encontramos a palavra ‘camelo’ escrita do mesmo modo que a palavra ‘nó’, e com isso já abre uma série de conceitos. Imagine em pontos mais abrangentes), até porque não há passagens citam Deus selecionando os livros e seu agrado ou ultrapassados, porém falam que a Bíblia é um manual da vida e instrumento de glória.
Mas qualquer religião pode adotar qualquer livro (qualquer um,mesmo) ou apenas uma parte. É a liberdade religiosa.
Pense nas religiões que cultuam o Elvis, E.Ts, o Maradona, etc. São instituições registradas, de fato, como religiosas. Podem, inclusive, invetar um livro e chamar de bíblia. O título é o menos importante. Você pode até dizer que não é, mas será para alguém.
P.S.: Creio que esta pergunta esteja em local incorreto.
espero ter ajudado
Bem,hoje em dia vai ser preciso mudar outra vez,porque nenhum desses 10 mandamentos são obedecidos,principalmente os de números 4,5,6,7,8,9,10.
A bíblia foi escrita pelo homem, e cada religião adaptou a sua com seus credos, por isso ela sofre mudanças constantes sim, eles usam a desculpa da linguagem ultrapassada, mas sempre mudam …
Na minha visão é assim.
A Biblia é mais um livro.
O mais antigo.
Tem outros de outras religiões.
O Torá dos judeus.
O Alcorão dos árabes.
O Budista tem o deles.
Os messianicos,os testemunhas de Jeová tb.
então…se Deus é um só porque tantos livros?
Religião pode ser muito bom,mas que castra e poda isso
é certo…
Gosto de ler , saber e gosto tb. de fazer as minhas leis.
a principal delas: não faço mal a ninguém.
pelo contrário,muitas vezes sou prejudicada por pessoas maldosas.
No fim das contas,sou correta e fui forjada nas crenças dos adultos
que me educaram.
interessate sua pergunta
não sei responder sua pergunta
mas se for parar pra pensar desde os tempos da idade média a igreja catolica tem forte influencia sobre tudo devem ter esse poder
mas não acho justo