Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Quais são os primeiros estados independentes de áfrica ?

Quais são os primeiros estados independentes de áfrica ?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. África foi o continente que mais sofreu a influência européia com o neocolonialismo europeu. Quase todas as regiões da África estavam nas mãos dos europeus.
    Os primeiros países que conquistaram sua independência foram Líbia (1951), Sudão (1956), Marrocos (1956), Gana (1957) e Guiné (1958).
    Em 1955, realizou-se na Indonésia a Conferência Afro-Asiática De Bandung, importante acontecimento que reuniu 29 países e que rejeitou a divisão do Mundo em dois blocos (Capitalista, Socialista), e adotaram uma política de não alinhamento às superpotências. Após a Conferência De Bandung o processo de descolonização acelerou-se e, até 1980, quase todos os países africanos tornaram-se independentes.
    Em algumas regiões de colonização inglesa, o processo de independência foi marcado por uma ruptura pacífica. Entre esses casos podemos citar Gana, Nigéria, Serra Leoa e Gâmbia. A independência do Quênia, entretanto, foi marcada por sérios conflitos entre negros e brancos que não queriam perder suas terras produtivas.
    Nas regiões de colonização francesa houve inúmeros conflitos. A independência mais marcante foi a da Argélia, que se iniciou em 1954 com a fundação da FNL – Frente De Libertação Nacional – e que tinha o apoio do bloco socialista. As lutas estenderam-se até 1962, quando os franceses reconheceram a independência da Argélia. As guerras entre França e Argélia levaram à morte mais de 25 000 soldados franceses e milhares de argelinos.
    As últimas regiões da África a conquistarem sua independência foram aquelas que pertenciam a Portugal. A colonização portuguesa encerrou-se por causa do fim da ditadura de Salazar, em 1974 (Revolução dos Cravos).
    A conquista da independência no continente africano não significou, no entanto, o desenvolvimento econômico e industrial e o fim da miséria nesse continente. A dependência econômica continuou e continua até hoje.
    A independência também não significou, para boa parte destes países, o advento da democracia e da liberdade. A Áfrical do Sul entrou na década de 90 sustentando o Regime do Apartheid, ou seja, os negros (80%), não tinham os mesmos direitos que os brancos (20% da população). A situação sul-africana mudou em 1994 com a eleição de Nelson Mandela, grande ativista, para a Presidência da República.

Perguntas Relacionadas