O que o Brasil deve fazer para diminuir sua inflação?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
tracoar esse governo ladrão que so quer saber de cobrar mais dinheiro pra meter no bolso!! :S
privatizar tudo possivel, começando pela petrobras, floresta amazonica, e o rio de janeiro
Veja bem;
Não há uma cartilha que sistematize o que fazer para reduzir a inflação. Em economia tudo deve ser ponderado por uma questão de custo de oportunidade, ou seja, a grosso modo, teríamos que ter em mente que toda ação geraria uma reação e o que seria melhor (ou menos danoso) para o país a ação ou a reação que dela emenaria.
Por exemplo, durante o desGoverno Luiz Inércio Mulla da Silva o foco principal no combate a inflação foi a manutenção de altas taxas de juros. O desGoverno estava certo em priorizar o controle da inflação, no entanto, tal controle por meio de uma única variávem de forma tal preponderante, trouxe ao Brasil, principalmente em seu primeiro desmandato, uma série de problemas, como a redução do investimento produtivo, o encarecimento do crédito, etc.
Já o atual Governo Dilma Russef, já dá sinais claros que o combate se fará também por meio de política fiscal, ou seja, redução de gastos governamentais.
Existem uma gama muito grande de variáveis que isoladamente ou em conjunto levariam à redução da inflação, no entanto, qual variável ou conjunto de variáveis adotar, o que priorizar, onde se almeja chegar, o que fazer, são questões que precisam ser analisadas de forma anterior para só depois tecermos estratégias de combate à inflação. O combate a inflação deve ser feito tendo como parâmetro as metas e prioridades do Governo, sem essa informação só teremos palpites desconexos.
Eu particularmente, acho que deveríamos atacar a inflação por meio de políticas fiscais, ou seja, melhorar os gastos governamentais o que daria margem para cortes maiores nas taxas de juros. Com juros menores o governo poderia dar subsídios a setores que atuam em infraestrutura estimulando assim a iniciativa privada a resolver alguns gargalos nesta área. Com isso os recursos do PAC, poderiam ser melhor gastos em obras de saneamento, saúde e educação. Políticas monetárias serviriam como forma limitar ou direcionar o crédito de forma a dar suporte às ações acima citadas. Enfim…
Minhas opiniões. Valeu?
Barbosa.