Quais as vantagens e desvantagens do oligopólio para as empresas?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O oligopólio ocorre quando a oferta de um dado produto se encontra restrita a um grupo reduzido de fornecedores, o que permite a cada um desses ofertantes o poder de avaliar com grande exatidão os efeitos que as variações em seus preços e quantidades ofertadas irão gerar no mercado e em seus concorrentes.
Dessa forma, uma empresa que pertence a um oligopólio, leva bastante em consideração as medidas adotadas pelas demais. Fora isso existe uma forte tendência para formação de cartel, onde as empresas pertencentes ao oligopólio combinarião estratégias de oferta e preço, que eliminaria sua concorrência e maximizaria seus ganhos pela conquista do domínio do mercado, visto que seriam os únicos fornecedores de um dado produto.
Exatamente pela existência dessa possibilidade, existem órgãos governamentais e leis em países em todo o mundo, que fiscalizam e combatem a criação de cartéis. Pois essa prática, por eliminar a concorrência entre as empresas, prejudica o consumidor, colocando-o, a mercê da vontade destas empresas e não sob as regras de um livre mercado, onde são as forças de oferta e demanda que determinam o preços e não apenas a vontade dos ofertantes.
Dessa forma essa constante fiscalização e rigorosa legislação, imposta pelo governo aos oligopólios, pode ser vista como a parte negativa para as empresas que pertencem a estes grupos. Bem como o fato de terem de adotar medidas, sempre pautadas no que suas concorrentes estão fazendo.
Espero ter contribuído de forma positiva.
-Vantagens:
mercado cativo
sem concorrência
pode fixar qualquer preço
-desvantagens:
-Dependência de um mercado
-Preços irreais
-Estagnação da empresa, falta de atualização tecnológica
-Sujeita a ser alvo de campanha de consumidores contra a empresa