Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Como ajudar uma pessoa com síndrome de Otelo?

A minha companheira desconfia de mim as vezes até de forma irracional,porque demoro mais uns minutos a chegar a casa,porque estou mais de 30 minutos sem lhe enviar um sms,porque em vez de ir ou ginásio a uma hora vou a outra!
Pensa que as vizinhas ou as colegas de trabalho estão interessadas ou andam atrás de mim,porque nos cruzamos algures por coincidência,não acredita em coincidências!
Imagina de tal forma algumas coisas,que acha que são verdade e não acredita em nada eu que lhe diga!
umas vezes sabe que tem um problema,outras não!
Passamos a vida a discutir porque eu não aguento tanta desconfiança e já estou a ficar também eu paranóico pois já começo a fugir das pessoas para ela não ter mais um motivo para me acusar!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

7 Respostas

  1. Me chamaram pra uma tal de su.ru.ba, não pude ir Maria foi no meu lugar, depois de 1 semana ela voltou pra casa, toda arregaçada não podia nem sentar ♫

  2. O ciúme é uma emoção extremamente comum.Todos nós cultivamos certo grau de ciúme . Afinal, quem ama cuida. Desenvolve-se quando sentimos que nosso parceiro não está tão estreitamente conectado conosco como gostaríamos.Ocorre qdo um dos parceiros sente o relacionamento ameaçado devido á interferência de um rival e pode envolver sentimentos como medo, suspeição, desconfiança, angústia, ansiedade, raiva, rejeição, indignação, constrangimento e solidão. O conceito de ciúme mórbido ou patológico, também chamado de Síndrome de Otelo, compreende várias emoções e pensamentos irracionais e perturbadores, além de comportamentos inaceitáveis ou bizarros. Envolveria muito medo de perder o parceiro(a) para um(a) rival, desconfiança excessiva e infundada, gerando significativo prejuízo no funcionamento pessoal e interpessoal . Na variação excessiva do ciúme há a possibilidade de algumas pessoas interpretarem conclusivamente evidências de infidelidade a partir de ocorrências irrelevantes, se recusam a mudar suas crenças mesmo frente a informações conflitantes, e tendem a acusar o parceiro de infidelidade com muitas outras pessoas.Então, de um mecanismo protecionista para preservar a qualidade e o bom andamento dos relacionamentos amorosos, o ciúme passa a se tornar patológico quando ultrapassa os limites do bom senso, sendo de difícil controle e compreensão. Dessa forma, o ciúme patológico é aquele que, sobretudo, estaria fundamentado em falsas crenças, delírios, que não são abaladas por qualquer argumentação racional. Estas pessoas geralmente são diagnosticadas como portadoras de um ciúme patológico.
    O termo ciúme patológico engloba uma ampla gama de manifestações (de reativas a delirantes) e diagnósticos psiquiátricos. Inclui os casos de ciúme sintomático, ou seja, quando é parte de outro transtorno mental (ex.: alcoolismo, demência, esquizofrenia). Nessas circunstâncias, o foco do tratamento seria o processo principal subjacente.O que mais incomoda ao indivíduo ciumento é seu parceiro negar a existência de outra pessoa e fazer com que acredite que ele está imaginando coisas e que sempre foi fiel. Há casos que, após o parceiro ciumento descobrir que de fato foi traído, irritar-se mais com a mentira, fazendo-o acreditar que ele próprio estava errado ou ainda mesmo doente por imaginar coisas do que a própria infidelidade. Dessa forma, a infidelidade pode não ser a pior coisa que o parceiro faça ao outro, ela é apenas uma das mais perturbadoras e desorientadoras porque é capaz de destruir um relacionamento, não necessariamente pelo ato sexual, aliadas as mentiras e segredos que passam a distanciar o casal. Resumindo: terapia urgente para q sua esposa melhore. OK? Martha Pelotas.

  3. Quando ele tiver uma crise de ciúme forte, o ideal é tentar mostrá-lo o quanto sua atitude é infantil, para que aos poucos, descubra que está errado e mude seus atos. Caso ele não consiga perceber esse fato, e insistir em querer controlar o companheiro/a, é indicado procurar uma ajuda profisssional de um psicólogo ou um psiquiatra, dependendo da gravidade do caso.

    Beijocas…

  4. Como é que vc aguenta isto??? Sua companheira não tem a mínima confiança em si mesmo. Ela se acha dona de vc. E age como tal :ela é sua chefa, vc deve obrigação de dar satisfações a ela.Vc é propriedade dela. É uma infeliz pelo que dá para entender, não tem vida própria, interesse próprio. O interesse dela é vc. Ela não tem vida dela. Já pensou ter que satisfazer isto sua vida toda? A pessoa tem que ter interesses próprios e personalidade mais ou menos estável para poder ser companheira/o. Isto de vir só com o corpo e a mente fica de lado… pense bem. Se vc gosta disto, tudo bem. Mas não pense que melhora. Bem pelo contrário, com a idade a desconfiança tende a crescer. Ela deve se sentir vazia, não tem nada para contribuir com a convivência pois se ela não se interessa por nada, o que sabe conversar?´Para preencher este vazio, ela pensa em vc 100% do tempo e dai se vc não corresponder (e provavelmente ninguém conseguiria corresponder) ela fica extremamente frutrada e irritada. Um tratamento seria recomendável.

  5. Nem marido ciumento a gente aguenta. Sai desta. Não é legal para você. Não consegue fazer outra amizade da hora?
    Geja35

  6. Oi,

    Todo esse ciume passa pela insegurança.
    Por isso acredito muito na “validação do outro”.
    Leia abaixo e entendera melhor:

    http://www.kanitz.com.br/veja/o_poder_da_validacao.asp

    bjoss

Perguntas Relacionadas