não poderia acontecer de vir um asteroide do lado cotrario de onde está Jupiter e atingir nosso planeta?
acho que não estamos seguros só por causa do gigante gasoso.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Se não fosse pela grande atração gravitacional de Jupiter,
muito mais asteroides estariam vagando por aí, do que
existem hoje. O planeta atrai, ou mantém perto dele, uma
grande quantidade de sobras do Sistema Solar.
Na verdade estamos mais seguros sim.
A massa e volume de Jupter geram uma força gravitacional que desvia os asteroides de serem atraídos pela gravidade da Terra.
Na verdade, não só Jupter, como Saturno também funcionam como escudo da Terra.
Um estudo recente da Universidade de Washington estimou que a chance de a Terra ser atingida por um asteróide se não tivéssemos o planeta Jupter seria de 500% maior.
Se viesse uma asteroide, como vc disse, do “outro lado” do sistema solar muito provavelmente o asteroide seria atraído pela gravidade do Sol ou, então, teria sua trajetória desviada.
Na verdade o Planeta tem uma massa de 317 vezes maior que a da terra…então,,ele acaba por atrair diversos asteróides todas as semanas…Júpiter acaba funcionando como uma espécie de ímã gigantesco. sendo assim um escudo para a terra contra asteróides. flw
o que importa eu quero compra um terreno na lua ou em marte
Além dos planetas que nos protege, como jupiter e saturno, nós temos também o Sol, cuja gravidade é maior que a de todos os planetas juntos.
Até mais
sua enorme gravidade atrai cometas asteroides e entre outros
O fato é que Júpiter é um planeta imenso, e com uma atração gravitacional imensa, e por muito tempo se acreditou que ele funcionava como um “aspirador” de asteroides, mas pesquisas recentes apontam que Júpiter é tanto herói como vilão, já que a sua atração gravitacional perturba a órbita de todos os asteroides próximos, fazendo com que alguns deles sejam lançados em direção ao sistema solar interior, onde nós estamos.
Ou seja, quando ele atrai um asteróide, ele pode tanto arremessar o mesmo para fora do sistema solar, pode “engolir” o mesmo, ou pode arremessar o mesmo em direção ao sistema solar interior, e se o asteróide que é lançado para dentro estava em uma órbita estável que não o colocaria em rota de colisão com a Terra, Júpiter estaria então fazendo um desserviço, colocando-nos em perigo desnecessariamente.
a força gravitacional de jupiter e muito forte por isso ele captura muitos asteroides
agora se o asteroide vir do lado contrario de jupiter ai estamos ferrados…
É bem simples.
De alguma forma a distribução de planetas no Sistema Solar cria um escudo para a Terra: os planetas maiores (com maior poder de atração gravitacional) estão do lado externo. Júpiter, na condição de planeta gigante, funciona como um atrator destes objetos. O problema é que ele pode tanto desviar para fora do Sistema Solar, como pode lançar em direção ao sistema solar interior, ou mesmo fazer tais objetos colidirem com ele, como foi o caso do cometa Shoemaker-Levy 9, em julho de 1994. Veja a imagem da colisão em : http://orbita.starmedia.com/~oadamastor/mssso_g3.png
>>Forte abraço …