Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

qual a importancia do latex extraido da seringueira?

You must login to add an answer.

8 Answers

  1. Não existe uma opinião generalizada quanto à importância que tem para as plantas o látex.

    Por um lado o látex, contém produtos de excreção do metabolismo, entre os quais figura sobretudo a borracha, porém, também outras substâncias que são importantes para a planta, como glúcidos, proteínas e outros produtos, estão presentes.

    Ensaios realizados com plantas às escuras revelaram que estas extraem substâncias do látex e transformam-nas posteriormente.

    Quando a planta sofre uma ferida o látex flui rapidamente; por outro lado, tem um sabor amargo e é frequentemente tóxico, devido aos alcalóides que contém. Por isso o látex, constitui uma proteção eficaz contra os ataques de animais.
    Espero ter ajudado

  2. fora as inumeras piadaas dee leite do pau.ela é materia prima pra muita coisa(pneu,camisinha borrcha e etc) e a principal fonte de renda de muita gente ainda, principalmente na regiao norte.

  3. O látex é uma secreção esbranquiçada, raramente amarelada, produzida por algumas plantas como a papoula, a seringueira e o Caucho (castilloa) quando seus caules são feridos e que tem a função de, uma vez consolidada com a oxidação, provocar a cicatrização do tecido lesado, por onde fluiu.

    Largamente utilizado pela indústria para confecção de preservativos, luvas e drenos cirúrgicos, é um material que pode causar processos alérgicos (dermatite de contato) de intensidade variável.

  4. A borracha, extraída da seringueira (Hevea brasiliensis) e do cancho, sobretudo do látex, (Caetilloa ulei), tornou a Amazônia brasileira a fonte produtora de 40% das pélas de goma elástica, no mercado mundial. Na pauta das exportações do Brasil, a borracha ocupou o 2º lugar em valor, logo após o café, desde a década de 1890 até 1913.As utilizações são infinitas, e vão das modestas borrachinhas para apagar (um dos seus usos mais remotos), aos cabos elétricos, aos fios de tecido, aos tecidos impermeáveis, aos pneumáticos, às cintas, etc.

    O consumo e a procura de tal matéria-prima, extraída principalmente da seringueira (Hevea brasiliensis) como é fácil compreender, são tão grandes que as plantações do Brasil e da Ásia não bastam para satisfazer a indústria. Hoje, se produz borracha sintética, em quantidades sempre crescentes.

    Do ponto de vista estrutural, o látex é uma suspensão que contém partículas de hidrocarbonetos do grupo dos terpenos numa matriz aquosa. Muitas outras substâncias são encontradas no látex, como açúcares, alcalóides, protídeos, ceras, amido, cristais, taninos e resinas. Além da seringueira (Hevea brasiliensis), as plantas laticíferas incluem o guaiúle (Parthenium argentatum) e a figueira-da-borracha (Ficus elastica), que também são fonte de borracha natural; a papoula verdadeira (Papaver somniferum), de cujo látex se obtém o ópio; e a árvore-vaca (Tabernaemontana utilis), das regiões baixas da América do Sul, cujo látex pode ser bebido como leite. Aparentemente, o látex desempenha nas plantas uma função complexa, relacionada com os fenômenos de secreção e excreção.

    Do ponto de vista botânico, possui valor taxionômico, pois serve para caracterizar diversas famílias e gêneros. As moráceas (figueira, jaqueira, fruta-pão), apocináceas (mangabeira, alamanda), euforbiáceas (seringueira, leiteiro, coroa-de-cristo) e caricáceas (mamoeiro) são algumas das famílias em que a presença do látex é constante.

    O látex é de grande importância econômica, pois dá origem à borracha natural, de alto valor comercial.

  5. Importância para a gente ou para a planta?

    para a gente, o látex tem várias aplicações indurtriais na produção principalmente de resinas. No passado, teve importância chave na época da revolução industril por ser a única fonte de borracha para os pneus dos automóveis recém-inventados.

    Para a planta, o látex evita parasitas que podem causar doenças às seringueiras.

    Pax!

Related Questions