A revista Ciência Hoje (nº 140, 1998) publicou um artigo relatando que pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz desenvolveram uma vela preparada com o bagaço da semente de andiroba, cuja queima é capaz de inibir o apetite das fêmeas do mosquito Aedes aegypti .
a) Cite uma doença, transmitida por este mosquito.
b) Explique, através do mecanismo de contágio, como a vela de andiroba pode colaborar na diminuição da proliferação desta doença.
a) Dengue;
b)Ora, se inibi o apetite ela não irá se alimentar do seu sangue, ou de outra pessoa, tão logo não transmitirá doença por esta forma. Caso ela fique sem comer por muito tempo morrerá obviamente por falta de alimento, logo sem fêmeas da espécie não há reprodução, e tão logo não há criação de novos mosquitos que podem acabar por se extinguirem.
a) O Aedes aegypti pode transmitir a dengue e a febre amarela.
b) As fêmeas do mosquito são hematófagas, isto é, alimentam-se de sangue. Esses insetos adquirem os vírus da dengue ou da febre amarela quando picam pessoas doentes ou reservatórios silvestres das mesmas (animais silvestres contaminados). Ao picar pessoas sãs, transmitem os vírus para elas. Assim, se a queima das velas inibe o apetite das fêmeas desses mosquitos, haverá uma diminuição na proliferação dessa doença.
bjs
Millena