Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Por que o engenheiro é confunfido como técnico dentro das indústrias? Qual é a sua experiência com isso?

É sério!!! Muitas vezes agente pensa que ao se formar vai comandar uma equipe, etc.. Mas no final agente trabalha como técnico (mas lógico que aplicando nossos conhecimentos de engenheiro também). Aquele trabalho que é encumbido ao técnico, agente deve fazer. Não sei como é para as outras áreas. Mas para a Mecatrônica, aqui no Centro-Oeste é assim. E no final ainda você tira o emprego de um técnico. Agente estuda para executar cálculos, dimensionamentos, projetos, programação, eletrônica, etc. E enquanto o técnico tem uma formação masi técnica. E no final, os dois cursos são desvalorizados. E ainda exigem de você mais conhecimentos técnicos do que de engenharia. Como se você tivesse formado em curso técnico. Alguém pode me explicar isso?
Digo isso, porque no curso de Engenharia Mecatrônica, temos uma formação mais teórica do que prática em relação aos outros cursos como Engenharia Mecânica e Elétrica. É uma formação teórica de 75% do curso. Por outro lado, quando chego em uma empresa, parece que as pessoas ficam esperando que eu tenha um conhecimento muito amplo naquilo, pois muitas pessoas de lá já tem muito tempo de experiência naquilo, fora que a variedade de peças em estoque que eles tem ultrapassa qualquer laboratório de faculdade.
Mas o principal que eu quero dizer, é que durante um semestre que eu tinha feito de um curso técnico em mecânica, antes de começar o curso de engenharia, notei que os técnicos tem uma formação prática muito grande (eles põe a mão na massa mesmo). Até porque são eles que irão lidar com isso e o engenheiro não. Mas no final me dá uma impressão que eles esperam que você domine a técnica e a engenharia.
E certas coisas é só com o tempo e com a experiência.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

3 Respostas

  1. (H.B.) É que para “comandar” tem que ter experiencia em ser “comandado”, por isso o engº no início da carreira tem atividades que se assemelham as tarefas dos técnicos, até porque tem muito técnco que tem mais experiência que um engenheiro recem formado…

    E não se iluda com o tal cargo de “chefia” pois na verdade ser “chefe é uma pedra no sapato”…

    Vale para todas as modalidades técnicas profissionais…

    Paciência, cada etapa de uma carreira, no seu devido momento…

  2. (C.A) Veja só, os engenheiros e os técnicos tem níveis distintos de atuação, apesar de se confundirem nas questões de conhecimento técnico.

    Via de regra o engenheiro tem uma graduação maior em termos de profissionais e gerenciais, apesar de que algumas empresas valorizem mais a experiência prática em relação aos conhecimentos teóricos.

    Concordo em parte com as colocações, e resumidamente, todos tem conhecimentos técnicos diferenciando sendo que o engenheiros de terem mais abrangência de atuação operacional e gerencial, em relação aos técnicos.

Perguntas Relacionadas