Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Ajudinha por favor….?

Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele.
Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.

You must login to add an answer.

4 Answers

  1. A destruição da camada de ozônio permite a penetração da radiação ultravioleta, que é mutagênica.
    >>>>IT

  2. Bom é o seguinte com a destruição da camada de ozônio ( causado pela poluição atmosférica), a penetração dos raios ultravioleta estão mais intensos,e isso está causando o aumento de câncer de pele.

    Pois se eu tenho os raios solares mais fortes, a minha pela será mais atingida. Não é pelo fato de sair ou não sair, pois dentro de casa tbm ocorre a penetração dos raios solares.

    Ou seja, menos camada de ozônio, maior a intensidade dos raios solares, aumenta a penetração na pele, sem o cuidado, aumenta o cancer.

    Bj

  3. Oi Cristina!!
    O céu é azul e essa coloração azulada é dada justamente pela camada de Ozônio ao redor da Atmosfera.
    O Ozônio é um gás (composto molecular de fórmula O3 ), formado a partir do rompimento das moléculas de oxigênio pela ação da radiação ultravioleta do Sol. Nesta situação, os átomos separados combinam-se com outras moléculas de oxigênio, formando assim o ozônio.
    O Ozônio possui cor azulada e forma uma camada (ozonosfera) ao redor do planeta Terra numa altitude de 16 a 30 km (na estratosfera). Esta camada de ozônio serve para absorver a radiação ultra violenta proveniente do Sol, protegendo, desta forma, os seres vivos que habitam o planeta.
    Sem esta proteção, os raios solares seriam extremamente nocivos aos seres humanos justamente por conterem a radiação UV, que faz parte da luz solar que atinge a Terra.
    Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.
    Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.
    A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB (os raios UVC não atingem a Terra):
    Radiação UVA: É a maior parte do espectro ultra violeta, a radiação UVA possui intensidade constante durante todo o ano, atingindo a pele praticamente da mesma forma durante o inverno ou o verão.
    Sua intensidade também não varia muito ao longo do dia, sendo pouco maior entre 10 e 16 horas que nos outros horários.
    Ela penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo fotoenvelhecimento. Tem importante participação nas fotoalergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer.
    O UVA também está presente nas câmaras de bronzeamento artificial, em doses mais altas do que na radiação proveniente do sol.
    Então, quando a camada de Ozônio é destruída ocorre uma maior penetração dessa radiação, aumentando com isso a incidência do Câncer de pele.
    Espero ter ajudado na sua dúvida.
    Um abraço e tenha um bom dia!!!

  4. 2.

    a) O câncer é uma doença genética, mas na grande maioria dos casos não é herdado. Justifique essa afirmação.

    b) Uma das preocupações com a destruição da camada de ozônio da atmosfera é o aumento da incidência de câncer de pele. Explique a relação que existe entre a destruição da camada de ozônio e o aumento da incidência desse câncer.

    Resolução

    a) Normalmente, o câncer surge a partir de células somáticas que sofreram alterações (mutações) em seus materiais genéticos e, como essas células não formam gametas, essas alterações não passam para os descendentes. Somente as mutações em células germinativas podem ser transmitidas.

    b) A camada de ozônio que existe na atmosfera terrestre é capaz de bloquear grande parte das perigosas radiações ultravioleta (RUV) que chegam até nós. Com a destruição desse “filtro”, a incidência dessa radiação é maior e aumenta, conseqüentemente, as taxas de câncer de pele nas pessoas expostas sem o devido cuidado.

    Copie e cole esse link em seu navegador
    http://www.integral.br/produtos/conquistandoafaculdade/vestibular_resultado.asp?categoria=33111&codigo=163

Related Questions