Qual a relação do Infarto e do Choque Cardiogênico ???
Anônimo(a)
Asked: 22 de janeiro de 20112011-01-22T15:08:56-02:00 2011-01-22T15:08:56-02:00Medicina
Sobre o Infarto……..?
You must login to add an answer.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Primeiro vamos entender o que é Choque Cardiogênico:
O choque cardiogênico é caracterizado por uma diminuição significativa da capacidade de bombeamento de sangue , por parte do coração . Tal fato , acarreta uma queda da pressão arterial ( pressão arterial sistólica inferior à 90 mmHg ) e uma inadequada irrigação dos tecidos do organismo .
Certo a relação é que a redução do fluxo sanguíneo coronariano de magnitude causada pelo infarto leva ao choque Cardiogênico porque quando a morte do tecido ocorre ou seja quando o IAM (infarto) ocorre, o paciente tem uma diminuição no bombeamento de sangue causando o choque. Resumindo:
O evento cardíaco mais comum que leva ao choque cardiogênico , é o infarto do miocárdio . Esta condição , caracteriza-se pela morte de células do miocárdio , devido à uma interrupção significativa e prolongada da circulação do sangue para esse músculo ( obstrução de uma artéria coronariana ) . Um infarto do miocárdio , que compromete mais do que 40% do músculo cardíaco , pode levar a um choque cardiogênico.
Espero ter ajudado!
O choque cardiogênico é caracterizado por uma diminuição significativa da capacidade de bombeamento de sangue , por parte do coração. Tal fato, acarreta uma queda da pressão arterial (pressão arterial sistólica inferior à 90 mmHg) e uma inadequada irrigação dos tecidos do organismo .
A causa mais comum do choque cardiogênico, é o infarto do miocárdio extenso (ataque cardíaco), ou seja, aquele que danifica mais de 40% da massa muscular do ventrículo esquerdo (a principal das quatro câmaras do coração).
Causas:
– Infarto do miocárdio: o evento cardíaco mais comum que leva ao choque cardiogênico , é o infarto do miocárdio . Esta condição , caracteriza-se pela morte de células do miocárdio , devido à uma interrupção significativa e prolongada da circulação do sangue para esse músculo (obstrução de uma artéria coronariana). Um infarto do miocárdio, que compromete mais do que 40% do músculo cardíaco, pode levar a um choque cardiogênico.
Menos comumente , as complicações mecânicas de um infarto do miocárdio , como a insuficiência da válvula mitral (aguda e grave) , a comunicação interventricular (o infarto leva a formação de um orifício anormal que comunica os ventrículos e deixa passa sangue) ou uma ruptura cardíaca, geralmente cursam com choque cardiogênico.
Em um nível mecânico, há uma diminuição acentuada na contratilidade do coração , resultando em uma piora da função cardíaca (“falha de bomba”). Tal fato, acarreta uma diminuição da pressão arterial, má oxigenação nos tecidos e um acúmulo de líquidos nos pulmões (edema pulmonar). Além disso, a falta de irrigação dos tecidos , resulta na liberação de uma variedade de substâncias (fatores depressores de miocárdio, histamina, bradicinina, tromboxane, citocinas, leucotrienos, ácido láctico, etc…), que afetam ainda mais a função cardíaca, agravando o estado de choque.
Estima-se que cerca de 5 a 10% dos casos de infarto do miocárdio, cursem com choque cardiogênico com uma complicação.
Vc encontra mais informações aqui: http://portaldocoracao.uol.com.br/materias.php?c=doencas-cardiovasculares-az&e=1350
bjs