Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

BIOMEDICINA – Genética e Repodução Humana?

Olá.

Eu estou em dúvida de que curso escolher, pois eu queria medicina mas pela ENORME concorrencia eu acabei desistindo e estou pensando em biomedicina. Iria fazer medicina por causa de GENETICA E REPRODUÇÃO HUMANA que eu sempre gostei muito, porém tenho duvidas em relação a essa area na biomedicina.

Alguém poderia me informar como é essa area na biomedicina,se há embriologia nesse curso e em que em que ele foca em relação a genetica e se há mercado de trabalho?!?

Se alguém puder responder ficarei muito grata!

bjO*

You must login to add an answer.

2 Answers

  1. O curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica foi criado em 1966 na Escola Paulista de Medicina com o objetivo de suprir a carência de docentes especializados na área da saúde e também para formar cientistas em potencial, ou seja, pessoas que tenham familiaridade com métodos científicos e que possam, através desse conhecimento, desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica.
    Existem, no momento, 25 escolas de Biomedicina no país, sendo que 12 delas se localizam em São Paulo. É importante ressaltar que apesar de todas elas possuírem o mesmo nome, os cursos podem apresentar diferenças. Isso porque a ênfase do curso se dá para áreas diferentes. A grande maioria das faculdades particulares direciona o curso para a formação de um profissional especializado em análises clínicas. As universidades públicas estão mais preparadas para a formação de pesquisadores em diversas áreas como imunologia, fisiologia e genética. Isto não quer dizer que um aluno de faculdade particular não possa ingressar na área da pesquisa. Também as universidades públicas estão implantando as disciplinas necessárias para que o biomédico possa atuar em análises hematológicas e bromatológicas.
    O curso tem duração média de 4 anos sendo que o último consiste em um estágio obrigatório que pode ser realizado em laboratório particular ou em laboratório da própria instituição de ensino, se ela estiver capacitada para tal. Não é difícil encontrar alunos que façam estágio mesmo nos anos anteriores da faculdade, já que os profissionais estão freqüentemente dispostos a “ensinar” as técnicas utilizadas em seu laboratório. Esses estágios podem ser remunerados através de programas de instituições de apoio ao ensino como FAPESP e PIBIC.
    De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina o objetivo de uma faculdade de Biomedicina deve ser: “apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.”
    Enfim, o estudante de biomedicina precisa ter sempre em mente a noção de que para toda pergunta existe deve existir uma resposta. E, em ciência, essa resposta só será solucionada se ele tiver uma base sólida o suficiente, tanto em teoria científica quanto em prática laboratorial.
    Biomédicos formados em faculdades públicas tendem, em geral, a trabalharem em instituições de pesquisa. Em São Paulo, podemos citar a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade de São Paulo (USP) e Instituto Butantan. Em Campinas, um grande centro de pesquisa é a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e no Rio de Janeiro, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), existe a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz).
    MERCADO – Existem diversas áreas nas quais o biomédico pode atuar, incluindo pesquisa básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana ou ginecologia). A maioria dos biomédicos que trabalha com pesquisa faz, logo depois da graduação, mestrado e doutorado. O mestrado tem duração de 2 anos, enquanto o doutorado é um pouco mais longo. Durante esse período, o pesquisador trabalha em um laboratório no qual ele escolhe um orientador e desenvolve um projeto (que pode já ter começado na graduação), geralmente com auxílio financeiro da Fundação de amparo à pesquisa do estado de São Paulo (FAPESP) ou do Conselho Nacional do desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq).
    Já os biomédicos formados em faculdades particulares tendem a trabalhar em laboratórios de Análises Clínicas, dentro de hospitais ou em laboratórios particulares, como o Laboratório Fleury ou Delboni Auriemo. Esses profissionais trabalham com processamento de exames e obtenção de seus resultados.
    Além disso, todos os biomédicos podem atuar como docentes em universidades públicas e particulares, ou na Indústria com um papel um pouco mais burocrático e menos ligado ao laboratório propriamente dito. Existem ainda profissionais que trabalham em áreas bem distintas, como fisiologia em clubes de futebol e reprodução animal.

    Felicidades! Boa Sorte!

  2. SIM.O Biomédico dependendo da sua habilitação pode sim trabalhar com reprodução humana,porém essa é uma área restrita a poucos profissionais.
    Eu estou indo para o terceiro de Biomedicina,gosto muito da engenharia genética e acho que você vai gostar também.

    Deixo alguns links aqui para você estar por dentro dos assuntos:

    http://twitter.com/#!/joaobiomedicina
    http://biomedicina-artedavida.blogspot.com
    http://biomedicinapadrao.blogspot.com/

Related Questions