DE CARACTERISTICAS DESTE FILO. 10 PTOS
Anônimo(a)
Asked: 24 de novembro de 20102010-11-24T14:41:38-02:00 2010-11-24T14:41:38-02:00Zoologia
ECHINODERMATA… 10 PONTOSSS?
You must login to add an answer.
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Os equinodermos são eu seres do filo Echinodermata (do grego echinos, espinho + derma, pele + ata, caracterizado por), pertencente à clado Deuterostomia do reino Animalia. São animais marinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso (sésseis) e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços. Como exemplo podem ser citados os equinodermos: estrela-do-mar, holotúria e ouriço-do-mar.Este filo surgiu no período Cambriano recente e contêm cerca de 7.000 espécies viventes e 13.000 extintas.
Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro (de origem enterocélica) e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporo origina o ânus dos indivíduos.
Na fase larval os equinodermos possuem simetria bilateral, vindo desenvolver a simetrial radial somente no adulto. As larvas são livres natantes e semelhantes a embriões de cordados. Depois, o lado esquerdo do corpo se desenvolve mais que o direito, que é absorvido, e organiza-se numa simetria radial, em que o corpo é arranjado em partes em volta de um eixo central. Esta é basicamente pentâmera, ou seja, os elementos geralmente se dispõem em 5 ou múltiplos de 5. Possuem esqueleto formado por placas calcárias, coberto por fina camada epidérmica. O endoesqueleto mesodérmico é formado de pequenas placas de calcário e espinhos, que formam um rígido suporte que contem em si os tecidos do organismo; alguns grupos têm espinhos modificados chamados pedicelários que possibilitam a vida livre.
Os equinodermos tipicamente possuem um sistema hidrovascular ou sistema aquífero (também denominado sistema ambulacral), que funciona na locomoção destes animais. O sistema hidrovascular funciona através de um sistema de canais hidráulicos, nos quais a diferença de pressão produz movimentos físicos. Também existem ventosas nas extremidades dos canais que permitem ao animal fixar-se ao substrato, exceto os representantes da classe Ophiuroidea.
Eles têm um sistema nervoso radial simples que consistem em uma rede nervosa modificada (neurônios interconectados sem nenhum órgão central) e composto por anéis nervosos nervos radiais em volta da boca se estendendo por cada braço. Os ramos desses nervos coordenam o movimento do animal. Os equinodermos não têm cérebro, embora alguns possam ter gânglios.
Os espinhos estão presentes em diversos formatos nos grupos de equinodermos, e atuam com a função de proteger o animal e para a locomoção. Podem ser recobertos por substâncias de caráter tóxico.
Muitos equinodermos têm notável poder de regeneração: uma estrela-do-mar cortada radialmente em várias partes vai, depois de alguns meses, regenerar em tantas estrelas viáveis quantas foram as partes separadas. O corte de um braço(com uma parte proporcional de massa da parte central e de tecido nervoso) vai, em circunstâncias ideais, regenerar do mesmo modo.
Os sexos normalmente são separados. A reprodução sexual tipicamente consiste de liberação de ovos e espermas na água, com a fecundação acontecendo externamente.
Formas fósseis incluem os blastóides, edrioasteróides, e vários outros animais do Cambriano conhecidos como Helicoplacus, carpóides, Homalozoa, e eocrinóides como a Gogia.
Os Echinodermata são invertebrados exclusivamente marinhos, não possuindo representantes que habitem o meio terrestre ou dulcícola.
Ligações externas
http://siriguejo.webnode.com.br/animais/saiba-mais-sobre-os-equinodermos-exemplos-foto-caracteristicas-animais-marinhos-estrela-do-mar-um-dos-mais-conhecidos-equinodermos/
ENTRE NESSE LINK ACIMA E VC TERÁ UMA RESPOSTA ÓTIMA
MEREÇO OS DEZ PONTOS!
Caracteristicas gerais dos Equinodermatas;
1) Simetria geralmente radial e de cinco partes nos adultos; nas larvas a simetria é bilateral. Apresentam tres folhetos germinativos. A maioria dos órgãos é ciliada. Não possuem cabeça, cérebro ou segmentação.
2) A superficie do corpo tem cinco áreas radialmente simétricas, de onde se projetam os pés ambulacrários; alternando com estas há cinco interbúlacros (ou inter-rádios).
3) Corpo coberto com epiderme delicada sobre um endoesqueleto mesodérmico firme, de placas calcáreas móveis ou fixas, frequentemente com espinhos. Nas holotúrias a pele é coriácea e as placas são microscópicas.
4) o Sistema digestivo é simples, geralmente completos, alguns sem ânus.
5) O Sistema Circulatório (hemal) é radial,mas reduzido; o celoma é revestido com um peritônio ciliado, geralmente grande, seu líquido contém amebócitos livres; parte do celoma larval torna-se um sistema ambulacrário geralmente com muitos pés ambulacrários que servem para a locomoção, manuseio de alimento ou respiração.
6) Respiração por meio de brânquias diminutas ou pápulas que prostraem do celoma, pelos pés ambulacrários, Nas holotúrias a respiração se dá pelas árvores respiratórias cloacais.
7) Sistema nervoso com anel ao redor da boca e nervos radiais.
8) Sexos separados, externamente iguais; gônadas com ductos simples; ovos abundantes, geralmente fecundados no mar. As larvas são microscópicas, ciliadas, transparentes, e geralmente de natação livre, com metamorfose conspícua. Poucas espécies são vivíparas; algumas reproduzem-se também assexuadamente por autodivisão e muitas regeneram as partes perdidas prontamente.
Os Equinodermos compreendem:
as estrelas-do-mar (Classe Asteroidea)
os ofiúros (Classe Ofiuróidea)
os ouriços-do-mar e as bolachas-do-mar (Classe Equinóidea)
e as holotúreas (Classe Holoturiodea)
Todos vivem nas praias e no fundo do mar.
http://www.coladaweb.com/biologia/reinos/filo-echinodermata
http://www.infoescola.com/biologia/filo-echinodermata-equinodermos/