Hello,

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Welcome Back,

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Click on image to update the captcha.

You must login to ask a question.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Questions

  • 0
Anônimo(a)

Algumas perguntas sobre Presal ? O que é Presal ? QUal o beneficio de sua exploração ?

Fala galera , blz ? Gostaria de perguntar algumas coisas sobre o Presal para um trabalho de escola ! Poderiam me ajudar ?

Gostaria de saber o que é o Presal e qual a sua importância na economia ?

Gostaria de saber também qual o beneficio de sua exploração e como a descoberta repercutiu na midia internacional ?

Por favor , preciso disso para um trabalho de escola , quem me ajuda ficarei grato !

POOONTOS ! ;x

Fiquem com Deus té + !

You must login to add an answer.

1 Answer

  1. O Pré-Sal é um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal (principalmente halita e anidrita. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil (onshore e offshore) e de uma forma similar no Golfo do México e na costa Oeste africana. A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente. A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos chaga a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. Este sal foi depositado durante a abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e Africa) durante a fase de mar raso e de clima semi-árido/árido(1 a 7 M.a.).

    O termo Pré-Sal é uma definição geológica que significa que a camada foi depositada antes que o sal. Já o termo Sub-Sal, que também é uma definição geológica, significa que a rocha reservatório está abaixo do sal, não necessáriamente sendo uma camada mais antiga, pois devido o sal ser extremamente maleável, o mesmo pode ser movimentar criando “línguas” sobre uma camada mais jovem que ele. Este tipo de formação é conhecida como sal alóctone.

    Nas camadas rochas da camada pré-sal existentes no mundo, a primeira descoberta de reserva petrolífera ocorreu no litoral brasileiro, que passaram a ser conhecidas simplesmente como “petróleo do pré-sal” ou “pré-sal”. Estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal até o momento identificadas [1].

    Depois do anúncio da descoberta de reservas na escala de dezenas de bilhões de barris, em todo o mundo começaram processos de exploração em busca de petróleo abaixo das rochas de sal nas camadas profundas do subsolo marinho. Atualmente as principais áreas de exploração petrolífera com reservas potenciais ou prováveis já identificadas na faixa pré-sal estão no litoral do Atlântico Sul. Na porção sul-americana está a grande reserva do pré-sal no litoral do Brasil, enquanto, no lado africano, existem áreas pré-sal em processo de exploração (em busca de petróleo) e mapeamento de reservas possíveis no Congo (Brazzaville)[2] e no Gabão [3]. Além do Atlântico Sul, especificamente nas áreas atlânticas da América do Sul e da África, também existem camadas de rochas pré-sal sendo mapeadas à procura de petróleo no Golfo do México e no Mar Cáspio, na zona marítima pertencente ao Cazaquistão [4]. Nestes casos, foram a ousadia e o trabalho envolvendo geração de novas tecnologias de exploração, desenvolvidas pela Petrobrás, que acabaram sendo copiadas ou adaptadas e vêem sendo utilizadas por multinacionais para procurar petróleo em camadas do tipo pré-sal em formações geológicas parecidas em outros locais do mundo. Algumas das multinacionais petrolíferas que estão procurando petróleo em camadas do tipo pré-sal no mundo, aprenderam diretamente com a Petrobrás, nos campos em que exploram como sócias da Petrobrás no Brasil.

Related Questions