Gostaria de uma materia completa sobre plasticos. para quer serve depois de usado, onde guarda-los, ate onde eles podem ajudar no meio ambiente.E como previnir -los.
Anônimo(a)
Asked: 7 de novembro de 20092009-11-07T14:07:02-02:00 2009-11-07T14:07:02-02:00Combustíveis Alternativos
o que faço com os plásticos?
You must login to add an answer.
Não adquirir-los. Os plásticos deveriam sair de circulação, pois são irrecicláveis, no máximo decicláveis, o que significa que podem ser reaproveitados para produtos de qualidade inferior poucas vezes e depois se tornam lixo mesmo. Também a chamada reciclágem térmica é uma farça, pois ao máximo se pode aproveitar um terço da energia, os restantes dois terços se perdem no processamento. Fora disto não é possível reter por completo os produtos extremamente tóxicos dos gases resultantes da queima e ainda sobram pelo menos 5% de cinzas, também muito tóxicas.
E já durante sua vida útil liberam produtos semelhantes aos hormônios que contaminam alimentos e a água e quais são responsabilizados por diversos tipos de câncer, infertilidade e deformações genéticas.
a propaganda “saco é um saco”… foi um lance do governo pra incentivar o desuso dos sacos plasticos e utilização de bolsas/mochilas para substituição…
http://blog.mma.gov.br/sacolasplasticas/
vlw…
recicla
Não adquiridos seria a melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente e reciclar se posivel.
Em química e tecnologia, os plásticos são materiais orgânicos poliméricos sintéticos, de constituição macrocelular, dotada de grande maleabilidade (que apresentam a propriedade de adaptar-se em distintas formas), facilmente transformável mediante o emprego de calor e pressão, e que serve de matéria-prima para a fabricação dos mais variados objetos: vasos, toalhas, cortinas, bijuterias, carrocerias, roupas, sapatos.
A matéria-prima dos plásticos geralmente é o petróleo. Este é formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato de estes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los através de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.
A fração nafta é fornecida para as centrais químicas e petrodóicas, onde passa por uma série de processos, dando origem aos principais monômeros, como, por exemplo, a creolina.
São divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: termoplásticos e termorrígidos.
Os POLIMEROS podem ser reciclaveis e no processo podem ser acrescidos de fibras organicas e inorganicas. Para reciclagem é necessario separar os diversos tipos de plasticos, ex. PET só poderá gerar produto de PET, depois tritura-lo e lava-los, neste estado estará pronto para ser reutilizado em novo processo de estrusão.
abs
Por política sanitária, não podemos nos desfazer do saco plástico, pois a coleta de lixo urbano exige que o lixo doméstico seja embalado em sacos plásticos para ser recolhido.
Sacolas de supermercado podem ser usadas como tal.
Mas é interessante separar o lixo doméstico dos materiais recicláveis e por tipos.
Plásticos podem ser subdivididos em várias categorias: PET, PVC, PVA e tantos outros mais.
Separar latas de molho de ferro das de aluminio.
Separar vidros: copos quebrados, garrafas, potes e etc.
Papel e papelão separados das embalagens longa-vida.
Separando tudo isso, tem pessoas que recolhem o material para ser reciclado. Os famosos carroceiros.
Isto aumenta o nível de reciclagem, diminui a poluição e economiza energia, além de permitir o ganha pão dos carroceiros e das comunidades de reciclagem.
Com as garrafas pet, são possíveis fazer vazos, porta treco e etc. Mas o ideal, é não consumir esse materiais. Evite!
Procure comprar materiais já reciclados e que possam ser reaproveitados, como folhas sulfites por exemplo, existe o Reciclato Suzano que é 100% reciclado.