Quem se alimenta bem, tem mais energia para estudar, trabalhar, aprender, se divertir. Combine feijão e arroz
A análise dos elementos linguísticos que compõem o texto nos permite afirmar que:
a) o fato de o verbo “comer”, no início do cartaz, estar em sua forma imperativa confere à mensagem um tom categórico.
b) o recurso de isolar os dois segmentos que iniciam o cartaz por meio do ponto final foi utilizado para enfatizar cada um deles.
c) em “seu ritmo de vida”, o pronome se refere a qualquer leitor do texto, e tem a função de criar envolvimento.
d) no slogan “Feijão com arroz – é Brasil que dá gosto”, fica clara a intenção de se jogar com a polissemia da expressão “dá gosto”.
e) no trecho: “Combine feijão e arroz com os alimentos que você gosta”, a ausência da preposição “de” antes do pronome relativo revela a opção do autor por aproximar a linguagem do uso coloquial.
Entra nesse link, na pg 5 tem uma pergunta igual a sua e as respostas. Boa sorte!
http://www.motivofaz.com.br/arquivos/prova2010/PORTUGUES.pdf
A análise dos elementos linguísticos que compõem o
Texto 2 nos permite afirmar que:
0-0) o fato de o verbo ‘comer’, no início do cartaz,
estar em sua forma imperativa confere à
mensagem um tom categórico.
1-1) o recurso de isolar os dois segmentos que
iniciam o cartaz por meio do ponto final foi
utilizado para enfatizar cada um deles.
2-2) em “seu ritmo de vida”, o pronome se refere a
qualquer leitor do texto, e tem a função de criar
envolvimento.
3-3) no slogan “Feijão com arroz – é Brasil que dá
gosto”, fica clara a intenção de se jogar com a
polissemia da expressão “dá gosto”.
4-4) no trecho: “Combine feijão e arroz com os
alimentos que você gosta”, a ausência da
preposição “de” antes do pronome relativo
revela a opção do autor por aproximar a
linguagem do uso coloquial.
Respostas: VVVVV
Justificativa:
0-0) VERDADEIRA, pois, no início do cartaz, o fato
de o verbo ‘comer’ estar em sua forma imperativa,
de fato, confere à mensagem um tom categórico;
1-1) VERDADEIRA, porque o recurso de isolar os
dois segmentos que iniciam o cartaz por meio do
ponto final foi utilizado, realmente, para enfatizar
cada um deles;
2-2) VERDADEIRA, já que em “seu ritmo de vida”, o
pronome se refere a qualquer leitor do texto, e tem a
função de envolver esse leitor;
3-3) VERDADEIRA, pois, no slogan “Feijão com
arroz – é Brasil que dá gosto”, fica clara a intenção
de se jogar com a polissemia da expressão “dá
gosto”;
4-4) VERDADEIRA, uma vez que, se o autor
optasse pela forma recomendada pela norma
padrão formal (“de que você gosta”), se afastaria da
linguagem característica do público-alvo do texto.