o que é infarto e quais são os sintomas dessa doença?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
O sistema cardiovascular compreende o coração e os vasos sangüíneos que fazem sua irrigação. O sangue é bombeado para todo o corpo pelo coração através dos vasos sangüíneos.
As artérias que suprem de sangue o músculo cardíaco se chamam artérias coronárias.
Quando essas artérias são bloqueadas ou reduzidas, principalmente pelo colesterol, que está aderido às paredes da artéria, chega ao músculo cardíaco uma quantidade insuficiente de sangue, a qual produz lesão permanente no coração.
Sintomas de infarto: Dor aguda muito forte no meio do peito, de uma maneira súbita e com muita opressão. A dor pode irradiar-se até o pescoço, ao ombro, à parte interna do braço ou à parte superior do abdômen. Mas também ela pode ficar restrita à região central do peito.
Geralmente dura mais de dois minutos, quando se apresenta uma obstrução parcial e temporária da artéria coronária, bem como uma forte dor que se denomina angina do peito – apresenta-se na maioria das vezes depois de exercícios forte ou de um grande esforço físico.
A diferença entre um ataque do coração – infarto do miocárdio, e a angina do peito, é que no ataque do coração o dano ocasionado pela falta de irrigação sangüínea é permanente, ocasionando a necrose desta parte do músculo cardíaco. Já na angina do peito, o dano é temporário e reversível e a dor cessa em um ou dois minutos ao descansar.
Outros sintomas do infarto são: Suores, náusea, palidez, debilidade, palpitação, vômito, dificuldade respiratória, opressão no peito, sensação de que está acontecendo algo grave, ansiedade, zumbido nos ouvidos, incapacidade de falar…
Causa: A principal causa do ataque cardíaco é a arteriosclerose e a aterosclerose e essas, por sua vez, são produzidas por cigarro, hipertensão, obesidade, estresse, gorduras – colesterol e triglicerídeos e cálcio excessivo no sangue, vida sedentária, diabetes, herança genética e falta de exercícios – vida sedentária.
Tratamento preventivo:
Como prevenção , deve-se mudar o estilo de vida , na maioria dos caso:
– Fazer exercícios físicos diários.
– Alimentar-se corretamente.
– Evitar alimentos gordurosos.
Atitudes imediatas no caso de infarto:
– Identifique os sintomas de infarto.
– Sente ou recoste a pessoa, em posição que lhe permita respirar melhor.
– Tranquilize a pessoa.
– Providencie um translado para o hospital. Não permita recusa. – Se for possível solicite serviço especializado de translado – ambulância, resgate…
– Quando se está muito distante do hospital ou de um médico, o paciente deve ser acomadado imóvel, deitado por uma semana, sem realizar ativiade física ou fazer esforço.
Terapia natural:
– Arct Sea ou OmegaNew.
– Ran-Yu
– LecitinaNew ou Lecitina de Soja.
– AlhoNew ou Óleo de Alho.
– Aloe Vera Nectar – com Cranberry.
– Squalene
– DHA
ok
Meu bem é mta voisa+resumida e explicando td direitainho.
Vá nesse site:
Infarto Sem Dor: Sinais e Sintomas
Um estudo feito por pesquisadores em cerca de 1.600 hospitais americanos, concluiu que uma em cada três pessoas que sofre um ataque cardíaco não sente dor no peito. Em certos grupos de pacientes, como mulheres, diabéticos e idosos, a incidência do sintoma era significativamente menor. Segundo John Canto, coordenador da pesquisa, pouca gente conhece os outros indicativos de um infarto. O resultado é que o paciente demora mais para receber o tratamento correto e o atraso pode ser fatal. Segundo ele, quem não sente as dores corre duas vezes mais risco de morrer ao chegar ao ambulatório.
O infarto é a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco, cujas células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutrientes. Segundo Luiz Francisco Ávila, cardiologista do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, a interrupção do fluxo de sangue para o coração pode acontecer de várias maneiras. “A gordura vai se acumulando nas paredes das coronárias, as artérias que irrigam o próprio coração. Com o tempo, forma placas, impedindo que o sangue flua livremente. Assim, basta um espasmo (provocado pelo estresse) para que a passagem da circulação se feche”, diz o médico. Outra possibilidade ocorre quando a placa cresce tanto que obstrui completamente a passagem do sangue. Ou seja, o infarto pode acontecer por entupimento (quando as placas de gordura entopem completamente a artéria, o sangue não passa). Assim, as células no trecho que deixou de ser banhado pela circulação acabam morrendo.
Segundo o especialista, o principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago. “Em primeiro lugar, deve-se correr contra o relógio, procurando um atendimento imediato, pois a área do músculo morta cresce como uma bola de neve com o passar do tempo”, alerta Ávila.
Atenção para os sinais e sintomas de um possível ataque cardíaco:
1) uma pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora.
2) a dor espalha-se para os ombros, pescoço ou braços.
3) A dor no peito vem acompanhada de tonturas, suor, náusea, respiração curta ou falta de ar e sensação de plenitude gástrica.
Os médicos alertam que nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque. Algumas vezes podem ir e voltar.
O infarto é a falta de circulação em uma área do músculo cardíaco, cujas células morrem por ficarem sem receber sangue com oxigênio e nutriente.
Amigo,os principais sintomas são:
1) uma pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora.
2) a dor espalha-se para os ombros, pescoço ou braços.
3) A dor no peito vem acompanhada de tonturas, suor, náusea, respiração curta ou falta de ar e sensação de plenitude gástrica.
Infarto agudo do miocárdio (IAM) ou enfarte agudo do miocárdio, popularmente conhecido como ataque cardíaco, é um processo que pode levar à morte (necrose) de parte do músculo cardíaco por falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.
É causado pela redução do fluxo sangüíneo coronariano de magnitude e duração suficiente para não ser compensado pelas reservas orgânicas.
A causa habitual da morte celular é uma isquemia (deficiência de oxigênio) no músculo cardíaco, por oclusão de uma artéria coronária. A oclusão se dá em geral pela formação de um coágulo sobre uma área previamente comprometida por aterosclerose causando estreitamentos luminais de dimensões variadas.
O diagnóstico definitivo de um infarto depende da demonstração da morte celular. Este diagnóstico é feito de maneira indireta, por sintomas que a pessoa sente, por sinais de surgem em seu corpo, por alterações em um eletrocardiograma e por alterações de certas substâncias (marcadores de lesão miocárdica) no sangue.
O tratamento busca diminuir o tamanho do infarto e reduzir as complicações pós infarto. Envolve cuidados gerais como repouso, monitorização intensiva da evolução da doença, uso de medicações e procedimentos chamados invasivos, como angioplastia coronária e cirurgia cardíaca. O tratamento é diferente conforme a pessoa, já que áreas diferentes quando a localização e tamanho podem ser afetadas, e resposta de cada pessoa ao infarto ser particular.
O prognóstico, ou seja, a previsão de evolução, será tanto mais favorável quanto menor a área de infarto e mais precoce o seu tratamento.
O ATAQUE DO CORAÇÃO
Sinônimos e Nomes Populares
O termo dos médicos para ataque do coração é Infarto do Miocárdio. Enfarte do miocárdio, doença isquêmica do coração, obstrução das coronárias, crise cardíaca. No nosso meio, o termo mais usado é infarto.
O que é?
O infarto do miocárdio se dá quando o suprimento de sangue a uma parte do músculo cardíaco é reduzido ou cortado totalmente. Isso acontece quando uma artéria coronária está contraída ou obstruída, parcial ou totalmente.
Com a supressão total ou parcial da oferta de sangue ao músculo cardíaco, ele sofre uma injúria irreversível e, parando de funcionar, o que pode levar à morte súbita, morte tardia ou insuficiência cardíaca com conseqüências desde severas limitações da atividade física até a completa recuperação.
Meu marido morreu fez ontém 3 meses com 1 enfarte agudo do miocárdio.Veio da rua muito cansado, o que não era normal.Deitou-se para descansar 1 pouco,começou a transpirar muito,palidez.Pensei ao vê-lo esfregar o seu braço esquerdo que era 1 gesto vulgar, mas não,5 mts depois morreu, sem dar 1 ai.O socorro veio com prontidão,estiveram 40 mts a reanimá-lo,mas…
Andei a pesquizar e então é assim:
O Infarto ou Enfarte do Miocárdio acontece quando o fluxo sanguineo é interrompido súbitamente e ocorre então a morte de parte do tecido cardiaco,visto este não ser irrigado.Geralmente o que origina esta situação é a formação de 1 coágulo que interrompe o fluxo de sangue na arteria
Mal súbito causado pela falta de oxigenação no musculo cardiaco devido a entupimento ou obstrução parcial ou total de um dos vasos sanguineos queirrigam o coração. Sintomas mais comuns: cianose facial; sensação de ansiedade;taquicardia.
Basicamente infarto é o termo técnico que damos quando um tecido deixa de ser irrigado por sangue, ocorrendo então a necrose (morte) do mesmo; alguns sintomas que o paciente sente quando há infarto do miocárdio são: dores em região torácica podendo irradiar para dorso ou membro superior equerdo, dor epigástrica, vômitos, perda de consciência , etc. Abraços.
Infarto é um fenômeno patológico em que se produz zona de necrose conseqüente à hipóxia, na maioria dos casos por trombo(s) ou êmbolo(s); enfarto, enfarte.
Sintomas de infarto: Dor aguda muito forte no meio do peito, de uma maneira súbita e com muita opressão. A dor pode irradiar-se até o pescoço, ao ombro, à parte interna do braço ou à parte superior do abdômen. Mas também ela pode ficar restrita à região central do peito.
Geralmente dura mais de dois minutos, quando se apresenta uma obstrução parcial e temporária da artéria coronária, bem como uma forte dor que se denomina angina do peito – apresenta-se na maioria das vezes depois de exercícios forte ou de um grande esforço físico.
Outros sintomas do infarto são: Suores, náusea, palidez, debilidade, palpitação, vômito, dificuldade respiratória, opressão no peito, sensação de que está acontecendo algo grave, ansiedade, zumbido nos ouvidos, incapacidade de falar…
Sintomas de ataque cardíaco
• Incômoda sensação de pressão, aperto ou dor no peito que dure mais do que alguns minutos. Pode ser confundida com azia intensa
• Dor que talvez se irradie para o queixo, o pescoço, os ombros, os braços, os cotovelos ou a mão esquerda, ou que se manifeste apenas num desses pontos
• Dor prolongada no abdômen superior
• Falta de ar, tontura, desmaio, muita transpiração, ou suor frio
• Exaustão física, talvez semanas antes do ataque
• Náusea ou vômito
• Freqüentes ataques de angina, não provocados por esforço físico
Os sintomas podem variar de brandos a fortes, e nem todos ocorrem em cada ataque cardíaco. Mas, em caso de combinação desses sintomas, procure ajuda logo. No entanto, há casos sem sintomas; são chamados de ataques cardíacos silenciosos.
Medidas de sobrevivência
Se você, ou um conhecido seu, apresentar sintomas de ataque cardíaco:
• Reconheça os sintomas.
• Pare o que estiver fazendo, sente-se ou deite-se.
• Se os sintomas durarem mais de alguns minutos, telefone para uma unidade de emergência. Diga ao plantonista que há suspeita de ataque cardíaco e dê-lhe as informações necessárias para localizar você.
• Leve a vítima a um pronto-socorro você mesmo, se isto for mais rápido. Se a vítima é você, peça a alguém que o leve lá.
Enquanto espera pela equipe médica:
• Afrouxe a roupa apertada, incluindo cinto ou gravata. Coloque a vítima numa posição confortável, com travesseiros para apoiar a cabeça, se necessário.
• Fique calmo, seja você a vítima ou o socorrista. O nervosismo pode aumentar a probabilidade de arritmia, que pode ser fatal. A oração pode ter um forte efeito calmante.
Se a vítima aparentemente parou de respirar:
• Pergunte, em voz alta: “Está me ouvindo?” Se não houver resposta nem pulso, e se a vítima não respirar, comece a ressuscitação cardiopulmonar (RCP).
• Lembre-se dos três passos básicos da RCP:
1. Levante o queixo da vítima, para manter livre a passagem de ar.
2. Com a passagem de ar desobstruída, tape o nariz da vítima e sopre lentamente duas vezes para dentro da boca (respiração boca-a-boca) até elevar um pouco o nível do tórax.
3. Massageie 10 a 15 vezes no meio do tórax, entre os mamilos, para fazer sair o sangue do coração e do tórax. A cada 15 segundos, faça um ciclo de duas respirações boca-a-boca seguidas de 15 massagens, até que o pulso e a respiração retornem, ou chegue a equipe de socorro.