Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

A ditadura militar foi boa?

Bem já vi nessa categoria e em outras pessoas defender a ditadura e minha bisavó dizia que naquele tempo ia preso apenas baderneiro, mas meus professores de Historia, Georgrafia e Literatura dizem que foi horrível e que pessoas eram mortas e presas atoa.

a ditadura militar foi bom ou ruim pro brasil?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Foi EXCELENTE, para os militares e para os Puxa Sacos dos militares, que hoje se escondem dentro do DEM e PSDB.

  2. Foi totalmente ridícula. Mataram, torturaram, tomaram o poder e calaram a imprensa. Tudo isso por que queriam acabar com a famosa, e que se mantém até hoje, corrupção. Não resolveram nada, muito pelo contrário, apenas aumentaram. No final das contas, o nosso povo tão sofrido, ficou 21 anos ‘preso’ a um regime totalitário e sangrento, que faz com que pensemos que aquela droga JAMAIS deve voltar. Nos dias atuais, ainda se vê o espírito da Ditadura Militar presente em alguns políticos babacas que não tem noção do quão patético são. Pra eles, e pra ditadura, eu só tenho uma coisa a dizer, vão tomar no cú!

  3. Sua bisavó está certa. A ditadura militar só foi péssima para quem era baderneiro, subversivo, comunista e terrorista, ou seja, para os que não prestavam. Se os militares extrapolaram nas técnicas de repressão contra esta escória, deve-se entender que eles (os “vermelhinhos”) também exageraram no modo de reinvindicar suas idéias.
    Assim como muitos subversivos foram torturados, mortos e desaparecidos nesta época, muitos militares, civis e pessoas de bem sofreram atentados, mortes, sequestros, em nome de uma revolução armada e sem escolha de alvo específico. Quem estivesse na frente dos terroristas no momento de seus atos agressivos, seria eliminado sem dó nem piedade.
    Os abusos foram cometidos de ambas as partes. É errado culpar apenas uma delas.
    Naquela época, quem não se metia com ideologias violentas e levava a vida normalmente, não tinha problemas algum. Conheço inúmeras pessoas que passaram pela ditadura incólumes.
    Detalhe: Naquela época, não havia esta baderna que há hoje em dia, em termos de desrespeito às autoridades maiores (como o Presidente da Repúbluca que é “gozado” em todos os programas de TV). Também não havia esta permissão de se apresentar ao público toda a sorte de apologia ao que não presta, como há hoje em dia nas novelas e programas. E o mais importante feito da época: fecharam o Congresso Nacional, acabando com a mamata deste bando de vagabundos e pilantras que povoam as esferas políticas deste país.

  4. Não existe ditadura boa ou virtuosa. Só quem acredita nisto é o PT e os esquerdista que adoram as ditaduras de Cuba e da China. Para eles, ditadura boa é aquela em que eles mandam.

  5. Naquela época, o país teve um enorme desenvolvimento econômico, e a segurança pública, se comparada com a da fase “Nova República”, realmente era muito mais segura. O problema é que o golpe militar não devia durar, mas durou 🙁 Uma coisa que pouca gente sabe, é que o golpe começou a ser preparado em 1961, PORQUE em 1961 a guerrilha esquerdista já tinha começado a agir no Brasil.

  6. Chê, toda ditadura militar em qualquer país é ruim.
    Eu penso e repenso e não encontro nenhum ponto positivo para concordar com essa tomada de Poder à força.
    Os conservadores chamam de Revolução, eu chamo de Golpe Militar, pois destituir um presidente eleito legitimamente pelo povo e montar uma Junta, um triunvirato militar que o país não pediu é dose, chê.
    Este golpe foi financiado pelos EUA que temiam as idéias “comunistas” de Jango, como por exemplo, a Reforma Agrária.
    A ditadura não permitia eleições diretas, nomeava prefeitos, governadores e presidentes, chamados biônicos, e o povo tinha que se submeter ao que eles queriam e ao que os EUA achavam bom para o Brasil, naquela época, o quintal deles.
    A tortura de presos políticos tornou-se rotina em qualquer delegacia ou cadeia.
    Um tio meu foi preso e apanhou muito no Doi-Codi ou Casa da Vovó, como era chamada pelos policiais que lá trabalhavam.
    Vieram especialistas dos EUA para dar aula sobre tortura aos policiais brasileiros, e as cobaias eram os presos políticos, chê.
    Pessoas desapareciam sem nenhuma explicação, e quando os parentes iam às delegacias pedir notícias de desaparecidos eram recebidos com gozações e cinismo.
    O direito de expressão foi calado à força.
    A imprensa toda ficou sob censura, a ponto de jornais de grande circulação como a Folha,O Estadão publicarem receitas de bolo e outras idiotices em suas 1ªs páginas.
    Muitos morreram na tortura, e há famílias que até hoje não conseguiram saber onde estão os corpos de pessoas queridas.
    Por esse motivo, os estudantes, operários, profissionias liberais, líderes sindicais se agruparam em vários movimentos para resistência a esse regime autoritário.
    Entretanto a grande maioria da sociedade burguesa manteve-se alienada.
    Usava-se o slogan “Brasil: Ame-o ou Deixe-o”.
    Usava-se o futebol ,e canções como “Pra Frente Brasil” de Don e Ravel, 2 pelegos da ditadura, para hipnoitizar a massa, enquanto nos porões dos Doi-Codi de todo o Brasil os rebeldes urravam de dor, chezinho.
    Censura em filmes,teatro, certa vez, policiais truculentos invadiram um teatro em que Marília Pêra estava trabalhando e todos apanharam,
    baixaram o cacete nos atores, Maríla teve que fugir pelada pela rua.
    A truculência era rotina. Tiroteios e corpos mutilados e mortos em plena Praça da Sé e também no centrão do Rio de Janeiro, enfim em todo o país, chê.
    É um absurdo falarem que querem a volta da Ditadura. Esses que assim falam ou são pelegos ou são ignorantes, nada sabendo de nossa história recente.
    Saibas que há torturadores teclando aqui no YR, viste?
    Espero ter esclarecido alguma coisa, pois estudei muito esse período de nossa história recente e fico indignada quando percebo o quanto as pessoas são alienadas em relação aos Anos de Chumbo.

    Araguaia Guevara.

Perguntas Relacionadas