Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

A formação territorial do e.u.a?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. A independência e a formação territorial dos Estados Unidos
    Uma serie de imposições por parte dos britânicos, como a cobrança de pesados impostos para cobrir as despesas de guerra com os franceses no Canada, levou a realização, em 1975, do Primeiro Congresso Continental pela Independência dos Estados Unidos. Nesse congresso, George Washington foi escolhido como chefe das Forças Armadas e Thomas Jefferson, como redator da declaração de Independência, que se concretizou no Segundo Congresso Continental, em 4 de julho de 1776.

    Após a consolidação da independência, que custou oito anos de luta contra os britânicos, os Estados Unidos partiram para a expansão territorial no continente, dentro de uma clara postura imperialista.

    Entre os territórios anexados pelos norte-americanos no século XIX, destacam-se os que foram comprados da França (a Louisiana á 1803) e da Espanha (a Flórida a 1819) e os que foram conquistados do México, derrotado militarmente e obrigado a assinar o Tratado de Guadalupe Hidalgo em 1848, cedendo aos Estados Unidos os atuais estados da Califórnia, Nevada, Utah, Colorado, Arizona e Novo México.

    O processo de expansão territorial dos Estados Unidos, durante o qual os povos indígenas foram praticamente dizimados, foi apoiado, entre outros fatores, por um intenso fluxo imigratório e por idéias de cunho expansionista.

    O fluxo imigratório mais intenso ocorreu entre 1840 e 1900, quando cerda de 30 milhões de europeus chegaram aos Estados Unidos, fugindo das crises sociais geradas pela Revolução Industrial e atraídos pelos estímulos oferecidos aos imigrantes, como a distribuicão de lotes de terra a oeste do rio Mississipi.

    As idéias expansionistas estavam expressas sobretudo na Doutrina Monroe, elaborada pelo presidente James Monroe em 1823. nela, o governo dos Estados Unidos definia sua posição em relação a América diante da Europa, considerando uma hostilidade ao seu país qualquer interferência européia nos assuntos políticos dos novos paises recém-independentes da América espanhola. Essa ameaça, expressa na Doutrina Monroe, deixava claro as potencias européias que novas tentativas de recolonização seriam rechaçadas e que os destinos da América, a partir de então, seriam definidos pelos Estados Unidos, e não mais pelos europeus.

Perguntas Relacionadas