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Anônimo(a)

a historia da educação física depois de dom joão ! 10 pontos (POR FAVOR AJUDA :S:S:S:S)?

PRECISO MUITO DE AJUDA TEM UM TRABALHO PARA AMANHÃ DE MANHA E NÃO CONSIGO ACHAR , QUEM ACHAR (A MELHOR) GANHA 10 ´PONTOS ! OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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1 Answer

  1. Durante o período entre 1559-1759 embora não houvesse aulas de Educação Física, as atividades ligadas ao movimento corporal estiveram asseguradas por meio da prática da peteca, arco e flecha e das atividades recreativas às quais os jesuítas não se opunham.

    Após a expulsão dos jesuítas muito pouco se fez pela educação formal das crianças brasileiras.

    Em 1824 a Constituição do Império recomendou formalmente a escolarização para os filhos de proprietários, detentores de direitos políticos e civis. Nesse período verificou-se a prática da ginástica alemã de banheiro ou de quarto; exercitação possivelmente realizada de maneira autônoma com orientação dada aos cidadãos por meio dos instrutores de gimnástica que atuavam nas (poucas) escolas existentes no país.

    Em 1837 na cidade do Rio de Janeiro foi fundado o Imperial Colégio que veio a ser denominado Pedro II, no qual havia aulas que tratavam do movimento humano orientadas pelos padrões (europeus) vigentes. A pedagogia da educação física articulava-se à alimentação, ao vestuário, ao exercício corporal e a degenerescência física. Por falta de documentação, todavia, só se pode afirmar que as atividades de ginástica foram efetivamente praticadas a partir de 1841 com professores que tinham patentes militares. Então tais práticas eram recomendadas pelas revistas médicas e oferecidas nos diversos colégios e liceos da Europa, em decorrêncdia do efeito benéficos verificados nos corpos e almas dos alunos. Aos mestre de Educação Física, entretanto, não era concedido o título de professor devido à natureza prática da atividade.

    Em 1870 na Cidade do Rio de Janeiro, observou-se a obrigatoriedade da prática da ginástica nas (poucas) escolas primárias existentes. Dois métodos ginásticos são citados: o de quarto; realizada por alunos em sala de aula por entre as carteiras, composta por exercícios localizados visando melhoria da saúde e a ginástica alemã, (introduzida em 1852 para soldados), que objetivava o condicionamento físico dos alunos do sexo masculino, pela utilização de exercícios acrobáticos exigindo disciplina e certo grau de hipertrofia muscular.

    As indicações sobre a realização das aulas de ginástica se multiplicavam. Aqui e acolá se se observava a recomendação deste conteúdo aos escolares. No ano de 1852, na província do Amazonas, foi expedido um documento regulamentando a instrução pública primária, que juntamente com as matérias para o desenvolvimento moral, lê-se a indicação das práticas motoras orientadas:

    ”com a instrução primária, se dará também a educação física e moral, a saber; a educação constituirá em limpeza, exercícios e posições e maneiras do corpo, asseio e descências do vestuário, o mais simples e econômico possível, danças e exercícios ginásticos, ornicultura, passeios de instrução “.

    Para fomentar a prática da Educação Física e acompanhando os ditames da época, inúmeros decretos, leis e atos oficiais foram criados. O Decreto n. 8025 de 16 de março 1852 para os alunos das Escolas Normais determinava exercícios disciplinares, movimentos parciais e flexões, marchas, corridas, saltos, exercícios piríricos, equilíbrio e exercícios ginásticos.

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