Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

A loucura é uma especie de mito?

.

Antes de respoderem gostaria, se possível, que lessem o pequeno trecho abaixo

Existe um movimento chamado antipsiquiatria que insiste em que a loucura, doença mental, é um mito. Não é um fenômeno psicológico-individual ou fisiológico, é um fenômeno social, ou seja, um fenômeno produzido pela própria sociedade, que acredita poder doutrinar sobre a natureza da enfermidade mental e da loucura. Segundo Ronald Laing, um dos expoentes do movimento, a loucura, bem como os estados psicóticos ou esquizofrênicos, carecem de existência como fatos psicológicos, químicos ou neurofisiológicos. Daí resulta no entender de Laing que o usual diagnóstico de loucura seja um ato político e não um ditame psiquiátrico.

O que você pensa?

.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

4 Respostas

  1. Para mim toda a existencia humana é envolvidada em muitos mitos, no entanto a loucura é para mim é quando um ser humano tem uma super-carga de algo que ele não consegui assumir, enfrentar, lidar ou conviver, diante deste limite o cerebro cria uma área de negação, afastando o homem do mundo que ele já estava fugindo. É um rompimento brusco com a realidade.

  2. Penso que é 1 delírio de pessoas pouco
    avisadas em matéria de psiquiatria.
    A isso chama-se: mistura de depertamentos
    polítcos com assuntos psiquiátricos
    Bjssss.

  3. Mito não acho,ainda que muitas causas da “loucura” estejam por definir acho que a ciência está num bom caminho e de todo não é um fenômeno somente social.Acho que a apartir do momento que existe uma anormalidade psicótica que PODE ser tratada ou pode-se minimizar (estados esquizofrênicos por exemplo) por medicamentos deixa de ser um ato político ou uma moralidade,e verefica-se sim a existência de um transtorno mental que ainda que não possa ser curado pode ser contornado.Sei que sobre tudo se constroem estereótipos e que o que se denomina de “normalidade” é mt indefinido,talvez seja a nossa noção de diferenciação muito reduzida já que a sociedade contrói regras comportamentais que ditam o aceitável e inaceitável,e que é de interesse “social” a contenção de tanta diversidade e estando ciente do problema que a pessoa dita louca pode constituir para ela e para os outros,ainda que o diagnóstico seja tão diferencial de caso para caso ,sem querer ser demagoga e injusta acho que não é mito já que sendo um fenomeno psicológico-individual ou fisiológico existem medicamentos e várias formas de psicoterapia que ajudam muito.No ano passado fiz voluntariado numa instituação de preservação da saúde mental e falei com mt esquisofrenicos que diziam se sentir mt melhores com o tratamento,então para mim negar que existe algum transtorno dizer que é mito é um pouco irreal e não leva de maneira nenhuma a uma melhor reabilitação dessas pessoas,nem ajuda.

    Paz e amor.

Perguntas Relacionadas