Depois de passar meses dando pau num atraso das obras relativas à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016 – muito maior na exploração dela do que o real – a mídia com a Rede Globo à frente insurge-se, agora, contra a Medida Provisória (MP) aprovada na noite desta 4ª feira pela Câmara, que flexibiliza alguns pontos nas licitações a serem feitas para a realização destes empreendimentos.
A MP foi aprovada exatamente para agilizar estas obras. No caso específico, o governo precisa dispor de instrumentos que agilizem esse processo de concorrências e licitações, via de regra extremamente moroso.
A medida aprovada contém um dispositivo que determina que o governo deve mandar os dados financeiros sobre as obras aos órgãos de controle público como, por exemplo, os tribunais de contas. Este ponto, no entanto, não é destacado e é noticiado como se fosse o contrário, se o governo fosse ocultar as informações.
Francamente, querem mesmo é ver o circo pegar fogo. A aprovação da MP era mais do que ncessária. Do contrário, as obras não saem…
porque no lugar de ficarmos se preocupando SÓ com estadios da copa, deveriamos nos preocupar também em melhorar urgentemente a qualidade da educação (vide escolas e professores bem pagos e capacitados) da saude (novos equipamentos e medicos , além de medidas EFETIVAS para manter a ordem e socorrer primeiro os casos mais graves) da limpeza, higiene e saneamento das ruas (ou vc acha que os entrangeiros vão achar essa imundicie que está as ruas do nosso país linda?) da segurança (imagina os brasileiros metendo o pau em pessoas de outro país porque ganharam um jogo?) dos impostos altos sobre todo e qualquer produto e da organização e criação de um sistema efetivo contra o caos aéreo (não é só aumentar aeroporto, se não souberem organizar ele vai lotar do mesmo jeito).
e então champz? tá vendo como não é só estadio? depois da copa o estadio vai servir?…..! temos que aproveitar a situação e exigir que eles melhorem nosso país ao todo, pois a vida de luxo dos estrangeiros não está preparada para ver o caos do brasil… quando vc entender isso vc pode enviar uma nova pergunta, ok??
quem não deve não teme. o dinheiro que será gasto é do povo. e o povo tem que saber como está sendo sendo gasto. nós vivemos numa democracia.
Atuante petralha, há quanto tempo ficamos sabendo que sediaríamos a próxima copa? E por que só agora caiu a ficha de que o tempo está curto para concluir todas as obras? Quem não nasceu ontem, nem fuma baseado para ficar alienado de tudo sabe perfeitamente que se trata de mais um artifício encenado para facilitar a corrupção. Em outras palavras, direcionar as licitações para as empreiteiras “companheiras” a título de que a urgência não permitiria o cumprimento das exigências legais, empreiteiras essas que por sua vez pagarão gordas “comissões”, eufemizando o termo propina, e fiscalização que é bom nada. Como o povão na sua maioria é idiota mesmo e engole com facilidade as falácias petralhas, basta os bate-paus do partido cairem em campo com colocações como a sua para os bobos da corte acreditarem. Melhor exemplo do que aconteceu no Pan do Rio de Janeiro nã existe. Fora o discurso de promessas que não serão realizadas nunca, o que mudou de lá para cá? Petralhas nunca se preocupam com o ser e sim com o que parece ser.
Política
Sigilo para a bandalheira (Editorial)
O Estado de S.Paulo
Se fosse permitido brincar com coisa séria, poderia se dizer que o governo ganhou a final de um campeonato com um gol de mão, em impedimento, depois dos acréscimos.
É a comparação que ocorre diante da aprovação, tarde da noite de anteontem, do texto básico da Medida Provisória (MP) 527, que institui regras especiais para a realização de obras e serviços relacionados com a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Ou, no jargão oficial, o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). O texto afinal vitorioso foi apoiado por 272 deputados; outros 76 votaram contra e 3 se abstiveram.
Desde o ano passado, o Planalto vinha tentando driblar os dispositivos da Lei 8.666, que regulamenta as licitações oficiais, a pretexto de assegurar a modernização, a toque de caixa, da negligenciada infraestrutura nacional, para o País não passar vergonha nos dois maiores eventos esportivos do globo.
Na quinta tentativa de legislar sobre a matéria no bojo de outras propostas, o governo terminou por alojá-la na MP que trata da criação da Secretaria de Aviação Civil. A oposição insistiu, com bons motivos, para que o assunto fosse objeto de um projeto específico.
Mas, determinado a mostrar força e serviço depois da paralisia provocada pelo escândalo Palocci, o Planalto deu as costas à alternativa.
Já para a base aliada não faltaram concessões. É o caso da inclusão de aeroportos em capitais a 350 quilômetros de uma sede da Copa no novo regime de obras. Originalmente, o tratamento especial se restringia às cidades-sede. Além disso, esses municípios poderão tomar empréstimos até 2013 sem levar em conta seu limite de endividamento.
Mas isso ainda é detalhe perto das facilidades que compõem o RDC. A principal delas desobriga as empresas interessadas de apresentar o projeto básico da empreitada antes da licitação. A MP chama isso de “contratação integrada”. O nome mais adequado seria “contratação no escuro”.
Moisão, tira os óculos do Waldick Soriano.
A Copa no Brasil não é invenção do PT. Tiveram 7 anos para organizar o evento e não o fizeram. Agora, nos 40 minutos do segundo tempo, inventam uma MP para facilitar a corrupção.
A Copa vai sair superfaturada, tal como os Jogos do Pan em 2007, o qual Lula foi vaiado.
Quem nunca fez nada pelo esporte e crescimento do país tem mesmo é que criticar, que é a única coisa que sabem fazer.
já era para estar bem adiantada as obras do país para copa, mas como esses caras que estão no poder é isso que acontece, essas tranqueiras só tem competencia quando o assunto é desviar o dinheiro público.