Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

A plataforma p-51 extrai petróleo na bacia de Campos?

Tenho um trabalho pra fazer e essa é minha dúvida .
Agradeço.
Me ajudem por favor..

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. A P-51, primeira plataforma semissubmersível construída totalmente no Brasil, no Rio de Janeiro, começou a operar neste sábado, 24, às 21 horas, dando início à produção do poço MLS-99 do campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos. Instalada em lâmina d”água de 1.255 metros e a 150 km da costa de Macaé, a nova unidade tem capacidade para produzir até 180 mil barris de petróleo por dia e é considerada estratégica para a manutenção da autossuficiência brasileira em petróleo.

    A nova plataforma faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e gerou quatro mil empregos diretos e 12 mil indiretos, na sua construção. O investimento total nessa unidade de produção foi de aproximadamente US$ 1 bilhão. A construção ficou a cargo do consórcio FSTP (Keepel Fells Technip) e das empresas Nuovo Pignone (módulo de compressão de gás), Rolls Royce (módulo de geração de energia) e Nuclep (casco).

    Pelo alto conteúdo nacional, a nova plataforma é considerada um divisor de águas na retomada das atividades da indústria naval brasileira. Ainda durante a campanha à presidência, Lula, então candidato pelo PT, criticou duramente a decisão estratégica da Petrobras de importar praticamente 90% das plataformas utilizadas pela estatal. Em fevereiro de 2003, com o país já governado pelo presidente Lula, a Petrobras optou por suspender o processo de licitação da unidade, que já estava em andamento, para incluir no edital a obrigatoriedade de conteúdo nacional mínimo, que no caso da P-51 ficou acima de 70%. Foi uma decisão estratégica que abriu novos horizontes na história dos estaleiros brasileiros. Desde então, a exigência passou a ser feita em todas as licitações realizadas pela empresa.

    Outro destaque na sua construção foi a operação de deck mating (união da parte superior da plataforma ao casco) realizada em tempo recorde, no mês de abril de 2008. Essa foi a segunda vez que esse tipo de operação foi realizada no Brasil, reafirmando a alta capacitação da engenharia nacional.

    A P-51 tem capacidade para comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás e será fundamental para o aumento da oferta do produto ao mercado brasileiro. Ela integra o Plano de Antecipação da Produção de Gás Natural (Plangás), criado para reduzir a dependência externa desse combustível. Suas quatro turbinas têm condições de gerar 100MW de energia, o bastante para abastecer uma cidade de 300 mil habitantes.

    A nova unidade será interligada a 19 poços (dez produtores de óleo e gás e nove injetores de água) e a 85 dutos, que perfazem um total de 335km. Com 125 metros de comprimento, 110 metros de largura e 48 mil toneladas de peso total, pode acomodar até 200 pessoas.

    Dados da P-51:

    Comprimento: 125 metros
    Largura: 110 metros
    Peso total: 48.000 toneladas
    Acomodações: 200 pessoas
    Capacidade de injeção de água: 282.000 barris por dia
    Localização: ancorada em Marlim Sul, a uma profundidade de 1.255 metros e a 150 quilômetros da costa
    Poços: interligada a 19 poços – dez produtores de óleo e gás e nove injetores de água
    Capacidade de geração elétrica: 100 megawatts (energia suficiente para iluminar uma cidade de 300.000 habitantes)

Perguntas Relacionadas