Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Adoção no Brasil; por que do RACISMO ¿?

Por que no Brasil, até para adotar crianças há preconceitos raciais ¿ Isso é fato comprovado em pesquisa; os Brasileiros preferem adotar crianças brancas às negras. Enquanto as negras são em sua maioria adotadas por extrangeiros. Como pode acontecer uma coisa dessa, num país de maioria negra e que nossos brancos de brancos nada tem¿
Katte, até compreendi sua resposta e concordo com parte dela. Mas a cor diferente dos pais, são coisas que acontecem na vida real.Eu sou negra e meu filho é branco, por conta do pai biológico.Tem casos de casais brancos com filhos negros, por conta dos avós.E esconder a verdade da criança, acho q não é interessante.Isso, quando a verdade é descoberta,traumatiza mais que,algumas brincadeiras e perguntas.
MOHAMED ATTA , gostei de sua resposta.Até você me colocar no meio do movimento negro. Nem desse tipo de movimento eu gosto, como não gosto de muitos por aí.
Sei não sou burra, e sei (apenas não citei em minha pergunta) os brancos do sul, sul do país. (peço-lhe desculpa). Mas quando falo em maioria negra, quero dizer que pelo menos 5% do seu sangue corre sangue africano sim.Por um único motivo.Em parte do Sul pra cima… todo mundo é uma mistura só, você que esclarecido é, sabe que fomos colonizados por Portugueses, Tínhamos os Índios e vieram os negros da África, claro sem falar de outros povos. Mas o Brasil em sua maioria é composto por essa mistura entre outras. Porém como disse no começo sua resposta foi muito valorosa para mim e vou atrás de claro, confirmar suas afirmações para meu aprendizado também.
Agradecida, Ana Carvalho.
Newton

Amei sua resposta. Acho que minha pergunta vem me esclarecendo muitas questões em minha cabeça.

Muito obrigada pela resposta.

Ana carvalho.

Ps: concordo com você em gênero, número e grau quando falar que somos um pouco de cada raça (apesar de que não gosto da palavra raça.. Mas vc entendeu).
Graciela Nunes .
Eu juro a você, odeio quando me chama de morena, moreninha ou coisa parecida.Sou NEGRA e de boa. Também não gosto da coisa Afro-descendente pelo amor de Deus. Ser chamada de negra não é ofensaaaaa!!!!!

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

16 Respostas

  1. Brasileiros querem coisas diferentes (brancos)e estrangeiros também (negros),então. xP

  2. pois eh, pra vc ver como somos. talvez achem q adotando um branco ficarao mais brancos.

  3. Porque existem o preconceito Racial de diversos jeitos.

    Se vc prestar a maioria dos jogadores de futebol negros preferem mulheres brancas do que negras é só olhar Ronaldinho,Adriano e etc….

  4. vc esta generalizando as pessoas, como pessoas estrangeira sao mais brancas, elas preferem crianças negras pq parecem q nao sao racistas ou simplesmente pra “chamar atençao”, da msma forma os brasileiros, sem dizer q o racismo eh algo primitivo mas esta mto presente nas pessoas

  5. A maioria dos que têm condições de adotar não são negros e há essa tendência de se buscar uma criança semelhante aos pais, mas isso não deveria ser regra.

  6. Não posso negar q haja preconceito. Mas tem q se levar em conta o perfil das pessoas que querem adotar. A maioria é branca (ou parda). E é natural q queiram crianças “mais parecidas” com eles.

    Muitos pais adotivos não contam para seus filhos q eles não são seus pais naturais. E isso não poderia acontecer se a cor da pele for diferente.

    E tb tem o preconceito de outras pessoas com a criança. Muitas crianças ficam traumatizadas.

  7. Porque a maioria das pessoas que adota uma criança quer um filho parecido com eles Os brancos preferem filhos brancos e os negros preferem filhos negros.
    Talvez para evitar expor a criança à perguntas inevitáveis sobre o filho ser adotado, já que é diferente. E se o casal tiver filhos naturais, a criança de cor diferente poderá sentir-se excluída por ser adotada.
    Creio que essa escolha não é tanto racista mas uma espécie de proteção à criança.

    Sobre adoção de filhos de cor diferente, acho que é mais comum um casal branco adotar um filho negro do que um casal negro adotar um filho branco.

  8. NÃO É RACISMO; É APENAS A BUSCA PELO QUE TEM MAIS VALOR, OU SEJA, QUE É MENOS COMUM/MEDIANO/MEDÍOCRE

    EXISTE UMA CLARA RELAÇÃO ENTRE A QUANTIDADE E O VALOR; OU SEJA, QUANTO MAIS SE TEM ALGO, MENOS ELE PASSA A VALER E QUANTO MAIS RARO ALGO, MAIS ELE TENDE A VALER!!

    E ESTA LEI É UNIVERSAL; É POR ISSO MESMO QUE OS GRINGOS PREFEREM ADOTAR ESCUROS, POR QUE NOS PAÍSES DELES AS CRIANÇAS BRANCAS SÃO MAIS COMUNS

    JÁ AQUI É O CONTRARIO, O NEGRO TEM MENOS VALOR DEVIDO A SUA EXCESSIVA QUANTIDADE

    país de maioria negra e que nossos brancos de brancos nada tem

    AQUI VC ERROU EM 2 PONTOS PRINCIPAIS E A PRIMEIRA RESPOSTA SINTETIZOU TUDO O QUE EU DISSE!!

    O SERGIO PENA JA DEMONSTROU GENETICAMENTE QUE O BRASIL NÃO TEM MAIORIA NEGRA NOS GENES, MAS SIM MAIORIA BRANCA POR PARTE MASCULINA(98%) E MAIORIA EURO-AMERINDIA POR PARTE FEMININA(MAIS DE 2/3)!!

    OUTRA: VC QUER MESMO DIZER QUE OS BRANCOS DO SUL E QUE AQUELAS COLONIAS TODAS NÃO SÃO BRANCAS??

    PERAÍ NÉ??

  9. Amiga sou descentente de quase tudo que raça, por esse motivo não sou branco nem indio , nem afro , sou todas as raças quase. Então na minha opiniao acho que vc esta errada, nao vejo racismo em pessoas quererem adotar crianças brancas, sao motivações diferentes.

    No brasil quando se adota filhos, os futuros pais procuram uma criança que seja semelhante a eles, é natural querer que seu filho seja parecido com vc. Pais negros vao preferir crianças negras, pais brancos vao preferir crianças brancas na maioria dos casos. Na minoria por admirar uma certa raça pode ser que procure adotoar o contrario. Isso em se pensando Brasil.

    Ja nos outros paises a motivação é diferente, principalmente nos desenvolvidos, eles pensam tambem em outros fatores como o fator social muito mais que nos. Pensam tambem em ajudar crianças carentes e excluidas por fatores raciais e chegam a adota-los, não por racismo, mas pela cultura deles mesmo.

    Acho que existem muitas formas de racismo mesmo amiga, mas nao vejo nessa questao que vc perguntou racismo nenhum .

    Vou te citar um exemplo, por muito tempo no brasil quando uma criança queria ter uma boneca pra brincar seus pais soh tinham a opção de combrar bonecas brancas. Nao existia outra opção. Ai o principio de vc procurar um filho igual ou semelhante a vc ficara totalmente prejudicado para as crianças negras. Isso pra mim é racismo. Hoje existe a opção. Minha opinião.

    [ ]’s

    Newton

  10. Diz-se, à boca miúda que no Brasil há democracia racial. Nada seria mais falso do que essa afirmação.
    Em uma entrevista realizada pelo data folha, 43% dos entrevistados se autodenominam ”morenos”. apenas 6% se considera pardos. ”Moreno é a cor do Brasil, ninguém gosta de ser chamado de neguinho ou branquinho” sintetiza Ézio San, vocalista do ex grupo de pagode Os morenos.
    então como podemos ver nesta entrevista que o grupo tem preconceito consigo mesmo. agora eu fico me perguntando, Até quando isso vai durar?!!!
    aonde iremos chegar com isso.
    eu acho que a lei precisa se impor a isse tipo de atitude.

  11. É PQ EXISTEM AINDA PESSOAS PRECONCEITUOSAS E NÃO É SÓ COM NEGROS,É COM POBRE,GORDO,FEIO E PORAÍ VAI..
    FALTA DE CULTURA ESSE POVO NÃO TEM.
    POIS OLHA MEU MARIDO É NEGRO E EU O AMO MUITO E NÃO TENHO PRECONCEITO COM NINGUÉM,SABE PQ?

    SOMOS TODOS IGUAIS DIANTE DOS OLHOS DE DEUS….

  12. O amor, está dentro de cada um de nós. Tem pessoas que nâo vê a cor, e sim quando o sentimento bate por alguém. Tentar explicar o porquê da razão de cada um, é tentar entrar no seu íntimo, e jamais vamos compreender o ser humano, ppois cada um tem sua maneira de agir e pensar. Moro na europa, e as vezes penso que os estrangeiros adotam um pretinho ou uma pretinha pra se mostrar, pra econder um racismo que existe, e que eles no fundo não querem demonstrar. Outros, sâo casados com pretos que de branco só teem os dentes. aí, até acho que é amor. Mais essa coisa de adotar preto na europa, me deixa com um pé atrás, mais não estou aqui pra julgar o sentimento das pessoas, pois acredito que eles nâo vão adotar um pretinho, como se compra um cachorro. Pois tbém já pensei essa besteira. Pois é… não vou julgar.Deus é quem sabe dos sentimentos de cada um. Só digo que: tanto aqui, como no Brasil, existe preconceito. Tenho dois filhos. Um é moreno e o outro clarinho, e sinto a diferenca quando as pesssoas olham para eles. O moreno sofre mais racismo que o outro… entâo!?… racismo existe, em toda a parte!!! que pena que no Brasil tbém!!

  13. Preconceito racial básico.

    Roberto Freire já dizia que o preconceito racial no Brasil tem uma característica diferente de outros países – mas nem por isso menos cruel – que é a possibilidade de “branqueamento”. Ou seja: a medida que um negro tem filhos com uma branca, garante que seus filhos serão “menos negros” que ele, e assim sofram menos preconceito. Isso ainda é reflexo da política eugenista, cujos objetivos na prática eram a eliminação dos negros via miscigenação, supondo que o “sangue branco” seria mais “forte” e “venceria” o “sangue negro”, diluindo-o até a inexistência.

    E assim, um filho branco “vale mais” que um filho negro.

    E isso se reflete também nos pedidos de adoção.

    Até mesmo os casais negros preferem adotar crianças brancas, ou pelo menos mais claras que eles.

    Cruel? Com toda a certeza.

    Quer saber o pior? Há juizes (eu disse JUIZES) que recusam pedidos de casais brancos que queiram adotar crianças negras, alegando que se trata de “adoção por piedade” ou que a criança seria “alvo de preconceito”.

    Isso sim é revoltante.

  14. Ana, o mundo pode ser um lugar cruel…
    Sou filha de pai europeu e mãe mulata. Tenho muito orgulho da mistura que corre nas minhas veias!
    Queria adotar queria um menino negro, mas sofri muita pressão para abandonar a idéia. Fui alertada que acabaria invocando a Afonso Arinos todos os dias da minha vida e que isso não era a maternidade.
    Como sofri discriminação na própria pele, acabei mudando de idéia: as pessoas que me alertaram (trabalham no sistema) me disseram que há chances melhores de sucesso na adoção quando as criança se “parece com” os pais adotivos…
    Vivemos numa sociedade tão hipócrita!
    Pode me chamar de fraca, influenciável, mas teria um ataque se meu filho fosse discriminado, choraria para o resto de minha vida!
    Até minha sogra é racista! Ela não é exatamente minha pessoa favorita, nem constitui um “exemplo de pessoa”, muito menos é uma habitué da minha casa…. Mas cortar laços com membros da família, sem a criança entender as razões… Não quero viver com a foice na mão.
    Me lembro de uma chefe, uma mulher negra muito bem sucedida, me contando como era difícil sua batalha diária para as pessoas a enxergarem além da cor…. Seu filhos frequentaram um dos melhores colégios de São Paulo, eram os ÚNICOS negros na escola toda… Ela dizia que percebia que as pessoas “a engoliam a seco”, pois o que fazer com a “neguinha bem vestida, educada, que chegava dirigindo um carrão”? Nem por isso ela deixava de passar por situações vexatórias…
    Eu só quero ser mãe, não quero reescrever a Lei Áurea todos os dias… Mas, da mesma forma que fui educada a respeitar o ser humano, farei o mesmo pelo meu filho.
    Super abraço!

  15. Infelizmente as pessoas se preocupam mais com a aparência do que com a essência da pessoa.Um filho é uma dádiva de Deus e se a pessoa não consegue gerar seu próprio devia estar mais interessada na criança no seu propósito de ter um filho independente de sua cor ou sexo.
    As pessoas ainda são arcaicas no seu conceitos, hj vivemos em um mundo moderno que a cor da pele é o que menos interessa ou deveria não interessar.
    “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra.” Bob Marley.
    Beijos ♥

Perguntas Relacionadas