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Anônimo(a)

Advogado online,como eu devo agir a respeito do meu direito de consumidor?é caso de procom?

minha mãe deixou meu anel de formatura numa loja que reforma pois ele foi quebrado,e o concerto demoraria 15 dias,a dona da loja não deu nenhum comprovante passado os 15 dias minha mãe foi busca-ló simplismente mandaram um anel errado e maior do que o meu,eu ja começei a mim irritar,foi devolvido ela mandou outro esse era menor,e nisso a dona da loja simplismente misturou varios aneis q estava para ser concertado e não sabia qual era o meu o meu era quilates 16 e reforçado,ai eu fui procura se ja tinha chegado a dona disse que não ai eu contei a historia toda ela disse q se possivel me daria um novo e começou com queixo de vendedora,ai falei que queira um igualemte o meu que não era justo eu pagar um carop e bom e receber um ruim mas so q ela estava me confundindo com meu irmao q a 2 anos comprou um anel la tmb,e veio misturando as coisas dizendo que eu tinha comprado lá e não sei oque ai eu expliquie q havia um equivoco e mostrei o comprovanvte da outra loja q eu comprei e exigir um comprovante delá ela me deu assinado no pedaço de papel eu neim esquentei pq qualquer coisa era so fazzer um exam,e grafotecnico,e eu nao sabia q ela tava me confundido com meu irmao depos minha irma foi la e esclareceu tudo,ai nesse vuquo vuquo se passou mas de 3 mese,e minha mae foi busca o anel simplismente veio um feinho sem reforço sem nada totalmente diferente e inferioor ao meu e ainda o lugar q era para consetar veio feio arrinado eu gostaria de saber se depos disso tudo eu posso registrar uma queixa no procom o que deceo fazer…a loja ja começou errando quando misturou a minha mercadoria com a dos outros cliente sem identiicação.me orientar ai galera

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1 Resposta

  1. Meu caro, Cowboy.
    Pelo seu relato, verifico que vc ainda está com sorte.
    Simplesmente, sua mãe, deixou de exigir o essencial, ou seja o RECIBO de entrega da jóia para conserto; a loja se quiser poderá alegar que vc não deixou anel algum, para consertar e se vc insiste apresente o recibo….
    Há uma máxima em latim, que diz “Dormientibus non sucurrit jus”, traduzindo: – O direito não socorre os que dormem, ou negligenciam em seu uso ou defesa.
    Portanto, a prova documental da entrega do anel, vc não tem, embora, poderá ser suprida com testemunhas e etc
    Então, use a cabeça, argumentando que vc e sua família são clientes da loja e que deseja resolver amigavelmente, sem procon, sem polícia ou justiça, para satisfação das partes, pois creio, que a dona do estabelecimento pode acordar com vc, dando-lhe outro semelhante, na medida e no material, para manter a satisfação do cliente e preservar a sua família como cliente.
    Ao reler novamente sua pergunta, verifiquei que vc conseguiu um papel assinado referindo-se ao seu anel.
    Mas, na minha opinião, vá tranquilo com diplomacia tentar socorrer-se num acordo e caso não consiga, junte tudo que houver por escrito e nome e endereço de duas testemunhas( que viu o caso ou que ouviu dizer por vc sobre o fato). Em seguida dirija-se a secretaria de um Juizado Especial Cível e relate ao técnico judiciário o caso, que de acordo com o Parágrafo § 3º do Art.14 da Lei 9.099/95, reduzirá seu pedido oral a escrito processando o pedido e já marcando a data da audiência de Conciliação.
    Este é meu parecer para sua pergunta. Tenha boa sorte!

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