Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Ainda é viável uma criação de codornas?

Tenho uma pequena chácara e gostaria de fazer alguma coisa que me desse algum lucro. Pensei em criação de codornas, o que vcs acham?
Oi Matheus, burro é vc se ainda não sabe que existem muitos, mas muitos criadores de codorna. E vc além de burro é um grosso, como muitos do yahoo respostas. Fica quieto no seu canto quando não souber o assunto onde está metendo o bedelho.
Oi Moçambique. A criação de codornas não é proibida pelo IBAMA, pois ela não é uma ave nativa, senão, de onde viriam todos aqueles ovinhos que são vendidos nos supermerdados? Ok? Mas mesmo assim muito obrigada.

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Eu tenho 6, se você souber onde encontrar os interessados a comprar sim,porque para vender pra mercado grande tem que ter selo,marca registra de outras coisas

  2. A maior vantagem da criação de codorninhas é a rapidez com que o investimento retorna. Essas aves, que não devem ser confundidas com a codorna do campo, ave silvestre brasileira de tamanho maior, crescem e se reproduzem em 45/50 dias e com 5 ou 6 semanas de vida estão prontas para abate. Além disso, precisam de muito pouco espaço: na área ocupada por uma só galinha podem ser criadas 42 codornas. Supondo-se que esse plantel seja composto de 21 fêmeas e 21 machos, ele produzirá, diariamente, 21 ovos com 10 a 12 gramas cada um, o que equivale a 5 ovos de galinhas.

    O preço de comercialização dos ovos e da carne oscila muito em função dos custos da ração e dos produtos veterinários, mas, em qualquer situação, é sempre melhor que o do frango.

    Manejo – Um galpão de alvenaria, com 16m2 e 3 metros de altura abriga 2.000 codornas. O forro desta construção pode ser tábua, as paredes devem ser caiadas e o chão de barro, tijolos ou cimento. As aves ficam acomodadas em gaiolas de arame com 1 metro de comprimento, 30cm de profundidade e largura. cada uma dessas gaiolas comporta 18 fêmeas. Como as codorninhas botam no chão, é importante que o piso tenha ligeira inclinação na direção de uma calha forrada de serragem para a coleta dos ovos.

    A temperatura do ambiente deve girar entre 18 a 19 graus.

    Reprodução – Após o 21o. dia, o macho tem plumagem do peito lisa, enquanto nas fêmeas surgem pintas da cor-de-chumbo e pretas. Além disso, quando adulto, o macho chega a pesar de 70 a 100 gramas; as fêmeas de 70 a 80 gramas.

    O acasalamento pode ocorrer durante o ano inteiro e se dá na proporção de 1 macho para cinco fêmeas. O macho deve ficar 12 horas com a fêmea; depois é isolado 24 horas, para, em seguida, se acasalar com outras fêmeas. É aconselhável que as fêmeas já fertilizadas fiquem distantes dos machos, pois as suas “cantadas” insistentes estressam as aves e acabam prejudicando a sua produção.

    Os ovos devem ser armazenados a uma temperatura entre 10 e 16 graus e com umidade relativa entre 75 e 80%, por um período máximo de 12 dias. A incubação dura 16 dias.

    A ração é a mesma de galinhas, devendo-se acrescentar um pouco de verdura. A vacinação contra doenças próprias das aves é necessária, bem com a sua proteção contra umidade, ventos e excesso de ruídos. Elas são sensíveis.

  3. O ovo de codorna apresenta boa aceitação no brasil , visto que ha mais de trinta anos os brasileiros conhecem o produto. Seu índice de consumo foi aumentado nos últimos anos devidos alteração dos hábitos alimentares do brasileiros, A carne de codorna por sua vez ainda é considerada exótica, com uma reduzida oferta no mercado. Sua aceitação é boa, porem falta um trabalho de divulgação por parte de produtores e das empresas para incentivar o seu consumo.Como a produção é ainda é pequena, o preço pago pelo consumidor se torna elevado. O consumo poderá ser aumentado a medida que aumentarem o números criadores e isto vai depender da disponibilidade da linhagem de codornas especializadas para cortes, além de ampla divulgação das qualidades da carne de codornas para os consumidores.Certamente hoje podemos incluir a coturnicultura como um ramo de avicultura industrial.Os pequenos produtores de codornas ainda são beneficiados por poderem comercializar seus produtos diretamente com supermercados e verduroes sem a presença de intermediarios.Desejo boa sorte para vc.

Perguntas Relacionadas