Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Ajuda sobre sistema auditivo?

Estou precisando de ajuda para responder essas perguntas

Qual a vantagem de o pavilhão auditivo ter a forma de concha?

Onde se apoiá o estribo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Boa noite,

    Para compreender como se processa a audição, é necessário algumas considerações sobre
    Orelha: Externa, Média e Interna

    A orelha , o órgão da audição e do equilíbrio, é formado pela orelha externa, pela média e pela interna. A orelha externa capta as ondas sonoras, que a orelha média se encarrega de converter em energia mecânica. A orelha interna converte a energia mecânica em impulsos nervosos, que em seguida são levados até ao cérebro. A orelha média ajuda a manter o equilíbrio.
    Orelha externa
    A orelha externa é formada pela parte externa da orelha (pavilhão da orelha) e pelo canal auditivo (canal auditivo externo). A orelha, formada por uma cartilagem coberta de pele, é rígida mas flexível. Os sons captados pela orelha entram pelo canal auditivo e chegam ao tímpano, uma membrana delgada coberta de pele, que separa a orelha externa da orelha média.
    Orelha média
    A orelha média é formada pelo tímpano (membrana do tímpano) e por uma pequena câmara cheia de ar que contém uma cadeia de três pequenos ossos (ossículos) que ligam o tímpano a orelha interna. Os nomes dos ossículos correspondem à sua forma: o martelo, que está ligado ao tímpano; a bigorna, que liga o martelo ao estribo, e o estribo, que está ligado à janela oval, localizada na entrada da orelha interna. As vibrações do tímpano são amplificadas mecanicamente pelos ossículos e transmitidas à janela oval.
    A orelha média também inclui dois diminutos músculos. O tensor do tímpano, que está ligado ao martelo, mantém o tímpano tenso; o músculo estapediano, que está ligado ao estribo, estabiliza a conexão entre o estribo e a janela oval. Como reação ao ruído intenso, o músculo estapediano contrai-se, proporcionando maior rigidez aos ossículos para que o som transmitido seja menos forte. Esta reação, chamada reflexo acústico, ajuda a proteger o delicada orelha média do dano que o ruído lhe pode provocar.
    A trompa de Eustáquio, um pequeno tubo que liga a orelha média com a parte posterior do nariz, permite que o ar do exterior entre na orelha média. Este tubo, que se abre quando engolimos, ajuda a manter uma mesma pressão atmosférica em ambos os lados do tímpano, um fator importante para se ouvir com normalidade e não sentir incomodo. É por isso que o ato de engolir pode aliviar a pressão que uma repentina queda da pressão atmosférica provoca sobre o tímpano, como costuma acontecer quando se viaja de avião. A conexão da trompa de Eustáquio com a orelha média explica porque é que as infecções respiratórias superiores (como uma constipação comum), que inflamam e entopem a trompa de Eustáquio, podem provocar infecções na orelha média ou aumentar a pressão na referida parte da orelha, o que provoca dor.
    Orelha interna
    A orelha interna (labirinto) é uma complexa estrutura que consta de duas partes: o caracol (ou cóclea), o órgão da audição, e os canais semicirculares, o órgão do equilíbrio.
    O caracol, um tubo oco em espiral com forma de caracol, contém um líquido espesso e o órgão de Corti, formado por milhares de células minúsculas (células ciliadas) com pequenos prolongamentos semelhantes a pêlos, que se estendem até ao líquido. As vibrações sonoras, transmitidas dos ossículos da orelha média à janela oval da orelha interna, fazem vibrar o fluido e as projeções (filamentos semelhantes às pestanas). As diferentes células ciliadas reagem a diferentes frequências do som e convertem-nas em impulsos nervosos. Os impulsos nervosos são transmitidos através das fibras do nervo auditivo, que as transportam até ao cérebro.
    Apesar do efeito protetor do reflexo acústico, o ruído intenso pode danificar as células ciliadas. Quando uma destas células é destruída, aparentemente não volta a crescer. A exposição contínua a ruídos intensos provoca um dano progressivo e uma perda da audição.
    Os canais semicirculares, que ajudam a manter o equilíbrio, são três tubos cheios de líquido colocados em ângulo reto entre si. Qualquer movimento da cabeça faz com que o fluido dos canais se mova. Conforme a direção em que a cabeça se move, assim o movimento do fluido pode ser maior num dos canais do que nos outros. Os canais contêm células ciliadas que reagem ao movimento do líquido. As células ciliadas iniciam os impulsos nervosos que indicam ao cérebro em que direção se está a mover a cabeça e, como consequência, realiza-se a ação apropriada para manter o equilíbrio.
    Se os canais semicirculares se inflamarem, como sucede numa infecção da orelha média ou na gripe, a pessoa pode perder a noção do equilíbrio e ter vertigens (sensação de girar).

    Mais informações você pode obter em nosso site http://www.audithus.com.br na secão CANAL AUDITHUS onde temos mais de 400 notícias, artigos, curiosidades sobre audição e deficiência auditiva

    um grande abraço

Perguntas Relacionadas