Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Ajuda urgente análise do filme o homem elefante relacionado aos textos de José Martins de Souza?

Ajuda urgente análise do filme o homem elefante relacionado aos textos de José Martins de Souza?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Oi!
    Enredo

    Baseado em manuscritos do dr. Frederick Treves (“O Homem-Elefante e outras reminiscências” de Sir Frederick Treves e, em parte, no “Estudo da Dignidade Humana” de Ashley Montagu), o anatomista que o descobriu em um circo de aberrações e o internou em um hospital, vivido nas telas pelo premiado Anthony Hopkins (de “O Silêncio dos Inocentes”), traz John Hurt no papel principal e Anne Bancroft, como a Sra. Kendal, outro importante personagem na vida de Merrick.

    Na trágica história Merrick foi descoberto pelo doutor Treves sendo exibido como aberração num circo na Londres vitoriana, onde se alimenta apenas de batatas e é seguidamente espancado. Era apresentado como “a versão mais degradante do ser humano”, e causava repulsa em todos que encaravam aquele corpo humano 90% deformado por uma doença de nascença que só foi diagnosticada oficialmente como “Síndrome de Proteus” em 1996, após exames no esqueleto de John Merrick (um caso grave de neurofibromatose múltipla).

    Olha quantas obras do escritor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Souza_Martins
    Você deveria ter colocado o texto!

    Resumo do Filme

    O Homem Elefante

    Baseado numa história verídica, este filme realizado por David Lynch em 1980 relata a história de John Merrick (John Hurt), um inglês da época oitocentista afectado por uma doença congénita, a neurofibromatose múltipla, que se traduz numa cabeça com enormes proporções, desfigurando-o por completo e obrigando-o a andar em público com um saco a cobrir a cabeça. Exibido numa feira de horrores, é alcunhado de “Homem Elefante” por Bytes (Freddie Jones), dono da feira, que alega ao público que um elefante atacou a mãe de Merrick durante a sua gravidez. Em 1884, o jovem médico Frederick Treves (Anthony Hopkins) demonstra interesse científico por Merrick e livra-o das garras do dono, colocando-o num hospital onde inicia uma série de pesquisas. As enfermeiras, a princípio, atemorizam-se, mas aos poucos descobrem que Merrick é um ser humano dotado de uma enorme sensibilidade e cultura. Contudo, a privacidade de Merrick no hospital é quase nula e até o porteiro (Michael Elphick) vende bilhetes aos restantes doentes para estes irem visitar a suposta aberração da Natureza. Uma noite, Merrick é raptado por Bytes para ser exibido na província. Consegue escapar e volta a Londres, para retomar o tratamento às mãos de Treves. Contudo, a sua doença revela-se incurável, optando Merrick por suicidar-se. Este foi o segundo filme realizado por David Lynch que se apresentou ao público com o grotesco Eraserhead (1978), filme que agradou a Mel Brooks, que detinha os direitos da adaptação cinematográfica da vida de John Merrick. O filme foi rodado inteiramente a preto a branco, aproveitando ao máximo o sóbrio trabalho de fotografia de Freddie Francis, que ilustrou maravilhosamente o ambiente sombrio da Inglaterra vitoriana. A grande tónica de qualidade patenteada pelo filme residiu também nas excelentes interpretações do elenco. John Hurt (nomeado para o Óscar de Melhor Actor) foi inexcedível na sua composição de um ser humano que luta pela restituição da dignidade perdida, levando os espectadores a sentirem compaixão pelo seu ser disforme. Anthony Hopkins assinou também uma irrepreensível interpretação no papel de um médico dilacerado pela dúvida de estar a ajudar Merrick por pena ou por pretensão em alcançar notoriedade entre a comunidade médica. Em papéis secundários, encontrámos actores veteranos como John Gielgud, Wendy Hiller e Anne Bancroft que conferem sobriedade ao filme. De salientar o extraordinário trabalho de caracterização feito por Christopher Tucker, penalizado pelo facto de o Óscar para a categoria de Melhor Maquilhagem só ter sido criado pela Academia em 1984. Nomeado para seis Óscares (entre os quais o de Melhor Filme, Realizador e Actor), o filme acabou por não vencer nenhum galardão.

    Tenta comparar ao texto porque você deve ter.

    Fim

Perguntas Relacionadas