Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Alguém ai já quis evadir da realidade?

Helton: eu tenho a mesma sensação nesse momento, sinto que é tudo artificial, e me questiono se as coisas são reais as vezes…ou se é tudo criação da mente humana.

Sil: Acabei de ler a sua resposta, e me veio a mente os meus devaneios, que por vezes inspiram vontades que tenho que não dependem só de mim, ou preocupações da minha vida cotidiana que cada vez mais vão invadindo até meus devaneios…
Estou numa grande encruzilhada aqui porque tenho três respostas excelentes, não sei qual escolher, pode ser que eu deixe essa pergunta pra votação…
Pra não haver injustiças aqui a questão central é a imaginação é tão diferente do mundo real a ponto de haver uma verdadeira separação?
Alane: Valeu por perguntar…

Beijos…
Pierre: a sua resposta é um grande desafio pra mim, portanto vou lê-la, mais algumas vezes, pra fixar melhor os conceitos dela.
Bom turma sem querer ser chato se vocês puderem responder mais essa outra pergunta eu agradeço:
http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AqOK7zK8lKLjgzXWH3cfYt_I6gt.;_ylv=3?qid=20110217083819AAdlt6K

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. Eu passo mais tempo no mundo da lua do que na dura e cruel realidade, prefiro pensar que violência não acontece onde eu moro ou por onde passo, que as pessoas se amam, independentemente da sua forma física, cor, condição financeira ou religião, prefiro pensar que a familia que eu escolhi tem realmente o meu sangue, enfim, eu me nego a viver esta realidade que está ai, não por 24 h ao dia pelo menos. Beijo !

  2. Com certeza rsrsrs, mas me diga o porquê da pergunta hein?

    Bjus e bom findi! =)

  3. “O mundo é a minha representação”: com estas palavras Schopenhauer inicia essa sua principal obra filosófica. A tese básica de sua concepção filosófica é a de que o mundo só é dado à percepção como representação: o mundo, pois, é puro fenômeno ou representação. O centro e a essência do mundo não estão nele, mas naquilo que condiciona o seu aspecto exterior, na “coisa em si” do mundo, a qual Schopenhauer denomina “vontade” (o mundo por um lado é representação e por outro é vontade). O mundo como representação é a “objetividade” da vontade (vontade feita objeto – submetida ao princípio formal do conhecimento, o princípio de razão). Essa objetividade se faz em diferentes graus, passando pelas forças básicas da natureza, pelo mundo orgânico, pelas formas de vida primitivas e avançadas, até chegar no grau de objetividade mais alto por nós conhecido, o ser humano. Entre o objeto e a vontade há um intermediário, o qual Schopenhauer identifica com a “idéia platônica”. A idéia é a “objetivação adequada da vontade” em determinado grau de objetivação. Esses graus crescem em complexidade, cada um objetivando a vontade de forma mais completa e detalhada. Mas a totalidade do mundo como representação, a qual é o “espelho da vontade” só existe na manifestação concomitante e recíproca das diferentes idéias, as quais disputam a matéria escassa para manifestarem suas respectivas características. As formas superiores assimilam as inferiores e as subjugam(“assimilação por dominação”), até que elas próprias são vencidas pela resistência das inferiores e sucumbem (eis a morte), devolvendo a elas a matéria delas retirada e permitindo-lhes expressar as suas características a seu próprio serviço (eis o ciclo da natureza). Entre todas as idéias, e portanto entre todas as formas de vida e forças naturais, mantém-se “guerra eterna”. Devido a essa eterna luta, os objetos nunca conseguem expressar suas respectivas idéias de forma perfeita, eles apresentam-se sempre com um certo “turvamento” (é por isso que apenas as idéias são objetividades adequadas da vontade).

  4. Quando você sai de matrix e entende que tudo a sua volta é tão artificial quanto um programa de computador, então da vontade de evadir-se constantemente !!

Perguntas Relacionadas