Aqui por perto, não acho. Preciso buscar em São Paulo (estou no sítio a 40 Km de lá) ou pedir para os amigos que me visitam trazer. Então consegui convencer o dono de uma pizzaria local, que sempre compra gergelim, a comprar um quilo a mais para eu fazer experiências. Achei umas receitas no Google de Tahine caseiro, inclusive com vídeos, mas ainda não acredito que o resultado seja tão perfeito. Por isso queria algumas dicas de quem realmente já fez em casa, no liquidificador ou processador, e se existe algum segredo para ficar ótimo como os Alwady (libanês) e Istambul (nacional) que compro com a dificuldade descrita. Óleo de gergelim, igualmente, por aqui não há! Vou usar azeite como veículo, água morna, etc… Será que vai ficar bom? Ou sem óleo de gergelim vai ficar sem gosto?
Nefertit: Não é essa a pergunta! Eu sei como comprar, oras. Fazer Hommus e Babaganouch também. Leia novamente o que eu escrevi, por favor.
Mesmo assim, muito obrigado pela (des) atenção e seu trabalho!
ɑtɛɳɑร! Բѳʀtɛ ɛ ɗѳɱiɳɑɳtɛ!
Yahoo Respostas não é Yahoo Palpites. Não fez em casa? Mesmo assim, obrigado.
Juan Esteban,
No lo hay echo contudo… Gracias!
Olá
Tahine feito em casa? Eu procuraria um pouco mais,
no Mercado Municipal com certeza vocâ acha – da marca Istambul é a que mais fácil acha, tem um bom preço e é ótima a qualidade.
Eu uso sempre para fazer Homus – muito bom e saudável.
Tente em supremercados ou Hipermercados maiores , você encontra no local de alimentos saudáveis para dietas especiais ok.
Deixo a receita para você e boa sorte!
Bjs
HOMUS
Ingredients:
250 gramas de grão de bico cozido
3 dentes de alho
3 limões
5 colheres de sopa de tahine
Azeite
Salsa
Sal
Preparo:
250 gramas de grão de bico cozido, batido no liquidificador. À parte soque e amasse 3 dentes de alho e esprema sobre ele 3 limões. Coloque 4 ou 5 colheres de sopa de tahine e misture bem até ficar cremoso. Depois misture a esse creme o grão de bico batido. Coloque azeite e salsa e sal à gosto.
Apesar de curtir muito a culinária árabe, fui conhecer o Tahine há pouco tempo, quando estava na casa de uns amigos de origem judaica que tem como tradição usar Tahine em diversos pratos. Adorei o sabor, e achei melhor ainda saber que o Tahine é uma pasta feita somente com sementes de gergelim. Rico em cálcio e sem glúten, ele pode ser consumido por pessoas com alergia ao leite, intolerância à lactose e celíacos.
Para quem não conhece, o Tahine tem gosto levemente salgado, muito parecido com o sabor de amendoim e bastante cremoso. Acredita-se que as sementes de gergelim são uma das especiarias mais antigas da civilização. Hoje ele é usado em saladas, molhos, pratos doces e salgados.
Minha prima fez sem o produto que tu fala mas realmente não é a mesma coisa eu acho o seguinte a forma que se faz não altera e sim a falta do tal ingrediente que altera uma coisa te digo comida arabe não existe substituição ela tem que ser original.
Problemão! Eu estou fora do Brasil, e encontrei uma igual a que eu fazia só que está em espanhol e não leva óleo nem faz falta já que o gergelim tem azeite. Vou deixar assim mesmo, se tiver muita dificuldade me pergunta, espero que ajude!
El tahini (también conocido como tahine o tahina) es una de las salsas más tradicionales dentro del uso de la gastronomía árabe. Se trata de una pasta de sésamo que sirve para acompañar una gran cantidad de comidas, incluso es parte fundamental del asunto en varias. Aquí te explicamos cómo prepararla en tu propia casa sin tener que comprarla por ahí.
Ingredientes:
* Semillas de sésamo
* Agua hervida fría
* Sal
Preparación: Es mucho más sencillo de lo que uno cree preparar esta pasta de sésamo llamada tahini. De todos modos, es fundamental tener un instrumento para moler las semillas una vez tostadas que actúe de buena forma. Quizás un procesador puede darte buen resultado.
Debes comenzar tostando las semillas a fuego bien bajo durante unos 5-10 minutos. Puedes hacerlo tanto en la sartén como en el horno. Una vez que estén levemente doradas (sin que se exploten), colócalas en el molinillo que vayas a emplear y muele añadiendo agua poco a poco. La consistencia debe ser cremosa y hasta algo espesa, sin llegar a ser líquida en absoluto. Añade poca sal.
Juan Esteban Jorge