Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Alguém pode me tirar uma dúvida sobre curso de ciências sociais?

Bom dia a todos.
Quero saber se na graduação de ciências sociais o universitário estuda um pouco de todas as disciplinas que a englobam , como sociologia, história, antropologia etc ; e se é na especialização que ele pode escolher qual curso, dentre as demais que ele viu na graduação, para se especializar.
Na verdade , eu quero saber como que é a graduação em ciências sociais.

Quero saber também como anda o mercado de trabalho para um cientista social.

É só isso mesmo. vlw

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. O curso de Ciências Sociais estuda essencialmente as relações humanas, partindo de suposições quanto aos primeiros agrupamentos humanos até as características das “civilizações contemporâneas”. O estudante, no decorrer da graduação, aprende a desenvolver uma capacidade analítico-crítica e conhece conceitos teóricos e metodológicos dos quais possam ser identificados e analisados problemas sociais, culturais, econômicos, políticos, etnográficos etc das sociedades.

    No caso da USP, o curso, situdado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), tem uma abordagem ampla pois, nos dois primeiros anos, os alunos estudam os três principais campos das ciências sociais: antropologia, sociologia e ciência política. Porém, após esse período, os alunos estão livres para focalizarem os estudos no campo em que desenvolveram maior afinidade.

    Do Curso, na prática

    O primeiro semestre é de fato introdutório. Toda as quatro disciplinas fazem abordagens gerais; falam o que é um carro, mas evitam descrever um Mustang.

    Ao menos na USP, praticamente não há aulas que te façam escrever alguma coisa. No máximo, o aluno terá que entregar para semana seguinte algum fichamento (resumo), resenha (resumo crítico) ou paper (?) de um texto obrigatório. Não sei nas outras turmas, mas na minha somente em Política estão exigindo entregas.

    Falando nos textos obrigatórios, são a essência do curso. Se o aluno captou os pontos principais de um texto (tarefa quase impossível prum calouro), ele pode até dormir durante a aula que certamente já fez mais que o suficiente. A menos que o professor peça do aluno alguma participação com nota, ele não tem necessidade de ir pra aula que não seja somente assinar o nome na lista de presença… E sim, se o ele faltar mais que 5 vezes sem se justificar, ele perde a disciplina inteira.

    As leituras são pesadas. Cerca de 150 páginas por semana pros calouros se habituarem levemente com o ritmo –a coisa piora depois. Política é certamente a pior nesse aspecto: o linguajar pode até ser mais leve do que em Sociologia, mas sem dúvida o aluno terá vontade de esmurrar os autores por obrigarem a ler um capítulo de 40 páginas, e em letras miúdas. Felizmente, é uma questão de meses até habituarmos com esse ritmo.

    As aulas de Métodos e Técnicas de Pesquisa são as mais próximas do “botar a mão na massa”. Nelas o aluno aprende como realizar surveys (um nome fresco pra pesquisa de campo) e logo em abril os alunos são orientados para aplicá-lo. No caso desse ano, ir até zonas censitárias aleatórias da cidade de São Paulo e entrevistar 8 eleitores; 1600, considerando todos os alunos.

    As ciências sociais formam três tipos de profissionais distintos:
    O Sociólogo, estuda as sociedades e as interações sociais.
    O Antropólogo, estuda o homem integral, as culturas,os povos (etnias).
    O Cientista Político (ou Politicólogo), estuda o Estado e o poder.
    Não dá para ser um sem ser os outros dois além de se ter a necessidade de conhecer um pouco de economia, estatística, história, arqueologia, filosofia, psicologia e linguística (estou me especializando nela agora).
    Todos os três são reconhecidos como “Sociólogos” pelo Cadastro Brasileiro de Ocupações.
    Sou Antropólogo e me especializei em religião, gênero e trabalho.
    Você conseguirá emprego em diversas áreas conforme o ramo e áreas de pesquisa a que se dedicar.
    O magistério, para licenciados.
    Em ONGs.
    Em empresas como consultor ou cargos relacionados com pessoal ou administração.
    Em trabalho direto de pesquisa para empresas ou para o Estado, junto a comunidades que precisam ser estudadas pelos mais diversos motivos (eu já etnografei povos ribeirinhos que precisaram ser transferidos devido a barragem de represas).
    Gabinetes políticos.
    Preparando discurso de políticos (esse dá muita grana).
    Como pesquisador de empresas de marketing.
    Igrejas (acredite se quiser).
    Empresas de mineração, prospecção e extração.
    Empresas de colonização.
    Etc.

  2. Sou estudante de Ciências Sociais em uma universidade do Paraná, a UEL. Aqui, o curso de Ciências Sociais engloba sim as disciplinas que você citou: Sociologia, Antropologia, Ciência Política, História, Filosofia, além das aulas de pesquisa e ensino. No 3° ano, 5° semestre de curso, você opta por duas das três disciplinas principais: Teoria e Método em Sociologia, Teoria e Método em Antropologia e Teoria e Método em Ciência Política.
    O curso é maravilhoso, mas exige muita dedicação, existe muita leitura a se fazer haha.
    Na graduação é isso, em uma pós, mestrado, doutorado, você se especializa melhor. Particularmente, pretendo seguir a Antropologia, no momento, estou pensando em Antropologia Física!
    O campo de trabalho para um cientista social é vasto: Vai de pesquisas, magistério até o marketing. Agora a questão de quanto você vai ganhar varia muito. Como professor, devo dizer que você deve amar a profissão mesmo, pois o dinheiro não é lá essas coisas…
    Sinceramente, eu recomendo o curso, é magnífico e te abre os olhos para muitas coisas!

    Espero ter ajudado 😉

Perguntas Relacionadas