Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Alguém poderia me ajudar? Efeito estufa e aquecimento global?

Bom, pessoal, eu nunca fui do tipo de copiar e colar, então eu quis criar a minha própria resposta. Minha professora pediu um trabalho sobre aquecimento global e efeito estufa. O que eu entendi: eu entendi que o planeta Terra possui sua estufa, para manter uma temperatura amena. Porém, hoje em dia os gases dessa estufa ( gás carbono, metano…) estão sendo altamente lançados à atmosfera, causando o efeito estufa, que é a preservação do calor solar, que por sua vez estão causando o aquecimento global.

Gostaria de saber se está certo o meu raciocínio, se não estiver, corrigem-me por favor.

Desde já 5 estrelas! Obrigada

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

6 Respostas

  1. A atmosfera e principalmente alguns gases tem um efeito como o vidro de uma estufa, a luz entra, é transformado em raios infravermelhos (calor) que são impedidos passar de volta pelo vidro. Sem o efeito estufa a temperatura média seria de -27°C e não 15°C como na atualidade.

  2. O QUE É EFEITO ESTUFA?

    É A PROPRIEDADE QUE A ATMOSFERA TERRESTRE TEM DE ABSORVER A
    RADIAÇÃO INFRAVERMELHA EMITIDA PELA SUPERFÍCIE E REEMITI-LA EM
    DIREÇÃO À MESMA. RESULTA NO “APRISIONAMENTO” DE BOA PARTE DA
    RADIAÇÃO SOLAR QUE PENETRA NO SISTEMA TERRA-ATMOSFERA.

    COMO FUNCIONA?

    A RADIAÇÃO SOLAR AQUECE A SUPERFÍCIE. ESTA EMITE RADIAÇÃO
    INFRAVERMELHA TÉRMICA, OU ONDAS LONGAS, QUE É ABSORVIDA
    PELOS GASES CONSTITUINTES MINORITÁRIOS, COMO VAPOR D’ÁGUA, GÁS
    CARBÔNICO , METANO E ÓXIDO NITROSO, E REEMITIDA EM DIREÇÃO À
    SUPERFÍCIE. EM PRINCÍPIO, QUANTO MAIOR A CONCENTRAÇÃO DESSES
    GASES, MAIS INTENSO É O EFEITO-ESTUFA E MAIOR É O AQUECIMENTO DO
    PLANETA. É UM EFEITO NATURAL E BENÉFICO PARA A VIDA POIS, SE NÃO
    EXISTISSE, A TEMPERATURA DO PLANETA SERIA -18°C (ABAIXO DE ZERO)
    ENQUANTO OBSERVA-SE +15°C, OU SEJA, UM AUMENTO DE +33°C.

  3. EFEITO ESTUFA SERVE PRA FAZER PÃO
    SE COLOCAR UMA BOA MASSA DE PÃO DENTRO DA ESTUFA LIGADA
    EM 20 MINUTOS, SAI PÃO QUENTINHO

  4. Você esta certa efeito estufa é o fenômeno e aquecimento global a conseqüência.

  5. o raciocinio esta certo
    alem da presença dos gases aumentar a temperatura, parte dos raios é absorvida na atmosfera.
    naturalmente os raios incidiam e logo apos voltavam ao espaço, mas c a presença d gases densos parte dos raios n consegue voltar ao espaço o q aquece tbm ^^

  6. Conseqüências do aquecimento global

    – Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
    – Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
    – Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
    – Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

    Protocolo de Kyoto

    Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

    Conferência de Bali

    Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.

    Conferência de Copenhague – COP-15

    A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).

    De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

Perguntas Relacionadas