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Anônimo(a)

alguem sabe a historia da maria fumaça no brasil?tipo quando chegou quem trousse etc.URGENTE?

alguem sabe a historia da maria fumaça no brasil?tipo quando chegou quem trousse etc.URGENTE?

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4 Respostas

  1. A primeira ferrovia do Brasil foi a Raiz da serra,no RJ,e a primeira maria fumaça foi a baronesa,e quem fez a ferrovia foi Barão de mauá,ou Irineu Evangelista de Souza,foi inaugurada em 30 de abril de 1854 po D pedro II,e ligava a raiz da serra a praia de fragoso,seu nome era imperial companhia de ferro a vapor e estrada de ferro petrópolis,é dessa ferrovia a baronesa, a primeira maria fumaça do brasil,fabricada na ingleterra.OK valeu!!!!!

  2. A Baronesa era o nome da locomotiva do primeiro trem a circular no Brasil; na sua primeira viagem, no dia 30 de Abril de 1854, percorreu a distância de 14 km num percurso que ligava a Baía de Guanabara a Raiz da Serra em Petrópolis no Rio de Janeiro. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (depois visconde), foi o responsável pela construção desta ferrovia através da concessão dada pelo imperador D. Pedro II, conhecida por Estrada de Ferro Petrópolis ou Estrada de Ferro Mauá.No entanto, esta não era a primeira vez que se tentava introduzir o trem no Brasil. Em 1835 o regente Diogo Antônio Feijó tinha promulgado uma lei que concedia benesses a quem construísse uma estrada de ferro que ligasse o Rio de Janeiro às capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Esta arrojada e arriscada proposta não encontrou, contudo, ninguém que a quisesse explorar.Em 9 de fevereiro de 1858 é inaugurada a segunda ferrovia brasileira, entre Recife e São Francisco e em 29 de Março do mesmo ano era inaugurada a Estrada de Ferro D. Pedro II, que em 1889 se viria a tornar na Estrada de Ferro Central do Brasil; o seu construtor e primeiro diretor foi Cristiano Benedito Ottoni.Em 1877 é concluída a ligação Rio de Janeiro – São Paulo, pela junção das ferrovias Paulista e D.Pedro II.Quando da Proclamação da República, em 1889, já existiam no Brasil cerca de dez mil quilômetros de ferrovias, mas foi no início do século XX que se deu um grande passo no desenvolvimento ferroviário, tendo sido construídos entre 1911 e 1916 mais cinco mil quilómetros de linha-férrea.A Central do Brasil foi um marco importante na história ferroviária do Brasil. Ela era a única ferrovia verdadeiramente nacional, já que ligava entre si os três principais estados do Brasil, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Esta interligação tinha um enorme movimento de pessoas e cargas, e foi importantíssima no escoamento da produção das jazidas de minério de ferro de Minas Gerais.Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Trem .

    A Baroneza se encontra totalmente preservada no Museu do Trem – veja nestes links ( permito pelo Yahoo) :
    Museu do Trem - Locomotiva Baroneza
    http://www.flickr.com/photos/claudiolara/49742236/ -//

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