Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Alguém sabe me dizer se aquela “Guerra racial” nos EUA aconteceu antes ou depois de criarem cotas lá?

*Aquela época do Marthin Luther King, até que ele fez aquele discurso famoso, e depois foi assassinado… foi antes ou depois de criarem cotas? Qual foi o motivo daquilo tudo?

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. Foi durante a implantação…a lei sobre cotas raciais é de 1964 e gerou muita polêmica e a violência na epoca de Luther King…durante os anos 70 ela foi sendo implantada…leia mais no link abaixo, em inglês…

  2. Um dos mais violentos conflitos em larga escala deflagrado por motivos exclusivamente raciais nos EUA, envolvendo comunidades brancas e negras, o Massacre de Tulsa, Oklahoma, por exemplo, aconteceu em 31 de maio de 1921. Então os negros também desfrutavam de relativa prosperidade em decorrência do boom do petróleo. Durante as 16 horas do assalto, cerca de 800 pessoas feridas foram internadas nos hospitais locais; aproximadamente 10.000 ficaram desabrigadas, 35 quarteirões da cidade (1.256 residências) foram destruídas por um incêndio causado por bombardeio aéreo. 26 vítimas fatais eram negros e 13 brancos. A Ku Klux Klan, que surgiu em 1856 e ficou famosa pelos linchamentos, enforcamentos e execuções em fogueiras além de outras atividades violentas contra católicos, índios, judeus, asiáticos e outros imigrantes e principalmente negros, defendendo “supremacia branca”, sem que os autores de tais atrocidades fossem punidos, fez sua primeira grande aparição justamente em Oklahoma, menos de três meses após o motim. A Ku Klux Klan chegou a contar com 4 milhões de membros na década de 1920, incluindo muitos políticos. A popularidade do grupo só começou a decair durante a Grande Depressão e tornou-se finalmente insustentável durante a Segunda Guerra Mundial. Na década de 1950, entretanto, com a promulgação da lei contra a segregação nas escolas públicas despertou novamente algumas paixões, e cruzes se acenderam. Seguiram-se batalhas, casas dinamitadas e novos crimes (29 mortos de 1956 a 1963, entre eles 11 brancos, durante protestos raciais).

    Veja imagens do massacre:

    http://www.google.com.br/search?q=massacre+de+tulsa&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=4vB&sa=G&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&prmd=ivns&source=univ&tbs=vid:1&tbo=u&ei=fTFhTbXlD8OqlAeBt-ipDA&ved=0CGgQqwQ

    Além do Massacre de Tulsa uma extensa lista de outros eventos podem ser incluídos na “Guerra racial Americana”. Até 1965, vigoraram leis, como as leis de Jim Crow, que negavam aos cidadãos não-brancos toda uma série de direitos. Casamentos interraciais eram proibidos e havia determinação para a segregação das raças em escolas, transportes e banheiros públicos.

    As cotas raciais, medida governamental considerada uma forma de ação afirmativa que criou reserva de vagas em instituições públicas ou privadas para classes sociais mais desfavorecidas, começaram a ser implementadas com a aprovação do governo após o Civil Rights Act de 1964, e mais especialmente durante a década de 1970, no governo de Richard Nixon. A partir de 1978, todavia, as cotas raciais começaram a ser banidas nos Estados Unidos, por causar prejuízos às universidades e empresas sem que a situação socioeconômica dos negros fosse sensivelmente alterada. Em 1991, o presidente George W. Bush fez uma tentativa de abolir completamente o sistema de cotas. Em 2007, a Suprema Corte dos Estados Unidos votou contra os programas de cotas raciais nas escolas de Seattle, no Estado de Washington, e Louisville, em Kentucky. Nos dois casos, os juízes decidiram a favor de pais brancos que afirmavam que seus filhos tiveram matrículas recusadas de forma injusta em escolas de sua escolha porque a cota de alunos que não eram negros nestas escolas já havia sido excedida. Tal medida tem obrigado muitos distritos americanos a reavaliar e alterar os seus programas de cotas raciais.

    O famos discurso “I Have a Dream” (Eu Tenho Um Sonho) foi proferido por Martin Luther King Jr. em Washington, D.C. em 28 de agosto de 1963.

    http://www.youtube.com/watch?v=q6_zeDrRgXQ

    Então respondendo à sua pergunta, na minha humilde opinião a violência racial nos Estados Unidos nunca foi particularmente estimulada pela implantação do sistema de cotas.

Perguntas Relacionadas