Alguem sabe o resumo do livro “As aventuras de tom sawyer”?
Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.
Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.
Please briefly explain why you feel this question should be reported.
Please briefly explain why you feel this answer should be reported.
Please briefly explain why you feel this user should be reported.
Eu
nesse Site
http://pt.shvoong.com/books/1739978-aventuras-tom-sawyer/
http://pt.shvoong.com/books/1739978-aventuras-tom-sawyer/
Tom Sawyer, publicado originalmente em 1876, é a personificação do rapazinho que cada criança quer ser: livre, aventureiro, moral e inteligente. Nascido no coração do Sul, no Missouri, Tom assemelha-se ao seu autor Samuel Clemens (o verdadeiro nome de Mark Twain), quando novo: um rapaz incapaz de viver na rotina, espirituoso e possuidor um forte sentido do bem e do mal.
Tom é órfão, vive com a sua tia Polly e com os seus primos e adora faltar à escola para ir pescar. A sua tia faz o melhor que pode, tentando domesticá-lo, ao arrastá-lo para a igreja e ao punir as suas rebeliões.
Segunda-feira é o pior dia da semana, uma vez que é sinal de que se avizinha uma semana de instrução enfadonha. Se Tom se atrasar para a escola, o que acontece frequentemente, já sabe que receberá provavelmente um castigo (na forma de chibatadas), aplicado pelo maçador mestre-escola. Certa segunda-feira o seu coração voa, ficando imediatamente apaixonado, ao surgir uma nova menina na escola, chamada Becky Thatcher. Dá-lhe uma maçaneta como sinal da sua afeição e tudo parece caminhar bem até ao momento Becky se zanga, quando ele menciona o nome da sua anterior amada, Amy Lawrence.
Nessa noite ele escapa-se de casa, na companhia de Huckleberry Finn. Os miúdos dirigem-se para o cemitério e tornam-se involuntariamente testemunhas do roubo de sepulturas, por parte do índio Joe, o Dr. Robinson e Muff Potter. Porém, surge uma discussão entre Potter, que se encontrava bêbedo, e o Dr. Robinson, levando a que o primeiro fique desmaiado no chão. O Índio Joe aproveita, então, para matar o Doutor, colocando a faca na mão de Potter, que jaz por terra inconsciente. Este acorda e pensa que assassinou o Dr. Robinson, implorando a Joe para não dizer a ninguém, fugindo ambos de cena.
Huck e Tom, que assistiram a tudo, decidem-se optar pelo silêncio, fazendo um juramento de sangue, depois do qual Tom regressa a casa.
Na manhã seguinte a sua tia grita com ele e, na escola, Becky devolve-lhe a maçaneta que este lhe dera. Entretanto o corpo do doutor assassinado e a faca sangrenta são descobertos, ficando a cidade no caos. Potter é apanhado, implorando ajuda a Joe, mas o Índio deixa que ele seja levado.
Tom, movido pela culpa e pelo ressentimento, encontra-se com Huck. Usando uma jangada o par rema para uma ilha, no meio do rio, e passa lá a noite. Na manhã seguinte ouvem detonações e descobrem que as gentes da cidade procuram alguém que se tenha afogado: disparavam-se canhões para fazer os corpos vir à superfície. Tom apercebe-se que é por eles que andam à procura! Levam a farsa adiante, fazendo acreditar que realmente estão mortos e, Tom visita a sua tia Polly enquanto esta dorme. Com saudades de casa e fartos da ilha vão ao seus próprios funerais e ouvem as coisas maravilhosas que são ditas após a sua aparente morte. No final do serviço, chorosos e culpados, aparecem confessando que estão vivos.
Tom regressa à escola e salva Becky de ser castigada, após ela acidentalmente rasgar o livro de anatomia do mestre-escola, assumindo a culpa e o castigo, levando a que Becky goste dele novamente.
As férias do Verão chegam, livrando as crianças da escola mas, Tom, ao apanhar sarampo vê parte do verão desperdiçado. Além disso, Becky e a família partem para fora por algum tempo.
Após a sua recuperação, é agendado o julgamento de Muff Potter e Tom, audaciosamente, testemunha o facto de ter visto o índio Joe, não Potter, matar o Dr. Robinson. Joe escapa-se e Potter é libertado, transformando o rapaz instantaneamente num herói!
Mais tarde nesse verão, ao brincar ao Robin Hood, Huck e Tom detêm-se numa casa assombrada, onde descobrem que o Joe e o seu sócio enterraram algum tesouro, assim como planeiam fugir para o Texas, após um último trabalho.
Entretanto Tom distrai-se com o regresso de Becky à cidade e combinam um piquenique. O casal explora, então, uma gruta perto da área do piquenique, mas perdem-se nesta. Tom assegura a Becky que serão procurados e usa o seu cordel de papagaio para servir de guia por entre os corredores, enquanto tenta encontrar o caminho de regresso. No entanto, encontra o índio Joe escondido na caverna, que felizmente não dá por ele. Tom consegue, finalmente, encontrar uma forma de sair da gruta e ambos recuperam do pesadelo.
Dias mais tarde, Tom descobre que o juiz Thatcher, pai de Becky, mandou selar a caverna. Tom revela que Joe está escondido lá dentro e começa uma nova caça ao homem. O assassino é encontrado morto, vítima de fome, e Tom e Huck podem agora respirar de alívio.
Os rapazes encontram a localização do tesouro, agora escondido na gruta, tornando-se ricos e heróis locais.
n