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Alguém sabe quais requisitos básicos para um trem de metrô ?

Alguém sabe quais requisitos básicos para um trem de metrô ?

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1 Resposta

  1. REQUISITOS BÁSICOS
    Capacidade: 1300 passageiros (formação mínima)
    Comprimento da caixa: 20,5 m
    Largura: 3,05 m (3,3 m com os estribos de portas)
    Bitola da via: 1.600 mm
    Rampa máxima: 4%
    Peso máximo por eixo: 18.500 daN
    Alimentação: 3000 Vcc (de 2000 à 4000 Vcc)
    catenária
    Caixa: aço inoxidável
    DESEMPENHO
    Tração: 0,9 m/s² de 0 a 60 km/h (8 passageiros/m2)
    Freio de serviço: 1,1 m/s²
    Freio de emergência: 1,2 m/s²
    Freio de estacionamento com cilindro acionado por
    mola para rampas até 4% com lotação máxima
    Velocidade máxima: 90 km/h
    ACESSIBILIDADE (NBR 14021)
    Local para portadores de deficiência motora
    Bancos preferenciais
    Banco para obesos
    Balaústres com cor contrastante
    Alarme sonoro e visual de fechamento das portas
    Dispositivo de comunicação de emergência
    Painéis eletrônicos para indicação de próxima
    estação, lado de desembarque e mensagens de
    anormalidades
    Mapa dinâmico de linha
    Sinalização para deficientes visuais
    SALÃO DE PASSAGEIROS
    Nível de iluminação de 500 lux, medido a 800 mmdo piso
    Lâmpadas fluorescentes com reatoresindependentes
    Janelas das portas e do salão com policarbonatode coloração bronze
    Materiais de revestimento com requisitos de
    resistência ao fogo (auto-extinguíveis, fogo
    retardante com baixa densidade de fumaça e toxidade )
    CABINE DE CONDUÇÃO
    Cabine ampla, ocupando a parte frontal do trem,
    pára-brisas panorâmico, portas laterais de acesso e espelhos retrovisores
    Modo operacional com velocidade imposta e
    manual (manobra e emergência)
    Monitor para informações operacionais, sinalização
    de falhas e anormalidades
    Monitor para imagens das câmeras de CFTV do
    salão de passageiros
    AR REFRIGERADO DO SALÃO E CABINE
    Capacidade de abaixar a temperatura interna do
    carro em até 7°C, em relação à externa, renovação
    mínima de 8 m³/passageiro/h para a condição de
    lotação de 6 passageiros em pé por m²
    Dois equipamentos independentes em cada carro
    Ar refrigerado independente para a cabine decondução
    SUPRIMENTO ELÉTRICO
    • Inversores estáticos gerando tensão de saída
    380/220 Vca, 60 Hz, trifásica e isolada comtransformador
    Baterias de 72 Vcc, capacidade de manter todo o
    sistema ligado por, no mínimo, 1 h semalimentação elétrica
    SUPRIMENTO DE AR
    • Compressor de ar de pistão
    • Acionamento por motor de indução de altoescorregamento
    • Secador de ar de câmara dupla
    DETECÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO
    Detecção por aspiração de ar no salão de
    passageiros e na cabine de condução com
    sensibilidade ajustável, sinalização de alerta e histórico de eventos
    Combate a incêndio no salão de passageiros e na
    cabine através de água nebulizada com comando
    manual na cabine de condução
    SONORIZAÇÃO
    Sonorização com difusão musical nos salões por
    “software” com emissão automática de mensagens
    de próxima estação, lado de desembarque e de
    anormalidades, compatibilizadas com os painéiseletrônicos
    Intercomunicador cabine-cabine
    Facilidade de atualização de mensagens através de comunicação sem fio
    VÍDEO VIGILÂNCIA
    Câmeras de monitoração do interior do salão de
    passageiros de cada carro e uma câmera para
    imagem externa em cada extremidade do trem
    Gravação contínua de vídeo das últimas 36 h deoperação
    Monitor de vídeo na cabine com imagens doscarros
    Gravação de imagens com memória blindada a
    prova de fogo, impacto e explosão para as últimas
    2 h de operação
    RÁDIO COMUNICAÇÃO
    Equipamento de Rádio (rádio, fonte de
    alimentação cc/cc, antena e cabos)
    MONITORAÇÃO DE FALHAS E
    ANORMALIDADES
    Rede de comunicação de dados entre
    equipamentos (“Data-bus”)
    Controle, monitoramento e leitura de diagnósticos
    de equipamentos microprocessados
    Registrador de eventos operacionais
    Concentrador de dados com interface de saída
    para comunicação terra-trem
    TRAÇÃO E FRENAGEM ELÉTRICA
    Inversor VVVF (tensão e freqüência variáveis)
    com controle anti-patinagem
    Semicondutor do tipo IGBT
    Motores de tração, assíncronos, em corrente alternada
    Frenagem elétrica plena regenerativa e reostática
    Lógica microprocessada com auto-diagnóstico
    FREIO DE ATRITO E ANTI-DESLIZAMENTO
    Freio a disco com acionamento pneumático
    Freio de emergência com comando elétrico
    Circuito de controle do freio de emergência do
    tipo “falha-segura”
    Freios em “blending” com anti-deslizamento de
    alto rendimento
    TRUQUE
    Construído em chapa de aço soldada ou aço fundido
    Rodas e eixos em aço forjado padrão AAR
    Suspensão primária por molas helicoidais ou elastoméricas
    Suspensão secundária por bolsas de ar e amortecedores
    Distância entre centros permitindo raio de inscrição de 80 m
    Detector de descarrilamento
    Lubrificador de frisos de rodas
    ENGATE
    Automáticos nas cabeceiras e semi-permanentes.
    Fonte : http://www.metro.sp.gov.br/expansao/concorrencias_publicas/pdf/aquisicao_trens_cptm.pdf

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