Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • -1
Anônimo(a)

Alguém saberia me responder qual é em média o tempo de vida de um Cambacica?

Cambacica é um pássaro néctivoro que tem peito amarelo e faixas brancas em cima dos olhos.

Grata!!
Gente… eu sei o tamanho, sei cor, sei alimentação, hábitos desse pássaro… mas não sei longevidade e não encontro essa informação… por isso pergunto “Quanto tempo vive um Cambacica?”

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

2 Respostas

  1. eu dei uma pesquisada
    Características

    À primeira vista é muito parecido com o bem-te-vi, só que é bem pequeno, cabendo na palma da mão. Mede 11 cm de comprimento e pesa em torno de 10 g. Plumagem da sobrancelha branca, margeada de negro, das costas e cabeça cinzento-escuros, da garganta cinzenta clara e no ventre e uropigio amarelos.
    Habitat

    Bordas de matas, áreas abertas, zonas urbanas, próximo a residências e pomares.
    Ocorrência

    Toda a América Tropical
    Hábitos

    Chama a atenção quando fica pendurado com a cabeça para baixo, tentando alcançar uma flor. O macho constrói seus ninhos esféricos apenas para dormir neles, mesmo fora do período de incubação.
    Alimentação

    Alimenta-se principalmente de néctar, sendo capaz de perfurar as flores perto de suas bases quando as flores são profundas demais. Disputa o néctar das flores com os beija-flores. Do mesmo modo, frequenta avidamente os bebedouros com água açucarada.

    Fonte: http://www.vivaterra.org.br
    Cambacica
    Nome científico

    Coereba flaveola Lineu, 1758
    Nomes populares

    Cambacica, mariquita, chiquita, caga-sebo, sebinho, papa-banana, tem-temcoroado
    Ordem

    Passeriformes
    Família

    Fringillidae – Coerebidae
    Tamanho

    11 cm.

    Nos sistemas de classificação anteriores à taxonomia de Sibley-Ahlquist, a cambacica classificava-se numa famíliaprópria, Coeribidae.
    Descrição

    Único representante do gênero Coereba.

    De bico de sovela;destaca-se uma larga risca branca superciliar, gargantacinzenta e barriga amarelo-limão; é a voz corrente que seassemelha a uma miniatura de bem-te-vi; o imaturo quasenão tem sobrancelhas, seu lado inferior é cinzento.

    Por causa do contato freqüente com o liquido pegajoso donéctar, estes pássaros tomam banho muitas vezes.

    São muito briguentas chegando mesmo a caírem engalfinhadas ao solo, onde continuam a sua luta.AlimentaçãoAlimenta-se predominantemente de néctar e de pequenos insetos (mais de duas terças partes do alimento queconsome são constituídas de néctar).

    Tem o costume de se aproveitar também das garrafas de água com açúcardestinado a beija-flores.VocalizaçãoFino “tzri” (chamada), o canto é um sibilado forte de caráter ondulatório apressado:”tzi, tzi-ziá, ziá, ziá-tzi, tzi”;ocanto pode ser, localmente, mas melodioso, lembrando a vocalização de um parulíneo; canta incansavelmente; é umdos cantores mais assíduos, fazendo ouvir seu canto a qualquer hora do dia e em qualquer época do ano; a fêmea de Coereba também canta, mas pouco e por menos tempo; os filhotes recém-saídos do ninho chamam a atenção dospais por meio de um chilro contínuo, “psi”.
    Nidificação

    O ninho pouco escondido em alturas varias, é esférico e pode ser de dois tipos:

    1). Relativamente alto e bem abacado, de paredes espessas e acesso pequeno, superior e dirigido para baixo, cobertopor longo alpendre que se aproxima da base do ninho e veda completamente a entrada; é construído pelo casal eserve para criar

    2). Ninho menor, menos alto que largo, de construção frouxa, com entrada larga e baixa; serve apenas para lugar dedescanso e pernoite.

    Encontra-se muitos ninhos do último tipo, edificados em duas a quatro horas por um indivíduo, em qualquer épocado ano; é comum não serem habitados.

    Os ninhos destinados à criação da prole exigem trabalho de 6 a 8 dias, algunsninhos examinados tinham de 404 a 650 peças.ReproduçãoA incubação cabe a fêmea e leva 12 a 13 dias. O interior da boca dos filhotes são vermelha.

    Os coereba regurgitam aração, na qual insetos tem papel importante.

    A higiene do ninho é cuidadosa: a mãe ingere os sacos fecais dosfilhotes ou carrega-os para longe. A saída dos filhotes se dá com 17 a 19 dias
    Habitat

    Habitando tanto florestas naturais quanto ambientes urbanos (parques e jardins), tecendo ninhos em forquilhas oupendurados em pontas de galhos (pendular), enfim vivem em todos os tipos de mata secundária onde há flores
    Distribuição

    Ocorre do México e das Guianas à Bolívia, Paraguai e Misiones (Argentina), em todas as regiões do Brasil, para osul até o Rio Grande do SulDistribui-se por todo o Brasil.

Perguntas Relacionadas