Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Alguém tem informações sobre América Latina ?

Preciso de informações sobre a economia e condições de trabalho na América Latina de 1950 a 2000.Alguma crise ou revolução importante nesse período ? Informação sobre a crise de 1980, alguma coisa ? (pode ser sites, etc)

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

1 Resposta

  1. Quando da divisão do mundo em dois blocos, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos trataram de garantir a manutenção dos países latino-americanos no bloco capitalista. Para isso, muito contribuiu a criação da OTAN, em 1948, um importante instrumento de ação anticomunista no continente.

    Em uma região marcada pela pobreza e pela injustiça social, é natural que idéias de igualdade social, fim da propriedade privada, divisão do trabalho e do lucro entre todos, certamente convenciam muita gente a lutar pela transformação política.

    Os norte-americanos difundiram propaganda de uma vida baseada no conforto e no consumo (American way of life), como forma de neutralizar o comunismo na América Latina. Os soviéticos, por sua vez, auxiliavam a formação de grupos que tinham a intenção de promover revoluções socialistas na América Latina.

    Na América do Sul a solução encontrada pelos grupos dominantes foi a articulação de uma forma de governo que seguisse atendendo os interesses econômicos, mas que atendesse, ao mesmo tempo, os anseios populares. Surge então o populismo, que se caracterizava pela presença de um Estado controlador e pelo culto à personalidade, como Getúlio Vargas, no Brasil, e Juan Perón, na Argentina.

    Foi prática comum no período a atribuição dos problemas econômicos nacionais ao imperialismo praticado pelas potências industrializadas. Os populistas defendiam a nacionalização de certos setores produtivos ou estratégicos, como combustíveis e siderurgia.

    Esse discurso nacionalista, entretanto, era um entrave para a aplicação do capital estrangeiro no país. Os grupos brasileiros interessados na entrada deste dinheiro pressionavam os governantes e conduziam a opinião pública contra eles.

    E apesar do autoritarismo e da manipulação das massas, o populismo conseguiu a adesão da classe operária para um projeto de desenvolvimento nacional

    A crise da década de 80, na América Latina, em suas duas dimensões. É política – devido a transição de regimes militares para a democracia – e é econômica – devido as enormes dívidas externas contraídas na década de 70 e a consequente explosão inflacionária. Devemos considerar como fundamental para os novos governos a questão da governabilidade.

    Há um consenso internacional que considera a crise econômica como o resultado das políticas estatistas que vem desde a década de 30, nestas regiões. Esse consenso determinou que a crise deveria ser enfrentada com programas económicos austeros de redução de consumo e estabilização, baseado no crescimento capitalista, centrado no mercado. É uma ideologia neoliberal de economia política, iniciada e reforçada pelo FMI, Banco Mundial e Estados Unidos. Esta ideologia faz uma fusão entre democracia e capitalismo de mercados, postulando uma relação de causalidade entre ambas.

    God bless you

Perguntas Relacionadas