Cadastre-se

Para realizar o cadastro, você pode preencher o formulário ou optar por uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Entrar

Por favor, insira suas informações de acesso para entrar ou escolha uma das opções de acesso rápido disponíveis.

Forgot Password,

Lost your password? Please enter your email address. You will receive a link and will create a new password via email.

Captcha Clique na imagem para atualizar o captcha.

Você deve fazer login para fazer uma pergunta.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Please briefly explain why you feel this answer should be reported.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

PergunteAqui Latest Perguntas

  • 0
Anônimo(a)

Alienação, massificação são as palavras de ordem.. engolimos todo o lixo sem contestar?

O conceito de Alienação está enraizado no pensamento de Karl Marx e Hegel. Alienação é um estado de perda de identidade individual ou coletiva, que ocorre devido a uma situação de completa perda de autonomia. Muitas pessoas têm o seu “verdadeiro eu” roubado desde os seus primeiros anos de vida. É usual obedecer às regras e seguir as tendências sem ao menos buscar entender o porquê de determinadas ações e escolhas… Modelos são seguidos, poucos param para pensar se realmente consideram os conceitos adotados pela grande massa adequados para as suas vidas.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche criou a teoria do Espírito de Rebanho. Segundo Nietzsche, o Espírito de Rebanho é o mal do século, o fim da verdade e da individualidade. Podemos citar como exemplo do rebanho nietzscheano, nos dias atuais, a imprensa como um meio alienativo, que foca a sua atenção no supérfluo e no sensacional e cria a homogeneização humana, a conformidade e a vida em rebanho. Forma-se indivíduos perdidos de si próprios. A crise na cultura moderna se deve ao fato de que a individualidade do homem tem sido “roubada” pela força repressiva da alienação intelectual. As pessoas são treinadas para agirem e pensarem de acordo com o “senso comum” e a “cultura de massa”.

Há uma falsa sensação de poder do povo, pois as pessoas não possuem opinião própria. O país em que vivemos é um estado democrático, mas como podemos confiar no sistema de um país que as pessoas estão alienadas?
Ana como sempre uma ótima avaliação;
Hermitao, também acho que das alienações a religiosa é uma das piores.

Estranho No ninho: acho que só uma revolução cultural ira mudar esse quadro.
Leo 00: infelizmente meu caro, essa é nossa triste realidade.
MeyMey @@@ isso que é vida rss
Morena: nada a acrescentar, sua reflexão foi perfeita…
Pɑɳɗѳʀɑ também odeio modas..

Você precisa entrar para adicionar uma resposta.

16 Respostas

  1. Fazer o que ? o brasil tem contaminação com negros, homosexuais. judeus, e rede globo ? Esses são os povos mais hipócritas que fazem existir o “rebanho” é só ver como as culturas estão sendo destruidas por coisas do tipo: funk, axé e coisas do povão. Isso é a globalização!

  2. Fazer o que ? o brasil tem contaminação com negros, homosexuais. judeus, e rede globo ? Esses são os povos mais hipócritas que fazem existir o “rebanho” é só ver como as culturas estão sendo destruidas por coisas do tipo: funk, axé e coisas do povão. Isso é a globalização!

  3. Seu pensamento está perfeito. A mídia se aproveita das nossas falhas cerebrais. kkk Nós somos capazes de produzir inferências e a mídia joga com isso descaradamente. O jornalismo, então, nem se fala. O que me deixa perplexa é ver as pessoas defendendo a democracia porque, supostamente, nela todos são iguais. Isso não é verdade! Não existe igualdade entre os homens. Basta abrir os olhos e olhar a nossa volta. Não existe igualdade social, econômica, uns tem poderes, outros só tem deveres. É pura manipulação. Vendem uma idéia de felicidade eterna, como se não houvesse conflito, não houvesse dor.
    A manipulação é tão grande, nós somos induzidos o tempo todo. Na campanha eleitoral, por exemplo, associaram a imagem de Lula à de Hitler de uma maneira desavergonhada. E, as pessoas não param para pensar um minuto se isso tem algum fundamento lógico. Tudo bem, vc não querer votar nesse ou naquele candidato. É seu direito. Mas, manipular as pessoas do jeito que a imprensa faz é pior do que colocar todo mundo no pau de arara. Porque é enganação.
    Outra mentira deslavada é a tal de liberdade individual. Isso nunca existiu. Sinceramente, o dono do supermercado perto da minha casa decide o que vou comer no Domingo. Meu prato de domingo, depende do que ele vai “desovar” no mercado. A gente não escolhe nem o que come, quanto mais decide livremente quem estará no governo.
    Outra enganação: quem tem diploma de curso superior consegue bom emprego. Mentira! Aí eles criam essas milhares de faculdades particulares e as pessoas se matam para pagar e depois, ficam como a minha cunhada, trabalhando no comércio. Estudar é bom, mas não é garantia de sucesso.
    São tantas as mentiras….que se eu for escrever aqui, vou ficar até o século que vem. Nós somos totalmente manipulados. Não somos livres, como gostamos de pensar que somos.
    Abços!

  4. Durante um tempo a Igreja Católica vendia indulgências, ou seja, a obtenção de perdão para um determinado pecado em troca de dinheiro. O protestantismo tem uma pedra fundamental: a autonomia. A idéia de que só Deus salva, a subjetividade do indivíduo e a possibilidade de assumir e viver as diferenças gerou uma variedade enorme de igrejas”. Cada um segue seu modelo de religiosidade e vida que melhor se adapta a sua preguiça mental de pensar.

  5. Não seria a situação a falta de filósofos no mundo? Poucos questionam ou, se questionam, aceitam a primeira resposta sem réplica, tréplica. Lamentavelmente os que raciocinam, questionam, filtram e encontram respostas como nós aqui desta área, somos obrigados a engolir o mesmo lixo, mesmo contestando, por culpa involuntária daqueles que aceitam a situação como o sapo na água que esquentava gradativamente.
    O que podemos fazer para mudar a situação é o meu questionamento desde 1970 e, confesso, até hoje não tive a resposta…..

  6. Pierre…parece que sim e a maioria segue cegamente a esses mandamentos sem questionar, e a minoria pensante “mata um leão” por dia, pra não se alienar como a maioria…
    Um estado no qual a maioria é alienada, serve aos interesses de quem detém o poder, mas nunca beneficia de maneira justa quem não é da panelinha detentora do poder…

    Abraço

  7. Eu não Pierre… então eu ouvia Elis cantando Casa no Campo e sonhava com isso… e um dia fiz isso: só quero os amigos do peito, meus discos, meus livros, meu filho de cuca legal… e nada mais.
    bjs querido

  8. O povo gosta de tudo que está na moda, só porque algumas pessoas famosas usam e fazem, as pessoas querem fazer também, pode ser a pior coisa, mas se estão fazendo, a maioria vai lá e faz também, não têm personalidade própria, opinião própria e se alguém não segue essa “regra”, é porque quer ser melhor, é porque é brega e mais adjetivos que colocam em quem não gosta dessas “porcarias” que a mídia mostra.
    Eu não gosto de muita coisa que a maioria ama, sou criticada por isso, mas não “tô nem aí”!!!!

    Abçs.

  9. Tudo o que está sendo dito aqui é verdade. Todo sistema é alienante, massificante, etc. A religião dogmatiza, a imprensa só informa aquilo que dá audiência, a política corrompe e cultua a hipocrisia. A democracia leva à corrupção (já dizia Platão)… Percebe-se, quando se critica o sistema, que somos vítimas e que nada podemos fazer. Isso não é verdade. A filosofia vem nos mostrar que podemos refletir, pois temos capacidade de discernimento, capacidade de julgamento, sabemos o que é certo e o que é errado, podemos optar. Só que ninguém quer pensar. É mais fácil aceitarmos as coisas como estão, estamos acomodados e, o que é pior, nem sabemos que estamos sendo levados pelo sistema. Tenho percebido que a maioria não gosta de filosofia, porque ela NOS FAZ PENSAR: temos liberdade? somos justos? o que o ser humano quer?
    Houve um mestre que dizia que estamos dormindo. O sistema nos leva a dormir. A tecnologia está dopando todo mundo… as facilidades de conseguirmos as coisas nos leva somente a pensar no TER… ter as coisas… TER PARA QUE? O QUE TE FAZ FELIZ? O sistema nos mostra a sua visão de respostas… e nós aceitamos NUMA BOA. Por que não questionamos?
    E VOCÊ? É LEVADO PELO SISTEMA OU VOCÊ QUESTIONA?

  10. Olá! Pierre

    Nossa democracia está nas algemas dos mais humildes, pois eles formam a massa que faz o país crescer com sangue da violência de bala perdida por falta de segurança, e o suor do seu trabalho braçal. Reclamar milhões reclamam e questionam a quase tudo mesmo sem ser alfabetizados, pois estão sempre diante dos fatos através de tv, e ou comentários de rua dos que sabem mais.

    Sempre pergunto-me: Por que lotam o maior estádio do mundo para assistir futebol e esvaziar seu bolso levando o resto do resto do seu salário mínimo, e não se manifestam quanto a seus direitos que vivem a reclamarem? A união faz a força, mas como dizia minha avó: Uma andorinha só não faz verão.

    A resposta a toda bandalheira e falcatruas, mais as injustiças contra nós está no dia de eleger quem vai para o trono roubar os nossos direitos. O dia em que o brasileiro descobrir o poder do seu voto, ele vai pensar duas vezes antes de brincar com o voto, ou troca-lo por uma “dentadura nova”.

    É a eterna inércia do povo diante a gravidade em que estamos enfrentando, causadora de toda essa vergonha em que vivemos. Que cruzem os braços, mas falem façam alguma coisa enquanto é tempo. Precisamos de pessoas que saibam refletir sobre a verdadeira realidade da vida, e não de acomodados que só sabem reclamar longe dos que lhes causam mal!!

    Desculpe-me pelo desabafo, pois eles não parecem terem lógicas de uma resposta!!

    Bjkas de Paz!!!

  11. E, a cara feia demonstra que não estás gostando, isso de certa forma pode te prejudicar. Então, como você esta sendo filmado, sorria.

  12. Concordo com tudo o que foi narrado, mas como mudar isso?…será pelo conhecimento ou pelo que aprendemos através do conhecimento?….Por isso serei repetitivo, enquanto não soubermos o que realmente somos, continuaremos a nos enganar constantemente, pois, só os alerta que somos influenciados, não tem funcionado.

  13. Pierre,

    O que mais me preocupa nesta época da minha vida é perceber que a cada dia os jovens se voltam mais e mais a futilidades. Não existe quem não se preocupe em ter um celular de ultima geração…como se isso fosse imprescindível a vida.
    Estão voltados ao consumismo, a moda que dita a TV e os BBBs da vida. Não entendem a política do seu país e tampouco a do mundo. A globalização atingiu o lado comercial da vida das pessoas, mas não fez com que elas se aprofundassem na cultura geral e nas necessidades do mundo que as rodeiam.
    O “espírito do rebanho” mais do que nunca avança na sociedade. Jamais por causas verdadeiras, mas pela manipulação e pelo mau gosto.

    abraços e amor

  14. oi amigo, olha infelizmente não tenho msn ainda, mas ficaria muito feliz e satisfeita se vc me falasse o seu email aqui do yahoo mesmo p/ nós 2 batermos papo no bate-papo!!!
    Mas vou tentar te mandar uma mensagem no email no hotmail com aquele email q vc me mandou nos recados, tomara q dê certo né?!

    Muitos beijos e abraços!!! Até breve, amigo!!!

  15. A moda em si, já é um tipo de alienação. Ela induz.

    ”As tendências para a moda neste inverno são…”. Mas que ridículo! Você faz a sua própria moda!, não conseguem enxergar isso? Depois acham ruim em dizer que são alienados…

    O cinema é assim ultimamente. Não existem filmes artísticos, como eram antigamente. O cinema ERA uma arte, hoje é comércio. Hollywood produz filmes assombrosamente e manda para o mundo inteiro. As pessoas comentam sobre o filme até ele ser lançado. Não sabem a idéia do filme, não sabem a qualidade… Só o veem para ”estarem por dentro”. A mesma coisa acontece com a música.

    ”Você viu a última música da Lady Gaga?”. ”Eu não!”. ”Eita! Você tá por fora hein”.
    Eu não estou por fora, eu tenho gostos próprios. Eu não sou alienado, não engulo qualquer coisa.

    A mesma coisa está acontecendo com os jovens. Eles não aprendem mais com os professores, eles aprendem com os amigos. Se o amigo é de má índole, o outro vai imitá-lo.

    Se o governo faz algum tipo de roubalheira, todo mundo engole quietinho. Se algum time de futebol perde uma partida decisiva, todo mundo sai queimando e apedrejando o que veem pela frente…

    Dá para confiar? De jeito nenhum

Perguntas Relacionadas